domingo, 4 de outubro de 2015

Herdade da Retorta - Serpa

A Herdade da Retorta é um paraíso perdido nas planíces imensas do Alentejo. Localizada perto de Serpa, a herdade de 25 hectares é composta por uma casa do século XIX, uma piscina exterior, 6 quartos (4 duplos, um "twin" e uma suite), um bar, uma mesa snooker.
Ao chegar somos muito bem recebidos pelos donos e anfitriões, o Carlos e Gabriela, que remodelaram uma casa de família e criaram este alojamento de turismo rural. Sempre muito simpáticos e disponíveis, eles ajudaram a tornar a estadia na Herdade ainda mais agradável e especial.
Exterior Hotel
A calma e sossego é constante e a isso ajuda o isolamento da Herdade. Em redor só vemos montes e vales, e sentimos aquele ar puro e magnifico do interior alentejano. Na varanda do bar é onde se obtem as melhores visas, e é perfeita para um belo copo ao final do dia.
A piscina não é muito grande e, tal como o resto, não tem grandes luxos, mas é perfeita para um mergulho descansado pois ninguém do exterior consegue ver para a piscina.
Quarto
Interior Hotel
No seu interior destaca-se o enorme salão, munido de janelas trabalhadas e coloridas, e com uma enorme mesa de refeição e uma mesa de snooker (que adoro jogar!). Existe também um pequeno bar com sofás onde podemos ver TV ou ler um livro, e uma sala lindíssima com um piano, uma grafonola e um telescópio onde podemos ver as estrelas.
Restaurante Molho Bico - Serpa
Para jantar decidimos ir ao Molhó Bico em Serpa e ainda bem que o fizemos, pois foi um optimo repasto de comida alentejana! No couvert destaco a banha de porco a servir de manteiga e as excelente azeitonas. A carne era magnifica, tenra e saborosa, nada como o Alentejo para comer boa carne. As sobremesas também estavam deliciosas, pelo que não resistimos à tradicional sericaia e a um pudim caseiro. 
Pequeno Almoço
O pequeno almoço é sempre um dos momentos que mais aguardo quando fico num hotel e este, o que perdeu em fartura e variedade, ganhou em charme e qualidade. A mesa junto à janela com um serviço de loiça muito elegante e um bouquet de flores, ajudou a tornar o cenário ainda mais bonito. A Gabriela serviu vários produtos da região, todos muito frescos, desde enchidos a queijos e pão. Estava tudo delicioso e ficamos de barriga e coração cheio. Foi sem dúvida um dos pequenos almoços que mais gostei, mesmo comparando com hotéis de 4/5 estrelas.
A triste despedida. Ficamos apenas um dia, mas a vontade de voltar é imensa, pois fomos muito bem recebidos e sentimo-nos realmente em casa. Aliado a isso, a Herdade é de facto muito bonita e é um local perfeito para uns dias de descanso e isolamento. Juntando a isto uma gastronomia alentejana excelente e um pequeno almoço divinal, temos aqui uma equação de sucesso. Adorei e voltaria já hoje.

6 comentários:

  1. Que lindo retiro! E da comida nem se fala ;)

    ResponderEliminar
  2. Descanso e isolamento, mesmo o que eu precisava! A herdade parece linda.

    ResponderEliminar
  3. Adorei as fotos e o sítio, muito bonito!


    xoxo, Sofia Pinto
    Bom fim de semana ♥
    Last Post ♥

    ResponderEliminar
  4. Que retiro fantástico!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  5. Diogo,
    um paraíso perdido mesmo, esse lugar lindo renova todas as forças.
    Adorei tudo, belas fotos, feliz de tu que pode aproveitar todas essas maravilhas!

    Bjos, ótima sema!

    ResponderEliminar

Outras tentações