domingo, 25 de novembro de 2012

Shortbread de Nutella e Avelãs

No meio é que está a virtude.

Durante uma conversa esta semana o tema foi...shortbread. Não são bolos...nem são bolachas, são algo ali no meio e são uma gulosice autentica! Eu já fiz dois, e ambos foram um sucesso, mas fiquei a pensar como poderia criar outro e quem sabe, ainda melhor.

Ora...de que melhor maneira se pode melhorar um doce? Nutella pois claro...e assim decidi criar uma nova versão de um shortbread que já tinha feito ( aqui ) e dar-lhe este toque especial da Nutella e a excelente e deliciosa combinação que é o chocolate e avelãs.

Não sei se é melhor que os outros ( isso já cabe ao gosto de cada um ), mas ficou realmente uma delicia. O contraste das avelãs crocantes tanto no recheio como na cobertura em combinação com a textura suave e fofa do shortbread ficou uma perdição. O sabor característico da Nutella demora um pouco a chegar...mas quando bate as papilas gustativas não há como não ficar com um sorriso de orelha a orelha.

O fim de semana por aqui foi frio e chuvoso...por isso, nada como um doce destes para nos aquecer e adocicar a alma.
Ingredientes:
Shortbread:

380 gramas de farinha
150 gramas de açúcar
250 gramas de manteiga
2 gemas
1/4 de colher de chá de Sal
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de nutella
Avelãs q.b.
Cobertura:

70 gramas de manteiga
200 gramas de açúcar em pó
1 colher de sopa de nutella
Avelãs q.b.




Preparação Shortbread:
Bater a manteiga amolecida com o açúcar Juntar as duas gemas e bater bem até obter um creme
Peneirar a farinha junta com o fermento e o sal Envolver bem
Separar a massa em duas taças
e colocar uma colher  de sopa de Nutella em cada
Envolver bem até criar um efeito marmore
Untar com manteiga e polvilhar com farinha
uma forma de 20 cms
Colocar uma das massas na base, espalhando bem o creme Espalhar as avelãs cobrindo o creme
Colocar a outra massa por cima, espalhando bem a massa Levar ao forno por 45 minutos a 170º
Preparação Cobertura:
Bater a manteiga com um pouco do açúcar Juntar a colher de sopa de Nutella
Juntar o resto do açúcar e bater bem Até criar um creme solido e homogéneo
Espalhar bem o creme Decorar com as as avelãs
Alguém quer uma fatia? :)
Espero que tenham gostado, e como sempre muito muito obrigado pelos vossos sempre muito sinceros e simpáticos comentários e pela vossa visita :)

60 comentários:

  1. Uma fatia??!! Eu quero, eu eu eu!!
    Nunca provei shortbread... :( Mas desconfio, que seja uma delicia...
    Este então, com nutella e avelãs, deve ser fantástico. :)

    ResponderEliminar
  2. Eu quero! Adoro avelãs...E adorei a receita,obrigadaaaa!!!:D

    ResponderEliminar
  3. Hummm... deve ser delicioso :P
    Levo a receita comigo ;) para fazer um dia mais tarde :) E sim, a combinação da avelã com o chocolate é muito bom, é o único que eu ainda aprecio.
    Muitos beijinhos, e parabéns como sempre :D
    Se quiser dê um pulinho ao meu blog http://alfazema-chocolate.blogspot.pt/
    Bom Domingo.

    ResponderEliminar
  4. ADORO avelãs!! De chocolate então nem se fala! ;)
    Que perdição :)

    ResponderEliminar
  5. Que aspecto delicioso, já comia!
    beijinhos e bom domingo,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. É verdade, no meio é que está a virtude!! a fatia interior está linda!! Gostei imenso deste shortbread e dos seus sabores ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. "Alguém quer uma fatia?" Mas isso ainda se pergunta?! Com esse aspecto delicioso, e ainda por cima com nutella, não há quem não queira uma fatia :P

    E gostei da caneca, sempre a combinar com a ocasião ;)

    ResponderEliminar
  8. Fantástico! Realmente nada melhor que a Nutella para melhorar qualquer doce. Parabéns mais uma vez :)

    ResponderEliminar
  9. Se alguém quer uma fatia? :)
    Pois claro que quero! Sempre a surpreender!
    E lá está tudo fica melhor com nutella.
    Vou ter de experimentar um dia um dos teus shortbread que confesso que me deixam de água na boca.
    Este então está perfeito com a nutella e as avelãs. Adorei a canequinha :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Para mim, se tem nutella, está ganho :)
    Bom Domingo.

