domingo, 10 de fevereiro de 2013

Bolo de Chocolate e Pêra

A verdadeira essência

Eu não acredito que uma pessoa possa mudar, acredito sim que as pessoas apenas se vão adaptando ao longo dos anos e nunca perdem a sua verdadeira essência e maneira de ser. Dos melhores sentimentos que há, é quando alguém que começamos a conhecer nos surpreende todos os dias pela positiva. Em contraste, existem aquelas pessoas que quando pensamos que não podem descer ainda mais na nossa consideração, é quando revelam a sua verdadeira essência.

O que não muda mesmo é o meu gosto pelo chocolate e o meu desejo de o combinar com o máximo de ingredientes. Experimentei esta combinação à uns meses numa sobremesa num restaurante vegetariano e desde então fiquei com vontade de a fazer, pois achei que ficou magnifica, e assim surgiu a ideia de fazer este bolo.

O resultado é um bolo com uma textura muito fofa, em que o sabor do chocolate contrasta maravilhosamente com a cobertura húmida e cremosa da pêra que aliada ao açúcar e canela fica com um  aroma e sabor único.
Ingredientes:
            180 Gramas de farinha
                    60 gramas de cacau em pó
           140 gramas de açúcar
                170 gramas de manteiga
4 pêras médias
 Preparação:
Cortar as pêras em pequenas fatias Bater o açúcar e a manteiga amolecida
Juntar os ovos um a um e ir batendo entre cada adição Juntar a farinha e o cacau e peneirar para o creme
Untar a forma com manteiga e farinha Colocar o creme
Colocar as pêras Polvilhar com açúcar e canela
Levar ao forno durante 40 minutos a 180º
Espero que tenham gostado do bolo desta semana, muito obrigado pela vossa visita e pelos vossos comentários! :)

45 comentários:

  1. Parece um bolo bem delicioso, a pêra também é uma das minhas frutas preferidas :D

    Beijinhos e tem um óptimo Domingo! :D

    ResponderEliminar
  2. Mais uma combinação vencedora, ouvi dizer... Ainda não a testei mas... :)
    O aspecto do bolo é soberbo, well done!

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. É lindíssimo e tenho a certeza que apetitoso.

    ResponderEliminar
  4. Já expermentei essa combinação e gostei muito.
    O bolo ficou lindo.
    Bom domingo
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Diogo o meu gosto por chocolate também não muda!
    Está maravilhoso! Gostei da pêra aí misturada...
    E está tão bonito (como sempre)!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. também acredito que a essência das pessoas não muda
    e tal como tu, também tenho alguns gosto (especialmente chocolate) que sei que vão ficar para toda a vida :)
    excelente receita, adoro a combinação chocolate e pêra

    ResponderEliminar
  7. Chocolate, pêra canela? Hum, tanta coisa boa junta!

    ResponderEliminar
  8. Que belo aspecto, ontem também fiz um bolinho de peras, mas para a próxima faço assim com chocolate também:))

    ResponderEliminar
  9. Não sou fã de pêra, mas adoro chocolate. Está a dar-me vontade de ir para a cozinha fazer um bolo :)

    Sempre fotografias fantásticas!

    ResponderEliminar
  10. Acho que nunca experimentei o sabor da pêra com o chocolate, mas o bolo tem um ar super delicioso por isso deve ser uma maravilha ;)

    ResponderEliminar
  11. Mais uma combinação de ingredientes perfeita :P
    Bjks e bom domingo

    ResponderEliminar
  12. Olá Diogo,
    Concordo com tudo o que dizes sobre as pessoa e as suas pretensas mudanças, pois nunguém muda, olda-se talvez, de acordo com as circunstâncias, mas assim que surge uma oportunidade, lá vem o seu verdadeiro "eu" ao de cimo...
    Pêra e chocolate são uma combinação dos céus e a famosa tarte de chocolate com pêra, a par com este teu bolo, são disso belíssimos exemplares. Este bolo, parece mesmo fantástico em termos de textura e de sabor, só posso imaginá-lo divino!
    Beijinhos e continuação de excelente Domingo,
    Lia.

    ResponderEliminar
  13. uma combinação mt improvável para mim.. chocolate e pera! :) mas fiquei curiosa por experimentar :D beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Concordo em pleno com a tua introdução, principalmente na parte negativa. Infelizmente as pessoas revelam a sua verdadeira essência geralmente mais facilmente no lado negativo...
    Quando ao chocolate, é dos ingredientes que de ama ou se odeia, eu amo!

    ResponderEliminar
  15. O melhor é mesmo comer uma fatia desse bolinho porque infelizmente são mais os casos das vezes que somos surpreendidos pela negativa... O que vale, é que esse tipo de coisas tem a importância que nós lhe damos, e o melhor é não dar nenhuma!

