domingo, 24 de março de 2013

Bolo de Alfarroba e Pêra

Bons momentos

Os melhores momentos da vida são aqueles passados com os amigos, família e com as pessoas que nos são realmente importantes e especiais. 

É muito raro eu repetir uma receita, geralmente tento fazer algo novo e diferente. Como precisava de levar um bolo para um almoço de amigos, e um deles "implorou" que fizesse este Bolo de Chocolate com Pêra, mas como um dos meus amigos não come chocolate, decidi fazer de novo esta receita, mudando apenas o seu aspecto e a quantidade de alfarroba.

A alfarroba é dos ingredientes mais especiais e diferentes que se pode utilizar transformando por completo um bolo, devido ao ser sabor forte, rico e aroma maravilhoso.

O resultado é um bolo muito fofo e húmido, onde as duas camadas de pêra dão um sabor e uma textura extra que faz toda a diferença.

Ingredientes:
  70 gramas de Farinha de Alfarroba
140 gramas de Farinha
170 gramas de manteiga
3 ovos L
140 gramas de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
Pêras q.b.

Forma 18 cms
Preparação:
Bater a manteiga amolecida com o açúcar Colocar os ovos um a um e ir batendo bem entre cada adição
Juntar as duas farinhas e o fermento e peneirar para o creme Envolver bem
Cortar as Pêras em pequenas rodelas Colocar metade do creme numa forma
previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha
Colocar algumas rodelas de Pêra Colocar o resto do creme
Colocar as rodelas de Pêra Polvilhar com açúcar e canela
Levar ao forno durante 40 minutos a 180º

Espero que tenham gostado, muito obrigado pela vossa visita e comentários :)

27 comentários:

  1. Adoro bolos com alfarroba e com a pêra deve ter ficado uma maravilha.
    Ficou bem lindo.
    Bom domingo
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Que tentação...
    beijinhos e um bom domingo :)

    ResponderEliminar
  3. Eu nunca experimentei alfarroba... Mas este bolo deixa qualquer um com vontade. :)
    Que bela combinação e que delicioso aspecto!

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. bem se nao diseses eu pensava que era chocolate ficou um bolo mt bonito adorei bjs bd

    ResponderEliminar
  5. A alfarroba engana bem e passa por chocolate .Apesar do seu sabor característico há quem não identifique as diferenças e julgue ser chocolate na mesma.Fica um bolo fantástico com qualquer um dos ingredientes...
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  6. Uma mistura de ingredientes bem apetitosa!

    ResponderEliminar
  7. Diogo, mais um bolo com fabuloso aspecto :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  8. Deve ficar uma combinação bem deliciosa :D

    Beijinhos e tem um bom resto de Domingo! :D

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito da combinação de pêra com alfarroba.
    O bolo está lindo!

    ResponderEliminar
  10. A minha sogra adora alfarroba, eu confesso que ainda nao me rendi... mas o bolo ficou com um aspecto delicioso

    ResponderEliminar
  11. Diogo que belo bolinho. Esta última foto da fatia está mesmo a dizer: "Come-me!". hehe
    Os teus amigos devem ter adorado.

    ResponderEliminar
  12. Diogo, suas receitas apetecem demais!!! PArabéns pela dedicação!!!

    ResponderEliminar
  13. E deve ter ficado fabulástica!!! Essa conjugação de ingredientes parace-me muito bem mesmo!!!
    Beijinho doce e boa semana !

    ResponderEliminar
  14. Mais um bolinho lindo Diogo!
    Eu adoro alfarroba, e acho que combina lindamente com pêra ou maçã.
    Já se comia uma fatia :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. ai...ai... saem dois desses bolos para o lado de cá.. :)
    maravilhoso é o que te digo.. :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. olá
    que bela sugestão para dar uso ao resto da farinha de alfarroba que tenho aqui por casa :P

    ResponderEliminar
  17. Olá tudo bem? Venha conhecer meu Blog, post... novos de segunda a sábado, se gostar siga e me avise que seguirei o seu tb !! bjs
    http://www.mahmaquiagens.blogspot.com.br/

    ♥*´¨)*
    ¸.•*¸.•*´¨).•*¨)
    (¸.•´*(¸.•´*(.¸. • By Mah Dantas

    ResponderEliminar
  18. Como sempre fiquei fascinada com a tua receita, amigo! :) Só lamento que por enquanto não encontro a alfarroba por aqui... :(
    Mas o bolo ficou de facto lindíssimo! Adorei! ;)
    Beijinhos* ;)

    ResponderEliminar
  19. Olá Diogo,
    Também sou fan de alfarroba em bolo e pães!
    Este teu bolo come-se com os olhos!
    Votos de uma Páscoa muito feliz.
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Um bolinho bem apetitoso, a combinação da alfarroba com a pera fica muito bem.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  21. Cada vez que venho aqui fico fascinada. Bem esta receita deixou-me com água na boca e fiquei imaginar como será o sabor deste bolo delicioso!

    ResponderEliminar
  22. Adoro bolos de alfarroba e o teu ficou lindíssimo, kiss

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/e-um-projeto-qu-e-pretende-difundir.html

    ResponderEliminar
  23. A alfarroba é mesmo um substituto fantástico para o chocolate e eu que adoro bolos com farinha de alfarroba, adorei esta versão do bolo de chocolate com pêra!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  24. Ontem fiz este bolo. Ficou muito bom. É uma receita a repetir.

    ResponderEliminar
  25. Estas imagens cativaram-me. Ontem experimentei fazer este bolo e ficou uma delicia. Obrigado por partilhar a receita.

    ResponderEliminar

Outras tentações