    ResponderEliminar
  11. estou rendida, que blog fantástico, parabéns :)

    ResponderEliminar
  12. Uma maravilha como sempre!!!
    Os ingredientes são todos tentadores,bem ao meu gosto!
    Boa semana;)

    ResponderEliminar
  13. Esqueci-me de agradecer todo o apoio e incentivo,obrigado!

    ResponderEliminar
  14. ola!! Desde que encontrei o teu blogue sou uma seguidora assídua e adoro as receitas que colocas!
    Já fiz duas vezes a tua receita de shortbread de M&M's o que foi a delicia dos meus familiares e amigos!! E até já tentei fazer um com outros ingredientes - Mini Toblerones e nozes.. também ficou óptimo!

    Obrigada pelas dicas culinárias e pelas receitas inovadoras :)

    Ana Sofia Rosa

    http://mypinkcakebysofia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Já estou a salivarrrrrr! :)

    Vou copiar e fazer na bimbynha!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Já fiz um e adorei ,mas este ficou lindo e com avelã tem que estar uma perdição.
    Bom domingo
    bjs

    ResponderEliminar
  17. Ficou com um aspecto maravilhoso!
    Sugestao anotada!!!!!
    Um beijinho!!!!

    ResponderEliminar
  18. Eu quero uma fatia! :D Tem óptimo aspecto, como sempre :D

    Beijinhos e boa semana :D

    ResponderEliminar
  19. Nunca comi shortbread, mas com as tuas descrições e pelas belíssimas fotos, terei que experimentar urgentemente!
    Te desejo uma linda semana.
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  20. Que maravilha... Ficou com um aspecto simplesmente fantástico.
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  21. Olá Diogo
    Simplesmente um mimo...divinal como sempre!!!
    Fantástico!!!
    Beijoka e continuação de bom Domingo.

    ResponderEliminar
  22. Isto é mesmo um crime:P

    Http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. Aiiiii, deixas te me a suspirar por este shortbread!!!

    Bjoka
    RIta

    ResponderEliminar
  24. Eu quero uma fatia, sim :) Ficou espectacular, adoro avelãs! Bjinhos!

    ResponderEliminar
  25. Sim, sim, sim quero uma fatia! Que aspecto...

    ResponderEliminar
  26. Eu!!!!!!!
    Está fantástico Diogo parabéns!
    Por aqui encontramos sempre boas ideias:)
    Beijinho, boa semana.

    ResponderEliminar
  27. Quero, quero sim senhor! Guarda lá uma para mim.
    Ainda não fiz shotcake mas ando há algum tempo a namorar os teus!
    Este de facto está um arraso de tão lindo e apetitoso!
    bjs

    ResponderEliminar
  28. Eu aceito,sim senhor. Está maravilhoso este shortbread. Uma combinação fantástica de sabores. Gostei do toque de humor da caneca.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  29. Eu não quero uma fatia, eu quero é o shortbread inteiro :)
    está aqui a resposta aos meus apelos...o meu filho é doidinho por tudo o que tem nutela, já sei a surpresa que lhe vou fazer quando ele chegar no fim de semana :)
    Obrigada pela partilha
    Bjns
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  30. Claro que sou servida!!!
    Adorei a sugestão com as avelãs e Nutella :) Muiiiito boa ideia mesmo!
    Beijinho doce e boa semana :)

    ResponderEliminar
  31. será que ainda consigo uma fatia???? :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Olá Diogo,
    A culpa não é das bolachas... É sua mesmo...
    De me deixar com água na boca e me torturar com tanta vontade de experimentar essa DELÍCIA!!! ADOREI!!!
    Beijos e uma excelente semana, Irene

    ResponderEliminar
  33. Para esta casa podem ser 2 fatias de faz favor. É que ambos adoramos nutella, é daquelas coisas que temos que ter sempre em casa, mesmo que só nos lembremos dela muito de vez em quando :)

    ResponderEliminar
  34. mais uma semana e mais uma excelente sugestão! a virtude está em toda a receita! só ingredientes que gosto :) beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Podes crer Diogo nada como um belo doce para nos colocar um sorriso de orelha a orelha para ajudar a enfrentar o mau tempo e dias frios. Sendo fã de Nutella como sou a mim já me deixou feliz só de olhar para ele. A canequinha é um mimo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Como sempre a surpreender, que maravilha Diogo, bjokitas

