domingo, 24 de novembro de 2013

Bolo de Maçã Reineta com Amêndoa

Eu adoro bolos de maçã, e como já tinha saudades de comer um, decidi comprar umas maçãs reineta (que são das minhas preferidas) e pôr as mãos na massa. Já tinha feito um semelhante (ver aqui), por isso decidi modificar um pouco o aspecto e colocar um pouco de amêndoas.

O resultado é um bolo fofo e muito saboroso, onde o contraste da textura e sabor da maçã, combina maravilhosamente com o doce do bolo e com o amargo e crocante da amêndoa.

Perfeito para comer com uma bela bebida quente nestes dias de frio!

Ingredientes:
170 gramas de manteiga
140 gramas de farinha
140 gramas de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de extracto de baunilha
3 ovos
3 Maçãs Reineta
Amêndoa Q.B.
Açúcar + Canela para polvilhar
Preparação:
Juntar o açúcar e a manteiga e bater bem Juntar os ovos um a um e bater entre cada adição
até se obter um creme
Peneirar os ingredientes secos e envolver bem Cortar a maçã em fatias fininhas
Colocar o creme numa forma
previamente untada e peneirada com farinha
Colocar as fatias de maçã ao alto
Polvilhar a amêndoa Polvilhar o açúcar e a canela em pó
Levar ao forno a 180º durante 40/45 minutos
Espero que tenham gostado, muito obrigado pela vossa visita e comentários :)

32 comentários:

  1. Eu não gostei, eu adorei. Pena lá em casa só eu gostar de maças, e então tenho preguiça de fazer um bolo assim só para mim. Mas num dia de festa tenho de o experimentar ;) Tem um óptimo aspecto.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Ai mas que delícia, Diogo! Este é um dos meus bolos predilectos! Adoro cozinhar com maçã; tudo o que tenha maçã: puré de maçã, maçã assada, chausson de maçã, crumble de maçã, strudel de maçã E bolo de maçã! Vou ter que experimentar esta tua receita, mas de certeza que vai ser um sucesso! De caminho, muito obrigada pelo comentário e elogios! O The Beer Hunter é um espaço que vale mesmo a pena a visita! :)

    Um beijinho, Sara ♥
    http://littletinypiecesofme.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Adoro maçãs reinetas e bolos de maçã, este está tão bonito! Olha, agora fiquei com vontade de comer, vou fazer um bolo de maçã para mim :P

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Que delícia! Parabéns pelo blog.
    Joice

    ResponderEliminar
  5. Gosto de todas as maças mas realmente a reineta é a melhor, vou levar a tua excelente sugestão!! bom domingo :)

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida, um belo acompanhamento para uma chávena de chá ou cappuccino :) Bjinhos e bom domingo!

    ResponderEliminar
  7. Que espectáculo de bolo Diogo e que delícia é a combinação de amêndoa e maçã!
    O feito visual é lindíssimo e os olhos são os primeiros a comer!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  8. adoro bolos de maça e o teu ele me deu agua na boca esta perfeito bjs bd

    ResponderEliminar
  9. Maçã, amêndoa e canela é uma combinação vencedora por si só; e com a magia que pões nos teus doces, deve ter ficado um bolo maravilhoso!

    ResponderEliminar
  10. Diogo, o bolo ficou fantástico e com certeza uma delicia as fotos falam por si...um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Meu Deus! É que não há nada de errado com esse bolo.

    Está perfeitíssimo ;))

    ResponderEliminar
  12. Olá Diogo!
    Um bolinho simples é tudo de bom e feito assim melhor ainda....hummmmm!
    Ficou lindo e tentador!

    Bjs, ótima semana!

    ResponderEliminar
  13. Olá Diogo!
    Mais uma excelente sugestão e sempre tão apelativa!
    As imagens são fantásticas e o sabor deve ser divinal. Adoro maçãs reinetas, pelo seu sabor ácido.
    E neste bolo devem ter ficado uma pequena maravilha. ;)
    Um abraço e boa semana.

    ResponderEliminar
  14. Ai Diogo ... Estas fotos ... Depois de ter de fazer as tuas bolachas de xadrez ( tenho de ver se publico) , vou ter de trazer esta tarte! Adoro tartes de maçã :) e esta tua ficou super apetitosa.
    Beijinhos doces e boa semana!

    ResponderEliminar
  15. Adoro maçãs reinetas, acho que são as melhores para sobremesas :)

    ResponderEliminar
  16. Adoro bolos de maça e este além de lindo deve ter ficado uma delicia
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  17. Que verdadeira delicia!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar
  18. Simples mas de certeza delicioso! Também adoro bolo de maçã, agora já ia uma fatia...

    ResponderEliminar
  19. Tenho de experimentar, e juntar à já minha longa lista de receitas com maçã.
    Incrível, nunca páras de surpreender com as tua receitas, és das grandes inspirações que tenho!
    Boa semana :)

    acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  20. Que bolo mais lindo é esse? Babei aqui!
    Nossa, agrada só em olhar, imagina o sabor então...hmmmmmmmmm
    Beijocas
    Receitazada

    =)

    ResponderEliminar
  21. Que bolo delicioso. Ficou lindo
    Selene
    http://receitasdaselene.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. As fotos deliciosas associadas ao facto de adorar bolos de maçã deram-me imensa vontade de experimentar fazer esse. Acho que já tenho planos para sexta à tarde. ;)
    www.letirose.com

    ResponderEliminar
  23. Maravilhoso, claro, só podia! ;)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  24. Olá Diogo,
    gosto muito da conjugação da maça com as amêndoas, este bolinho é mesmo ao meu gosto.
    Ficou aromático e lindo
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  25. Magnifico como sempre :)
    Quando venho aqui fico sempre a babar lol
    Bjs

    ResponderEliminar
  26. Ficou muito bonito e parece que a massa está húmida.
    Também gosto muito de maçãs reinetas mas em tartes de maçã costumo usar uma mistura de 3-4 variedades de maça, também fica saboroso.

    ResponderEliminar
  27. Este passo a passo ficou mesmo fixe :)
    Eu tb gosto imenso de maçãs em bolos, tartes!!! Fica uma delícia!!
    Parece mesmo mto fofinho e húmido!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Que delicia de bolo, com maça, adoro.
    Bjs.
    Paula

    ResponderEliminar
  29. Olá Diogo

    Que bela sugestão, adoro maçã reineita e esse bolo ficou uma delícia.

    Passa no meu cantinho e participa no passatempo que está a decorrer:

    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/2013/12/passatempo-faz-tua-receita-com-produtos.html

    Beijinhos e boa semana

    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  30. o que eu adoro bolo de maçã, deixaste-me com água na boca, vou certamente fazer esta receita:-)
    já agora muitos parabéns pelo teu blogue, como é que nunca me tinha cruzado com ele? É maravilhoso.

    ResponderEliminar

Outras tentações