domingo, 15 de junho de 2014

Bolachas Coloridas de Alfarroba e Canela

Regresso

Acabado de chegar de férias de Dublin (uma cidade bastante triste no que toca a sobremesas e doces!), estava com muitas saudades de fazer uma receita, por isso, decidi pôr as mãos à obra e fazer estas bolachas. 
Como ia ter uns amigos a jantar em minha casa, e um deles não come chocolate, as minhas opções reduziram-se bastante, decidi então apostar no melhor substituto do chocolate, a Alfarroba. Para acentuar o sabor acrescentei ainda canela, e para as tornar mais alegres e coloridas, apostei nestas pepitas lindas e deliciosas.

O resultado são umas bolachas com uma textura muito suave e fofa, com um sabor muito intenso devido à alfarroba que é complementado na perfeição pela canela. As pepitas de açúcar para além do efeito visual, tornam-as um pouco mais doces e adicionam um certo crocante, tornando-as ainda mais deliciosas.
Ingredientes:
200 gramas de farinha
50 gramas de farinha de alfarroba
140 gramas de manteiga
200 gramas de açúcar amarelo
1 ovo L
            1 colher de café de bicarbonato de sódio
2 colher de café de canela em pó
1 colher de café de sal
Pepitas de açúcar multi cores q.b.
Preparação
Juntar todos os ingredientes secos
(menos o açúcar)
Juntar o açúcar e a manteiga amolecida
Bater bem Juntar o ovo e bater bem até se obter um creme homogéneo
Peneirar os ingredientes secos para o creme Envolver bem
Levar ao frio durante 1 hora Retirar a massa do frigorífico e retirar pequenos pedaços
de massa para criar uma bolacha
Colocar a massa num tabuleiro com papel vegetal
achatar um pouco o creme para formar a forma de bolacha
Colocar as pepitas de açúcar
Pressionar as pepitas no creme Levar ao forno durante 15 minutos a 180º




19 comentários:

  1. Eu discordo e acho que a culinária irlandesa tem doces bem deliciosos! Ora espreita:

    http://omeubemestar.blogspot.pt/2013/03/bolo-de-chocolate-com-cerveja-guiness-e.html

    ;)

    ResponderEliminar
  2. Estou aqui a babar, e depois ainda digo eu que meto nojo às pessoas por publicar fotos de bolachas no facebook. Tu sempre pões a receita. Adoro alfarroba, e ando há que tempos para experimentar utilizar, e acho que acabei de descobrir a receita certa :)

    ResponderEliminar
  3. Ficaram lindas, assim enfeitadas com pepitas coloridas e devem ser muito boas.
    Bjn e bom domingo
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Olá :) Gosto muito do bolo e já experimentei várias receitas de que gostei muito!!
    Uma dificuldade que tenho é nas bolachas :/ ja tentei fazer duas vezes mas depois de tirar do frigorifico colam-se imenso aos dedos e à colher e acabo por desperdiçar imensa massa :/ Alguém conselho para que isso não aconteça?

    ResponderEliminar
  5. Lindas, e certamente deliciosas! Gosto muito de alfarroba, e com canela, ainda mais!

    ResponderEliminar
  6. Adoro bolachinhas de alfarroba! E estas tuas ficaram bem apetitosas , para além de linda :)
    Beijinho doce e boa semana!

    ResponderEliminar
  7. Depois de uma viagem, regressas às tuas adoradas bolachinhas!
    E com alfarroba, já sabes que adoro.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Diogo, as tuas bolachinhas ficaram lindas e com certeza deliciosas...um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Essas bolachas ficaram um mimo :) Tenho mesmo q experimentar fazer receitas com alfarroba, pois tenho-a aí para ser usada, mas vai sendo esquecida em detrimento do chocolate :) E claro, a canela é um dos meus ingredientes favoritos a par com o chocolate! Bjinhos!

    ResponderEliminar
  10. Alfarroba e canela parece-me uma combinação deliciosa, tinha planeado um bolo de alfarroba para este fim de semana e vou testar esta dupla! ;)

    beijinho*

    ResponderEliminar
  11. Preciso tirar uma dúvida açucar amarelo a que voce se refere é o mascavo? E onde posso comprar alfarroba? Fiquei com vontade de provar sua bolachinha.

    ResponderEliminar
  12. Que maravilha! Alfarroba e canela...devem ficar mesmo deliciosas!

    ResponderEliminar
  13. Olá Diogo!
    Tenho imensa vontade de provar essa farinha, gostei da substituição, ficou
    parecendo chocolate.
    As tuas bolachas ficaram lindas e com certeza deliciosas!

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Devem ser deliciosas e os miúdos certamente vão adorar!

    ResponderEliminar
  15. Mel e alfarroba.....só pode dar uma mistura completamente deliciosa! E as pepitas deram logo outra vida às bolachas

    ResponderEliminar

Outras tentações