    ResponderEliminar
  37. como sempre a surpreender amigo Diogo, maravilha, bjokitas

    ResponderEliminar
  38. Se quero uma fatia!?Esta é uma pergunta que nem se faz...com estas avelãs a saltarem do ecrã, que coisa maravilhosa! Adorei! E a caneca? Linda! Com o Tico e Teco, que fofa!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  39. HUmmm!!! Esse bolo deve ter ficado um escândalo de tão gostoso :)
    Adoro bolos com nutella e essas avelãs só enriqueceram o que já é uma delicia :D

    Bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  40. O que eu adorava ver esses desenhos animados dos esquilinhos :) hehe adoro avelãs!

    ResponderEliminar
  41. Diogo,
    Acredito que seja uma gulosice autêntica e feito por ti não tenho dúvidas :)
    Nunca fiz, mas pelas fotos e descrição consigo imaginar o sabor.
    Quanto à caneca é o máximo e destas não tenho hohohohohoho :D
    Bom resto de dia e Beijinho.

    ResponderEliminar
  42. Olá, Diogo!!!

    Como querer uma fatia, se a "turba" toda já levou tudo ?!!rsrsr.Neste momento, acredito que nem migalhinhas para as formiguinhas têm mais rsrsr!!Mas, chef, que massa fantástica é essa?! É como dizes: "entre o bolo e a bolacha", agora o uso de Nuttel...nem concluo o nome, senão o açúcar fica mais alto rsrsr!! Adoraria uma bela fatia com um cafezinho, olhando o Tejo ou o Sena!Parabéns, bjs, Dy.

    ResponderEliminar
  43. Fazes colecção de canecas, não fazes? São todas tão giras :)
    Mais uma maravilha :) Avelãs e nutella e um shortbread! Não se pode pedir mais para um lanche de domingo :)
    Um grande beijinho!
    E mais uma vez, as fotografias estão fantásticas!

    ResponderEliminar
  44. olá bolacheiro:P

    Pensei que o ingrediente desta semana fosse canela...afinal era nutella =)mas não tem problema pk adoro também hehe gostei mt da tua receita!!beijos

    ResponderEliminar
  45. Mais uma excelente sugestão!!! Ah, sim, quero uma (uma? Quero duas, tres!) fatia(s)!!))) Adorei a receita do shortbread e da cobertura também! Deve ser muito versátil e muuuito deliciosa! :D
    Obrigada, Diogo! Beijinho* ;)

    ResponderEliminar
  46. Olá
    É preciso ter lata... uma fatia?! Nanana... tudo inteiro faz favor!
    Se fizesses por encomenda, acho que o stock de Nutella e avelãs entrava em ruptura...

    Beijinhos,
    Marisa
    http://sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  47. Aiii nutella, como eu adoro nutella :)
    Nunca provei um shortbread mas este provava já!!

    STYLE TRACES
    ST FACEBOOK PAGE

    ResponderEliminar
  48. mas é claro que sim que aceito uma fatia pois la ia eu deixar um coisa assim tao boa? nem pensar rsrs ele esta 5* parabens bjs

    ResponderEliminar
  49. Aiiiiii que maravilha de shortbread... eu tb fiz o outro de MM's e acho que este também vai marchar neste fim de semana...heheheh
    um beijinho

    ResponderEliminar
  50. Ai babei-me com este shortbread... Ficou fabuloso mesmo!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  51. Adoro shortbread, já fiz várias vezes e é sempre um sucesso! Tenho mesmo de experimentar este, parece-me óptimo!
    beijinho :D

    ResponderEliminar
  52. Nhamiiiiiiiiiiiiii! :) Caneca tão divertida!!

    ResponderEliminar
  53. Eu adoraria provar uma fatia...
    Não sei se melhor que os anteriores ou não, mas diferente e divino, será com certeza!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  54. Adoro Avelãs! Esta receita vou ter de fazer :). Obrigada e parabéns pelo blog!
    Rita

    ResponderEliminar
  55. Só conheci o blogue agora há muito pouco tempo e já estou a babar!
    Uma vez que não sou grande fã de chocolate vou experimentar fazer esta receita mas com crunchy peanutbutter, o que achas?

    With love and care,
    By me...
    withloveandcarebyme@blogspot.com

    ResponderEliminar

Outras tentações