domingo, 20 de janeiro de 2013

Bolo de Maçã Reineta

O fruto proibido é o mais apetecido.

Eu simplesmente adoro bolos de maçã, acho que não há fruta que combine melhor numa sobremesa e ando sempre à procura de novas e diferentes receitas. 
Recentemente deram-me uma receita ( muito elogiada e elegantemente escrita à mão!! ) de um bolo com maçãs reineta, que é das minhas preferidas. Ora, tendo eu já feito alguns bolos de maçã, estava impaciente por experimentar e por isso decidi por as mãos à obra e depois de apenas uma dentada percebi o porque de tantos elogios para este maravilhoso bolo! Os passos da receita em si são algo diferentes do que costumo fazer, resultando muito bem, e acho que é aí que está o segredo :)

O resultado é um bolo extremamente fofo e delicioso, que se desfaz literalmente a cada fatia. O contraste entre a textura suave da maçã, coberta com a canela e o açúcar, e a massa leve do bolo é simplesmente uma perdição. 
A vida é mesmo feita de pequenos momentos e é incrível como o cheiro da canela impregnado no ar, uma fatia de bolo e uma boa bebida quente pode iluminar o mais escuro e chuvoso dia.
 Ingredientes:
3 Ovos L
Mesmo peso em açúcar ( 200 gramas )
Mesmo peso em manteiga ( 200 gramas )
Metade do peso em farinha ( 100 gramas )
Canela q.b.
Maçãs Reinetas q.b. ( usei 4 grandes )
1 colher de café de fermento em pó

Forma de 18 cms
 Preparação:
Juntar o açúcar e os ovos numa taça e bater bem Derreter a manteiga, juntar ao creme
( quando já estiver fria ) e bater
Juntar a farinha peneirada e envolver Bater até se obter "bolhinhas"
Cortar as maçãs em pequenos cubos Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha
Colocar metade do creme Colocar as maçãs até cobrir o creme todo.
Colocar canela a gosto
Cobrir com o resto do creme Colocar as maçãs até cobrir o creme.
Polvilhar com açúcar e canela
Levar ao forno a 180º por 30/40 minutos

Espero que tenham gostado desta versão do sempre delicioso bolo de maçã.
Muito obrigado pela vossa visita e comentários :)

51 comentários:

  1. ficou maravilhosa este bolinho de maçã!
    Beijinhos e bom fim-de-semana!!!!

    ResponderEliminar
  2. Adoro bolos de maçã, pertenço ao clube. :D
    Combina na perfeição com a canela e o aroma do bolo no forno é qualquer coisa...
    Ficou perfeito perfeito. ;)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Lindo bolo. Também sou apreciadora de bolo de maçã ou de qq doce que a contenha-
    Vou Experimentar este para hoje ao lanche. Depois digo o resultado.
    Beijo
    Maria

    ResponderEliminar
  4. em bolos nunca usei esta variedade de maçã mas apesar de pequeno ficou optimo, sim eu sei sou gulosa! bjs

    ResponderEliminar
  5. Bem!! Que delicia! Sou como tu, adoro bolos com maçã. E numa próxima oportunidade vou experimentar a tua receita com toda a certeza!

    ResponderEliminar
  6. Bem.......vem mesmo a calhar para o lanche da tarde. Com um cházinho maçã-canela.....Vai ficar um cheirinho tão bom na minha cozinha hoje....
    Bom domingo
    Bjkas

    ResponderEliminar
  7. Que bom aspecto ;) ja comia.
    Bom domingo

    ResponderEliminar
  8. Olá Diogo, eu também sou uma grande apreciadora de bolo de maçã, mas também gosto de lhe colocar umas nozes, fica uma maravilha. Este teu parece realmente delicioso! Já me servia de uma fatia. ;)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  9. Também gosto muito de bolos de maçã, esse ficou com óptimo aspecto :-)

    ResponderEliminar
  10. eu tb gosto mt tb tenho uma assim o teu bolo ficou super bonito ja comia bem uma fatia bjs bd

    ResponderEliminar
  11. Olá Diogo: também gosto imenso de bolos de maçã e canela. Este está perfeito e deve ser delicioso.
    Bjn e bom domingo
    Márcia

    ResponderEliminar
  12. Diogo, uma vez mais nos presenteias com um bolinho delicioso! E gostei do pormenor da receita escrita à mão.

    Deixo aqui também o meu link para fazeres uma visita. E se gostares não deixes de adicionar!
    http://sudelicia.blogspot.pt

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Nossa, esse bolo de maça e um café recém coado, estão na pedida para este domingão, não?

    Um abraço, Fábio.

    ResponderEliminar
  14. As reineta também são das minhas preferidas para sobremesas. E ainda na semana passada fiz um bolo de iogurte grego, maçã e canela, que ficou maravilhoso. Vou já guardar esta receita, gostei da textura das fatias :)

    ResponderEliminar
  15. Pois eu acabei de ficar encantada;)
    a dupla maçã e canela, é extraordinária,
    sempre a marcar pontos, onde quer que apareça...
    um abraço.

    ResponderEliminar
  16. Olá Diogo,
    Eu partilho da tua paixão por bolos de maçã e também ando sempre à procura de variantes e esta receita é super deliciosa. Mais uma a experimentar :)))!!
    Beijinhos e obrigada pela partilha,
    Lia.

    ResponderEliminar
  17. Diogo ... que vontade de ir para a cozinha e fazer um bolinho destes :) Que Maravilha ... Vou trazer a receita comigo.
    Beijinho doce e boa semana :)

    ResponderEliminar
  18. Que belo bolinho.
    Comia-o agora com um cházinho a ver a chuva bater na janela! :)
    Gostei imenso.