    ResponderEliminar
  16. Que bolo magnifico, dá para ver nele todas as características que descreves, só falta mesmo provar.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  17. Diogo, partilhamos da mesma opinião, tanto em relação à essência das pessoas cm em relação à nossa adoração pelo chocolate :) O teu bolo ficou lindo! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  18. Olá, Diogo!!

    Após um período afastada (não por querer rsrsr) do blog, face...enfim,estou aqui de volta!Que bom,deparar-me com esta sua receita deliciosa de bolo, agora um encontro de ingredientes pra lá de bom:pêras,canela e chocolate ai ai...! Adoooro pêra!Faço um doce de pêras em calda de proseco, fica divino!!!Você, como sempre, excelente em suas receitas!Parabéns!Bjs, Dy.

    ResponderEliminar
  19. Olá Diogo !
    Uma boa combinação, pera e chocolate parece-me que ficou delicioso !
    A textura está bem leve e fofa, fiquei com votade de o fazer, talvexz na próxima terça-feira, pois estou por casa.
    Muitos beijinhos,
    Anabela

    ResponderEliminar
  20. Maravilhoso, ficou cá com um aspeto delicioso, adoro chocolate :D bjokitas

    ResponderEliminar
  21. Diogo,
    Sempre qualidade e originalidade em tudo o que fazes!
    Imagino que deve estar uma delícia!
    Bj.

    ResponderEliminar
  22. Que bolo tão bonito.Para além do chocolate ( eterno vencedor) ainda misturado com pera e canela deve ficar uma delícia!!
    Bj e bom carnaval
    Márcia

    ResponderEliminar
  23. Mais um para a lista de espera... :) e quem vai gostar de saber disto é o meu pai, que há meses que me anda a pedir um bolo de pêra :p

    ResponderEliminar
  24. Que bolinho fantástico! é quase pecado vir a este blog :)

    ResponderEliminar
  25. olá bolacheirooo,
    que bolinho delicioso=) quero uma fatiaaaa...sê amigo e divide:P

    ResponderEliminar
  26. Ola Diogo,
    Não poderia estar mais de acordo com o que disseste no teu texto, eu costumo dizer que as pessoas não mudam, elas revelam-se e infelizmente quase sempre para pior.
    Quanto ao bolinho, a combinação da pera com o chocolate fica fantástica e essas fatias são mesmo uma provocação :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  27. Quando vi a foto pensei que ia ser de maça, achei piada o bolo ser com pêra :) fiquei curiosa, para não variar, adorava provar :)

    Beijinho e boa semana*
    STYLE TRACES
    ST FACEBOOK PAGE
    ST WORLDWIDE GIVEAWAY - HERE

    ResponderEliminar
  28. Olá Diogo,
    A combinação de chocolate com frutas é PERFEITA!!! ADORO!!! Esse bolo ficou com uma aparência de QUERO MUITO +++++!!! Parabéns!!!
    Beijos, Irene

    ResponderEliminar
  29. Eu também não acredito que as pessoas mudem, pelo menos não para melhor!
    Por outro lado, é bom que certas coisas nunca mudem: como o teu gosto pelo chocolate :)

    ResponderEliminar
  30. Uma combinação mais que perfeita!! Excelente apresentação!! bjinhos

    ResponderEliminar
  31. Gosto muito da combinação de peras com chocolate! belo bolo, bjs

    ResponderEliminar
  32. Olá Diogo :)
    Há sabores que nunca mudam e nunca nos desiludem, como é o chocolate!!
    E adoro a combinação pêra e chocolate, fica delicioso.
    Lindo bolo, bem fofo.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  33. Olá Diogo,

    Adoro estes teus bolos de fruta e as explicações ilustradas são preciosas. Este ficou lindo.

    Bjnhos e um maravilhoso Carnaval.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  34. Nao podia concordar mais contigo Diogo:
    As pessoas nao mudam
    O chocolate e a pêra dão uma combinação óptima!
    Amei!

    ResponderEliminar
  35. Realmente deu água na boca!

    jj-jovemjornalista.com

    ResponderEliminar
  36. Adorei o teu bolinho, essa combinação de sabores... uma delícia. Beijinhos,

    ResponderEliminar
  37. Para mim chocolate e pera e uma das melhores combinacoes entre fruta e chocolate e acho que este bolo com as peras no topo deve ser fantastico.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  38. Diogo, quero uma fatia urgentamente!!! Ah, que bolo fantástico! As fotos dizem tudo: ficou perfeito..!
    A combinação de chocolate e perâ faz sempre um sucesso! Adoro, adoro, adoorrrooo! :)))
    Bjs ;)

    ResponderEliminar
  39. Acho que peras e chocolate formam um belo par. Agora gosto ainda mais de como tira tuas fotos, como dispõens as fatias do bolo. Show.

    ResponderEliminar
  40. Acabei de descobrir o blog e fiquei fã!! :)

    Adorei esta receita! Ficou um bolo maravilhoso!!

    http://farinhadecor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Outras tentações