domingo, 12 de maio de 2013

Bolo de Pepitas de Chocolate

A cereja no topo do bolo

Existe a expressão "cereja no topo do bolo"...mas como eu sou mais de chocolate, porque não pepitas de chocolate no topo e claro...no interior do bolo?

Depois de fazer varias bolachas com pepitas e pedaços de chocolate, decidi incorporar o mesmo conceito e efeito num bolo, sendo que nada como chocolate para melhorar uma sobremesa!

O resultado é um bolo extremamente fofo e suave onde as pepitas de chocolate amolecidas e cremosas dão um toque especial e uma textura diferente que transforma um bolo simples, em algo deliciosamente divinal!
Ingredientes:
140 gramas de farinha
140 gramas de açúcar
170 gramas de manteiga
3 ovos L
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal
    Pepitas de Chocolate Q.B. (Usei 250 Gramas)
Preparação:
Bater a manteiga amolecida com o açúcar Juntar os ovos um a um e bater entre cada adição
Peneirar para o creme a farinha (com o sal e o fermento) Envolver bem
Colocar as pepitas de chocolate Envolver bem
Colocar o creme numa forma de 18 cms previamente
untada com manteiga e polvilhada com farinha
Colocar as pepitas de chocolate
Levar ao forno durante 40/45 minutos a 180º
Espero que tenham gostado deste meu regresso aos bolos.
Obrigado pela vossa visita e comentários! 

37 comentários:

  1. E resultou muito bem, pois este bolo está fantástico!

    Bom Domingo!

    ResponderEliminar
  2. Um regresso bem delicioso, que maravilha!

    ResponderEliminar
  3. Que bolo tão guloso!
    beijinhos e um bom domingo :)

    ResponderEliminar
  4. Com um óptimo aspecto, como sempre! :D Mas vou desafiar-te: e que tal fazeres uma receita de muffins? Eu adoro-os, e ando sempre à procura de novas receitas! :D

    Beijinhos e tem um óptimo Domingo! :D

    ResponderEliminar
  5. Que bolo guloso!
    Bom resto de fim de semana :)
    http://flordobrownie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Um regresso, com muito chocolate, otimo. Acho que o chocolate no topo do bolo, fica sempre bem.

    Bjs.

    Paula

    ResponderEliminar
  7. Os teus bolos são sempre tão apetitosos!

    ResponderEliminar
  8. Muito bonito! Adoro o corte e as pepitas a aparecerem no meio ;)
    Beijinhos e bom regresso!

    ResponderEliminar
  9. Bem Diogo... Um pecado... Adoro chocolate e sem duvida melhor que pepitas por fora so mesmo por dentro e por fora. Uma tentačao mesmo... Um no. Domingo!

    ResponderEliminar
  10. Que bom, deve ser, trincar essas pepitas!!
    Delicioso regresso aos bolos. ;)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Perfeito! Tenho de fazer este rapidamente! se bem que acho impossível ser melhor que o formigueiro.

    ResponderEliminar
  12. ele esta mt bonito e de chocolate humm adorei bjs bd

    ResponderEliminar
  13. Oh Diogo porque é que tu nos fazes estas maldades? :p que coisa fantástica! *.*

    ResponderEliminar
  14. Como uma ideia tão simples, torna um bolo super fantástico!! :)

    ResponderEliminar
  15. Tb adoro pepitas :) Mas tal como tu, só costumo incorporá-las em bolachas ou muffins. Tenho q experimentar o teu bolo :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  16. Levando chocolate só pode ser bom :) o regresso não poderia ter sido melhor
    Vou roubar essa fatia ali que tem o meu nome :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  17. não resisto a bolachas com pepitas de chocolate mas a verdade é que um bolo com pepitas de chocolate parece-me mais que perfeto :) que saboroso regresso aos bolos :) beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Só te digo que até me cresceu água na boca :)

    ResponderEliminar
  19. Exactamente o que eu estava a pensar quando olhei para as fotos, li-o de seguida no teu post. Um bolo simples e fofo com um toque especial dado pelo sabor e calor do chocolate das pepitas!

    Bom trabalho! Beijo,
    Aida

    ResponderEliminar
  20. Apetece-me tanto experimentar esse bolo, mas estou de dieta...

    ResponderEliminar
  21. Bem se eu já estava encantada com as bolachas, com as pepitas, então este bolo fará as delicias da minha filhota. Está com um aspecto divinal.

    Parabéns mais uma vez, Diogo.

    ResponderEliminar
  22. Que bolo fantástico, parece uma bolacha grande.
    Boa semana
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar
  23. Olá, Diogo!!

    Estive viajando pela Itália!Sabes que lá lembrei-me de você?!!Tinha sorvete(gelato) de vários sabores, mas os de NUTELA rsrsrsr eram a sensação lá em Roma!Os folhados e pães também eram FARTAMENTE recheados com NUTELA-uma perdição!Logo,de quem lembrei? De você, cheff!!Tirei muitas fotos, depois vou postar! Uau...o bolo postado,parece bem fofo!!E seu pingo de chocolate(aliás pingos rsrsr) no topo do bolo faz a diferença rsrsr!!!Queria tanto uma fatia generosa ...Bjs,Dy.

    ResponderEliminar
  24. Não sei se a culpa é das bolachas, mas sua é com certeza, por colocar aqui estas delicias de fazer água na boca :)
    Adorei.
    Beijinhos
    Alice
    http://mimosdemae.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  25. Um regresso bem doce aos bolos!
    E sim, quem não gosta de pepitas de chocolate nas bolachas? Em bolo ficará perfeito!
    Fatias tentadoras :) Como sempre :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  26. Gostei muito da receita e da sua apresentação. Bolo fantástico, beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Uau!!! Eu QUERO!!! Pode experimentar um pedaço??? ADOREI!!!
    Beijos, Irene

    ResponderEliminar
  28. Que maravilha Diogo... mas como é que consegues que as pepitas não vão ao fundo??? todos os meus bolos e brownies as pepitas vão todas parar ao fundo do bolo.. :(
    o teu está deliciosamente lindo.. :)
    ~beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  29. Que belo bolo! Dá para fazer na versão de chocolate também.

    ResponderEliminar
  30. Ficou com um aspecto muito fofo e de certeza delicioso!

    ResponderEliminar
  31. Que bom aspecto!!!

    Confesso que não sou a maior fã de bolachas... Mas olhando para este blog, não há como resistir!!!


    Se quiser dar uma espreitadela:

    http://amalgama-de-coisa-nenhuma.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  32. Olá Diogo! Desde já os meus Parabéns! Tens feito um óptimo trabalho e é de apreciar ver como consegues transformar um hobbie em algo tão divertido. Acho que tens a sensibilidade estética e culinária que realmente precisas para chegar muito longe. Penso também, que se tens um bom modelo de negócio nas mãos, e se és apaixonado por esta área, que deves arriscar em comercializar os teus produtos. Foi muito curioso ter encontrado o teu blog, porque sempre sonhei fazer algo deste género e é um prazer ver que existem pessoas com os mesmos interesses, é apenas por isso decidi comentar, porque não sou nada de deixar msg em blogs que não conheço. Principalmente vendo que tens uma das minhas referência favoritas, como a loja de MMs em NY. Foi ao entrar nessa loja que pensei querer fazer algo relacionado com esse mundo. Tu já tens metade do caminho percorrido, por isso força aí! Poderás contar com uma compradora concerteza! P:

    ResponderEliminar

Outras tentações