domingo, 13 de outubro de 2013

Brownies de Nutella com cobertura "crumble" de Nutella

Há males que vêm por bem

Estava em arrumações na cozinha quando reparei que tinha um frasco de Nutella quase a passar o prazo, o que me levou a pensar em duas situações...ou comia o frasco todo (o que não seria muito difícil!), ou então aproveitava e fazia um belo doce.

Como já tinha feito um bolo (ver aqui) e uns cupcakes (ver aqui) com Nutella, decidi fazer uns brownies adaptando a cobertura crumble que tinha ja feito num bolo (ver aqui).

O resultado é magnifico, sem dúvida uma das minhas receitas preferidas! O Brownie ficou com um sabor intenso e delicioso, com uma textura fofa e suave, que é complementada na perfeição com uma cobertura crocante que para além de acrescentar uma camada de sabor, duplica a dose de Nutella, tornando estes pequenos quadrados simplesmente irresistíveis!
Ingredientes:
Cobertura:

120 gramas de farinha
90 gramas de açúcar mascavado amarelo
90 gramas de manteiga
2 colheres de sopa de Nutella



Brownies:

200 gramas de farinha
200 gramas de manteiga
200 gramas de açúcar
50 gramas de chocolate em pó
100 gramas de Nutella
4 ovos L

Preparação cobertura: 
Juntar todos os ingredientes numa taça
(a manteiga tem que estar a temperatura ambiente)
Misturar tudo muito bem com as mãos
Até formar uma bola Embrulhar e levar ao frigorífico por pelo menos 1 hora
Preparação Brownies:
Juntar o açúcar e a manteiga amolecida Bater muito bem até se obter um creme
Juntar os ovos um a um e bater entre cada adição Juntar a Nutella e bater bem
Juntar a farinha e o cacau ao creme Envolver muito bem
Retirar a bola de massa do frigorífico
e partir em pequenos pedaços
Colocar o creme numa forma com papel vegetal
Colocar os pedaços em cima do creme
Até cobrir o creme todo
Levar ao forno durante 30/35 minutos a 180º
Corte brownies

Cortar em quadrados retirando as pontas
Ninguém resiste a Nutella! 
Espero que tenham gostado da receita desta semana, muito obrigado pela vossa visita e comentários :)

45 comentários:

  1. Bom dia Diogo,
    o que dizer?..., apenas que me desarmaste por completo! ;)
    Deve ser perfeito!!
    Abraço, bom Domingo.

    ResponderEliminar
  2. oh meu deus, tanta gostosura pela manhã! A minha amiga gula não aguenta e leva-me a fazer coisas que não quero, como descer as escadas e ir atacar o pobre e inocente potezinho de Nutella! (seja como for, e como vou ter um baby brunch no próximo fim de semana, acho que me vou aventurar a fazer estes pequenos pecados deliciosos! Depois conto se ficaram com tão bom aspecto como os teus!)

    Um beijinho, Sara ♥
    http://littletinypiecesofme.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que aspecto irresistível...Nutella é divinal ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que delicia! Devorava uns quadrados destes brownies agora mesmo.
    Sempre com receitas tentadoras.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Não gostei, adorei! E pronto, vou já atacar a Nutella que tenho ali no armário :D

    ResponderEliminar
  6. "Espero que tenham gostado da receita", dizes tu; impossível não gostar, digo eu! :)
    Vou experimentar, e como o dia de hoje até convida a chá, sofá e bolinhos, até poderá ser já! :)

    ResponderEliminar
  7. Diogo, sempre que chego aqui fico pregada ao ecrã! ))) É uma tortura!!! :D Adoro brownies, e com a cobertura crocante deve ter ficado ainda mais delicioso!!! Completamente irresistível! :)
    Um beijinho* ;)

    ResponderEliminar
  8. Diogo,

    como te compreendo! Não me rogaria a comer um frasco de Nutella inteiro. Mas esta solução parece-me imensamente perfeita, ou não fosse eu a fã n.º 1 dos brownies. Adoro e sei que adoraria também estes aqui. Têm um aspecto muito tentador! Vou roubar um ;)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Aiii.... que tentação!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Acho que não vou resistir a roubar a receita :P
    tem muito bom aspecto!
    :)

    ResponderEliminar
  11. Adorei ... Já o brownie por si só seria bom, com o crumble delicioso ... Mas com a cobertura , simplesmente Soberbo!
    Beijinho doce e bom Domingo

    ResponderEliminar
  12. Mas que maravilha, uma tentação pura....bjokitas

    ResponderEliminar
  13. Diogo,
    que belo aproveitamento, Nuttela é tudo de bom, a sua receita
    ficou linda e irresistível!