    ResponderEliminar
  19. Curiosamente hoje aqui também saíu um bolo com maçã!
    Gostei imenso da tua receita, bolo está lindo!

    ResponderEliminar
  20. Ficou com um aspeto magnifico, e de sabor, imagino!!

    Paula Vieira

    ResponderEliminar
  21. Adoro a junção da maçã com a canela, por isso tenho a certeza que ia gostar desse bolo ;)

    ResponderEliminar
  22. Olá Diogo,
    Eu também adoro bolos com maçã, açúcar e canela. Ficam maravilhosos... Fiquei com muita vontade de experimentar essa receita... Levei ela comigo, tudo bem? Obrigada e beijos, Irene

    ResponderEliminar
  23. Acho q maçã e canela combinam sempre bem, seja de q forma for :) Uma fatia do teu bolo vinha mesmo a calhar c uma chávena de chá quentinho! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  24. Olá, Diogo!!

    Já estou de volta ao trabalho..que pena rsrsrs!!Também já estava com saudades de suas bolachas e bolos!Verdade, querido, maçãs são bastante saborosas em sobremesas!E esta receita escrita à mão trata-se mesmo é de um tesouro!Parabéns, como sempre,explicações claras e resultado...huuuumm delicioooso!Bjs, Dy.

    ResponderEliminar
  25. Essa é uma combinação vencedora!!! Este bolo está divino :)
    beijo

    ResponderEliminar
  26. Olá
    Adoro bolos com maçã!
    Gostei da receita e acho que ficou com um aspecto bem guloso :)

    ResponderEliminar
  27. Diogo,
    Também adoro este tipo de bolo!!!
    Basta olhar para perceber que deve ter ficado divinal.
    Beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  28. Ficou lindo este bolo. Deve ser uma delícia. Tem mesmo bom aspecto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Que delicia deve estar o teu bolo,
    Kiss, Susy

    ResponderEliminar
  30. Olá Diogo,
    Tenho a dizer que fiquei ansiosa para fazer esta receita!
    Eu adoro bolos de maçã com (muuiiiittaaa) canela e só de ver as fotografias e de ler a tua descrição de tal maravilha, só me dá vontade de correr para casa para fazer esta delicia!

    E, sem dúvida, que o facto de ser feita com maçã reineta lhe dá um toque fora do normal.

    Estou em pulgas! Óptima receita!

    Bons cozinhados *
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Olá, Diogo! Sem dúvida esta receita é curiosa, mas o aspecto não engana ninguém: este bolo deve ser mesmo delicioso! Também sou fã de bolos com maçã e sei que o aroma que eles exalam é maravilhoso. E com este frio, um pedaço deste bolo e uma chávena de chá, até gostamos da chuva!
    Vou levar a receita!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  32. Tens toda a razão :)é a fruta que melhor combina com bolos:) eu simplesmente adoro bolos de mação :) beijinhos

    ResponderEliminar
  33. O charme de uma receita escrita à mão combina tã bem com a delicadeza deste bolo de maça! Um interior revela todos os pecados... mais ainda o da gula!
    Uma maravilha, com sempre Diogo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  34. Como é que é possivel eu ainda não ter visto esta maravilha... ando doida.. completamente.. estou a babar e quero 2 fatias sff.. :)
    belissimo bolo que vai ser experimentado no proximo fim de semana.. :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Uma maravilha de bolo Diogo!! :)
    Também adoro bolos com maçã (adoro a reineta) e canela.
    Estive 3 dias sem luz e água, um horror, e só pensava nas saudades de um bolinho assim.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  36. Mais uma receita excelente, Diogo! O teu bolo ficou maravilhoso, também adoro bolos de maçã e gosto de experimentar várias receitas. O aspecto do teu é tentador! Apetece-me experimentar! :)
    Beijinhos grandes, amigo! ;)

    ResponderEliminar
  37. também concordo, maçã, canela são os ingredientes perfeitos para um bolo :))

    ResponderEliminar
  38. uma excelente receita de bolo de maçã...

    ResponderEliminar
  39. Caro Diogo
    Realmente uma fatia desse maravilhoso bolo pode iluminar o mais escuro e chuvoso dia!
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  40. Olá Diogo,

    Esse teu bolinho de maçã reineta é uma tentação. Eu adoro maçã e tudo o que se possa fazer com esse fruto mas os meus preferidos são os bolos e tartes de maçã com canela. Adorei e já está na lista.

    Bjnhos e um doce fim de semana.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  41. Gosto, gosto, gosto!!
    Gosto tanto de bolinhos com fruta e a maçã é das minhas favoritas! Ficou com um ar tão bom!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  42. Que bom aspecto! Tenho de experimentar... Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  43. Fiquei tentada com estas imagens e com a simplicidade da receita. Não resisti e tive que experimentar.
    Uma palavra: DELICIOSO! O bolo ficou super saboroso com a acidez da maçã a contrastar com a textura da massa. E o toque da canela é algo divinal. Além disso, deixa um aroma fantástico espalhado pela casa.
    Os meus parabéns :) E obrigada pela partilha. Vou recomendar ;)

    ResponderEliminar
  44. Adoro este bolo! faço já há muito tempo pois é daqueles bolos fáceis de fazer e que sai sempre bem :)
    Se me permite, deixo a sugestão de experimentar a mesma receita com pera e até misturando maça com pêra. Adoro também.
    Bjinhos e boas receitas!

    ResponderEliminar
  45. Este bolo deve ter ficado super fofo e cremoso..as maçãs dão sempre um toque de "frescura" e cremosidade aos bolos! Óptima sugestão, ficou na minha lista de bolos a experimentar!

    ResponderEliminar
  46. Fiz este bolo, ficou maravilhoso, cremoso dentro e chocante por fora...muito bom

    ResponderEliminar

Outras tentações