domingo, 19 de maio de 2013

Bolo de Banana e Amêndoas

Como um macaco gosta de banana...

Não sou grande apreciador de banana, é daqueles frutos que acabo sempre por comprar porque penso que vou comer, mas que depois acaba quase sempre por se estragar. Tinha umas bananas já demasiado maduras para se comer, então decidi aproveitar para fazer um bolo, juntando o útil ao agradável, sendo que era um bolo que nunca tinha feito nem comido.

O resultado é um bolo com uma textura bem diferente do habitual, muito húmida e cremosa, com um sabor intenso e não muito doce, onde a amêndoa adiciona um lado crocante, servindo como um contraste perfeito à sua textura extremamente suave.

Ingredientes:
Bolo
150 gramas de manteiga
150 gramas de açúcar
3 ovos L
4 bananas maduras
70 gramas de amêndoas palitadas
325 gramas de farinha

Cobertura:
Amêndoas palitadas Q.B.
Açúcar e canela

Forma de 20 cms
Preparação:
Juntar o açúcar e a manteiga amolecida e bater bem Juntar os ovos um a um bantendo entre cada adição
Esmagar as bananas com um garfo até obter um puré
e colocar no creme. Envolver bem
Juntar as amêndoas e envolver bem
Juntar a farinha peneirada Envolver bem
Colocar o creme numa forma previamente
untada com manteiga e polvilhada com farinha
Colocar um pouco de açúcar junto com a canela
Colocar as amêndoas até cobrir o topo Polvilhar um pouco do açúcar com a canela
Levar ao forno durante 50 minutos a 180º
Uma proposta diferente mas deliciosa.
Espero que tenham gostado, muito obrigado pela vossa visita e comentários!

38 comentários:

  1. Eu adorei a tua sugestão, gosto imenso de banana :D Como sempre as fotos estão um apetite! :D

    Beijinhos e tem um óptimo Domingo! :D

    ResponderEliminar
  2. Eu também não sou muito fã de bananas, mas acho que elas tiveram um optimo destino dando o seu contributo a este bolo!

    ResponderEliminar
  3. Que lindo está, gostei imenso da cobertura, tão simples e tão apetitosa!

    ResponderEliminar
  4. Já tinha saudades de passar na tua cozinha :)
    Gosto muito de banana nos bolos, ficam com uma textura bem fofa :)
    Adorei a receita e a cobertura de amêndoa!
    Beijinhos doces e boa semana :)

    Ps.: hj vou trazer uma receita tua , depois mostro!

    ResponderEliminar
  5. Que bolinho delicioso adoro bolo de banana....
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Nunca fiz bolos com banana pois é um fruto que não aprecio muito e muita raramente compro.
    Mas tenho visto receitas bem interessantes,o eu bolo ficou lindo e com um aspecto bem tentador.
    Bom domingo
    bjs

    ResponderEliminar
  7. O bolo ficou lindo:) Não sou apreciadora desta fruta mas o bolo está mesmo com um aspecto delicioso!

    ResponderEliminar
  8. Quero uma fatia!!
    Eu sou o oposto, adoro bananas, sou um bananeiro. :D
    Gostei da cobertura com amêndoa e canela. ;)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Vou-me proibir de vir aqui, adoro tudo o que fazes e como sou uma gulosa assumida não tenho qualquer problema em provar cada bolacha ou cada fatia daquilo que publicas :)
    Gosto imenso de receitas com banana e a cobertura deste bolo tem uma conjugação celestial, até ouço as harpas :)
    Bjns e boa semana
    Isabel

    ResponderEliminar
  10. Gosto tanto de bolo de banana e este ficou com um aspecto delicioso!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. Também não é uma fruta da minha preferencia e que acaba (quase) sempre por se estragar,por isso, gostei muito desta sugestão. Ficou bem bonito!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  12. A cobertura é mais do meu agrado, uma vez q ñ gosto de bananas... Mas, é uma excelente sugestão, Diogo! Ficou mt bonito! Bjinhos!