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Que brownies gulosos, estão mesmo a chamar por mim :)
    é gulodice em cima de gulodice, isso nem parece teu :)
    Excelnetes, adorei
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  15. Ai que delícia. Fiquei a babar! Adorei :) Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Que aspecto guloso e tentador!
    Tenho passatempo no blog: http://sweetmykitchen.blogspot.pt/2013/10/passatempo-metalurgica.html

    ResponderEliminar
  17. Palavras para quê Diogo?? As imagens falam por si e a fórmula utilizada é uma fórmula de sucesso!!
    O aspecto é 5***** e o sabor, acho que até o consigo sentir, pois estou a salivar.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  18. As fotos falam or si! Basta ser de Nutela para ser perfeita :D

    ResponderEliminar
  19. Se leva nutella...so pode ser muita bom. Ganda ideia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Amazing recipe ;) I love Nutella <3

    I follow you beautiful blog. I hope you will follow me back and I will wait for you in my blog www.gabusiek.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Como é possivel alguém ter um frasco de nutella perdido ...
    Esses brownies ficaram divinos,
    bjs

    ResponderEliminar
  22. Ai, ai, ai! Que guloseima tão boa :D De certeza que estão fantásticos Diogo.. e tens toda a razão, ninguém resiste a Nutella. Nem a brownies!!! Beijinho.

    ResponderEliminar
  23. Simplesmente maravilhoso!

    Abraços. Fabiana.

    ResponderEliminar
  24. Outra tentação que nos apresentas :) Deve ser uma loucura dentro da boca em cada dentada :P Bjinhos.

    ResponderEliminar
  25. Ai se minha filha visse!! Adora Nutella! Das duas, uma; ou faço e tenho que racionar! Ou não faço!
    Acho que vou pelo racionar, tem um aspecto delicioso :-)
    Cláudia

    ResponderEliminar
  26. Uns brownies assim far-me-iam bem feliz num dia cinzento !
    Estão perfeitos ! :)

    ResponderEliminar
  27. Diogo,

    Não sou uma chocolátra e em minha casa o chocolate (ou a Nutella) correm muitas vezes o risco de atingir a sua validade. Esta tua sugestão de brownies fica, pois, registada para uso futuro. Parecem-me muito bem e gosto da ideia do crumble!

    Um beijo*

    ResponderEliminar
  28. Oi Diogo...vim pelo cheirinho de doce!!! rs que delícia esse Brownie ainda mais com Nutella =)

    Parabéns por esse espaço maravilhoso e com ótimas receitas
    Abraços
    Estrela,Flores...Melancia

    ResponderEliminar
  29. Adoro Diogo :)
    A nutella nunca nos decepciona :)
    Os brownies ficaram um encanto! :)
    Roubo uns quantos!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  30. Oh pá gosto do logo logo, da nova batedeira (seu sortudoooo) e de nutella, quem não gosta? Ai jesus o teu blog engorda! kiss

    ResponderEliminar
  31. Olá

    Que aspeto delicioso :-) Aliás tudo tem tão bom aspeto e é tudo tão guloso. Seguidora :-)

    Vem ver o passatempo que está a decorrer no meu blog (a receita já pode ter sido publicada)

    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/2013/09/parceria-ramiro-leao-e-um-passatempo.html

    Beijinhos
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  32. Bem Diogo! Uma pessoa nao se pode ausentar daqui um bocadinho e as receitas "a fazer obrigatoriamente" acumulam-se! Adorei esta receita, ainda que nao entenda e me sinta totalmente arrepiada de imaginar que um frasco de nutella esta quase fora do prazo em tua casa... :-)

    ResponderEliminar
  33. DELICIOSO!
    DELICIOSO!
    DELICIOSO!
    DELICIOSO!

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  34. Bem, que espectáculo!!! Eu gosto tantoooo de brownies, e ainda por cima de nutella!!! Ai eu não posso passar por aqui.. Este blog é, oficialmente, uma tentação :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  35. Mas que maravilha e que perdição!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  36. que bom aspecto Diogo!!!!
    uma pessoa olha para as fotos e só pensa Nutella Nutella Nutella!!!
    essa combinação deve ficar bombastica :)
    ***********
    THE HF BLOG
    http://the-hf-blog.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/HF1BLOG

    ResponderEliminar
  37. Olá, Diogo!!
    És o Chef Nutella rsrsr Como gostas , heim? Mas, realmente, é algo muito versátil para a composição de doces! E os
    Brownies estão divinos! Como sempre, parabéns!Bjs.

    ResponderEliminar
  38. Gostar?? Meu Deus, tou a babar!!! :)

    ResponderEliminar
  39. Isto deve ser fantástico!! Adorei o blog :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  40. Devia ser crime publicar estas coisas tão boas!! =P

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  41. Que doce tentação *.* É de deixar as pessoas com água na boca :D

    ResponderEliminar
  42. Olá, Diogo!

    Parabéns pelo blog! São divinas as tuas receitas.
    Tenho uma pergunta: qual seria o tamanho da forma usada nessa receita?

    Beijos cariocas!!

    ResponderEliminar
  43. Oh meu Deus.... a minha irmã não pode ver esta receita caso contrário lá se vai a minha dieta de novo ano xD
    Uma tentação, de facto! Excelente aspecto! :p

    ResponderEliminar
  44. Esta receita é simplesmente deliciosa! Adorei fazê-la :)
    Como sugestão, talvez dizer mais ou menos o tamanho da forma, pois tive de repetir a receita numa forma maior :(
    Agora fica a parte mais difícil que é escolher a próxima receita a fazer! Hehe

    Um beijinho*
    Dreams and Lemonade

    ResponderEliminar

Outras tentações