    ResponderEliminar
  13. Já disse que adoro banana? Uma bela fatia dessas com um chá, seria óptimo agora!! :)

    ResponderEliminar
  14. Parece mesmo fofinho, uma delicia! :)

    ResponderEliminar
  15. Que combinação fantástica!
    Gostei muito, também do interior!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  16. Muito bonito. Beijinhos e boa semana,

    ResponderEliminar
  17. Eu adoro bananas e raramente aparecem aquelas maduras para fazer bolos ou banana bread.
    Mas sempre que há bananas maduras sai um bolinho destes! Ficam super macios e deliciosos. Ficou lindo o teu, super redondinho e perfeito.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Olá, Diogo!!

    Enfim, voltei de viagem!!As novidades são muitas, principalmente as GASTRONÔMICAS!!Cheff...que bolo, como sempre, saboroso!!!A banana é um ingrediente diferencial e as amêndoas, como diz aqui no Brasil " São a cara da riqueza" rsrsr!!Que boa dupla elas fizeram!Parabéns!Bjs, Dy.
    .

    ResponderEliminar
  19. Por acaso já há algum tempo que ando com vontade de fazer um bolo de banana mas a falta de tempo tem sido uma constante ultimamente, e por isso ainda não consegui ir para a cozinha fazer o bolo. E ao ver a fotos do teu bolo com um ar super apetitoso e fofo, ainda fiquei com mais vontade de experimentar bolo de banana ;)

    ResponderEliminar
  20. Olá Diogo,
    Nunca fiz bolo (nem pão) com bananas!
    Sou resistente à ideia, acho que não vou apreciar... tolice eu sei porque olhando o teu lindo bolo me deu logo vontade de comer uma fatia!

    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Eu adoro bananas Diogo :)
    Aqui em casa raramente chegam ao ponto de ficarem demasiado maduras! Queria umas para fazer uns queques e tive que esperar imenso tempo! :P
    Gosto do sabor da banana nos bolos, ficam sempre com uma óptima textura :)
    Adoro amêndoa :)
    O bolo está mesmo bonito, como é habitual!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  22. Gosto de bananas e amêndoas.
    E até de macacos :)

    ResponderEliminar
  23. Contrariamente a ti, eu não só adoro bananas, como adoro inclui-las em bolos e pães. :)

    Este teu bolo parece-me perfeito, tem um excelente aspecto.

    Bjs

    ResponderEliminar
  24. Gostei do crocante... Tal como tu levo sempre babas para casa, mas quase sempre ficam demasiado maduras o que no meu caso basta passarem da cor verde a amarela... E tenho alguma relutância em utilizar as banana em bolos. Mas ultimamente tenho içado curiosa e esta parece-me uma excelente 1 vez :-). Um beijinho Diogo e um excelente fim de emana!

    ResponderEliminar
  25. A parte de cima tem um aspecto super crocante, adorei!

    O meu blogue é bebé, convido-te a fazeres uma visita ;)

    ResponderEliminar
  26. Quando abri esta página fiquei maravilhada com as coisas boas que aqui tem.
    Ainda na semana passada tinha arranjar uma solução para bananas maduras. Vou guardar esta sugestão para experimentar, pois fica com aspeto excelente e uma textura 5 *.

    ResponderEliminar
  27. Gosto muito de bolo de banana e com esse saborzinho da amêndoa, ainda melhor.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  28. Uhu! Tá um arraso esse bolo com banana! Não conhecia amêndoa palitada. Interessante!

    ResponderEliminar
  29. Bolo de banana é sempre uma boa pedida, as fotos
    estão lindas e tentadoras, sucesso total!

    Beijos

    ResponderEliminar
  30. Acabei de meter a minha forma no forno, tinha por aqui umas bananas perdidas e lembrei-me logo destas fotografias. Mas agora que já fiz tudo fiquei preocupada... lá no topo tem uma fotografia com fermento royal... que depois não entra na receita... e agora????

    ResponderEliminar
  31. Que coisa mais linda este bolo!! sou apaixonada por bolos de banana.

    ResponderEliminar

Outras tentações