domingo, 7 de outubro de 2012

Bolo de Alfarroba e Pêra

Já à muito tempo que andava a pensar em fazer um bolo com pêras, e como tinha algumas e não é um fruto que eu goste muito de comer cru, decidi por mãos à obra.

Era para utilizar chocolate, mas como tenho um amigo que não come chocolate ( e devido a isso fica a literalmente a olhar para muitos do doces que faço, porque quase todos têm chocolate!! ) e era para ele comer, decidi utilizar o meu substituto preferido, ou seja a alfarroba que dá um sabor incrível às sobremesas :)

O resultado é um bolo que não deve muito à beleza mas cheio de sabor com contrastes deliciosos, em que a textura da pêra combina na perfeição com as duas farinhas, criando um bolo diferente e extremamente delicioso que convence mesmo aqueles que olham de lado quando se fala em bolo de pêra.

Ingredientes:
40 gramas de farinha de Alfarroba
140 gramas de farinha
170 gramas de manteiga
3 ovos L
140 gramas de açúcar
Pêras q.b.

Forma: 18 cms
Preparação:
Cortar as pêras em fatias Bater a manteiga amolecida com o açúcar
Juntar os ovos um a um, batendo entre cada adição Separar 1/3 do creme para outra taça
Peneirar a farinha para a taça com 2/3 de creme
e envolver bem
Peneirar a farinha de alfarroba para a taça com 1/3 de creme
e envolver bem
Untar com manteiga
e peneirar com farinha uma forma com 18 cms
Colocar o creme "claro" na forma e espalhar bem
Colocar as fatias de pêra Colocar o creme da farinha de alfarroba e espalhar bem
Colocar um pouco de açúcar misturado com canela
Levar ao forno por 50 minutos a 180º
Espero que tenham gostado, é um bolo diferente e surpreendentemente delicioso :)
Muito obrigado pela vossa visita e comentários :)

45 comentários:

  1. A PÊRA É DAQUELES FRUTOS QUE SÓ APRECIO EM BOLOS ACHO QUE FICA OPTIMO.
    NESSE BOLO ELAS FICARAM PERFEITAS COM A COMBINAÇÃO DA ALFARROBA.
    O BOLO FICOU UMA DELICIA,GOSTEI DO INTERIOR.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Ficou com um aspecto fantástico, e foi um belo uso para as pêras :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto bastante do sabor da alfarroba, embora não seja a maior fã de o conjugar com outros sabores. Mas esse bolo devia estar maravilhoso :)

    Bom Domingo! :D

    ResponderEliminar
  4. Parece-me uma união perfeita, o bolo ficou com uma textura bem fofa !
    Beijinho doce e bom Domingo!

    ResponderEliminar
  5. As tuas sugestões são sempre irrepreensíveis! Que maravilha!

    ResponderEliminar
  6. Não posso concordar, o bolo ficou muito bonito! Diferente!
    Também já andei de olho em bolos com pêra, mas ainda não experimentei.... Alfarroba, também ainda não provei...
    Parece-me que este bolo vai ser feito por cá ;)

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Diogo,

    A alfarroba substituiu o chocolate na perfeição, consigo perfeitamente daqui sentir o aroma desse bolo ! :-)

    Eu acho que ficou muito bonito e invulgar o teu bolo, o teu convidado decerto que adorou ou irá adorar !

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Magnifico Diogo! Ficou com uma bela apresentação! Yummy! Tenho por ali uma alfarroba esquecida a ver se também ponho mãos à obra :)
    Tem um óptimo domingo :)

    ResponderEliminar
  9. Olá Diogo: acho que ficou um bolo bem bonito e com a alternativa da alfarroba ,muito bom.Foi graças ao teu blog que me "aventurei" no uso da alfarroba e não me arrependi,por isso,obrigada por mais esta partilha deliciosa.
    Bj e bom domingo
    Márcia

    ResponderEliminar
  10. Já tinha pensado em fazer alguma coisa boa com alfarroba, mas ainda não sabia bem o quê. Vou levar, gostei bastante.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  11. Curiosamente aqui em casa só o meu filho é que come peras, raramente faço sobremesas com essa fruta :)
    Mas gostei do teu bolo, acho que ficou muito bem com essa combinação de ingredientes :D

    Bjs e bom domingo***

    ResponderEliminar
  12. Olá Diogo,
    fantástico o teu bolo, esse contraste de cores está muito sugestivo;)
    sou apreciadora de ambos os sabores, e por acaso nunca os juntei.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Olá Diogo,
    "Não deve muito à sua beleza"...Ah! mas que afronta a este belo bolinho!
    Ainda por cima... ou melhor por dentro, tem um aspeto tão fofo.
    O teu amigo vai certamente adorar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Ainda não experimentei a farinha de alfarroba :) Mas depois de ver as tuas receitas fico sempre com vontade de ir comprar! Na próxima ida ao supermercado ela vem para casa :)
    O bolo ficou com um aspecto fantástico :) E foi muito simpático da tua parte excluires o teu ingrediente preferido... Mas certamente que não te arrependeste e que o bolo foi um sucesso :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Alem de gostar de as comer ao natural acho que ficam muito bem em bolos e há poucas receitas. Tenho uma em que aproveito as claras mas este teu com alfarroba... humm muito bom! bjks

    ResponderEliminar
  16. Se tem pera, está bom, se tem alfarroba ainda melhor.
    E o bolo ficou bem bonito. Boa semana

    ResponderEliminar
  17. Espectacular! Deve ser mesmo bom! A alfarroba é um sabor que trago da infância. Era o meu pai que trazia quando vinha de trabalhar no Algarve :)

    ResponderEliminar
  18. Diogo, amigos que não gostam de chocolate?? Tens de mudar de amigos, eheheh! :)
    Adoro pêras, mas nunca utilizei em bolos. Gostei desta sugestão, hei-de experimentá-la!

    ResponderEliminar


  19. MUITO ORIGINAL...E TEM MESMO UM ASPECTO DELICIOSO.
    ADOREI.
    BJS




    ResponderEliminar
  20. Olá Diogo,
    o seu bolo ficou fofinho, lindo, rico e saboroso!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderEliminar
  21. Olá Diogo,
    Pêra em bolos é algo de divino e já fiz uma tarte de pêra com chocolate, mas com alfarroba deve ficar fabuloso este teu bolo e é o que fica já agendado para fazer esta semana, pois adorei a sugestão e o lindo que fica.
    Obrigada por mais uma fabulosa receita.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  22. Mais um bolinho maravilha! :)
    Pois, as pêras são utilizadas em muitos bolos com chocolate e fica realmente muito bom. Eu como fã de alfarroba decididamente iria adorar esta versão :)
    Sabe tão bem vir cá e olhar para estes bolos, estas fotos, essas fatias que puxam a gula :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  23. uiui mas que maravilha adoreiiiiiiiiiii super fofinho parabens pois aqui so tem coisinha mt boa e bonita adoro vir aqui ja fazia um tempinho mas bom hoje ca estou e estou mt contente es um querido pelo teu comentario obrigado beijinhos e tudo de bom

    ResponderEliminar
  24. oi vizinho(eheh antes fosse, sempre que me cheirasse bem...lá ia eu bater à porta :p) nao deve à beleza? o bolo ficou com um aspecto fantástico! assim, rústico e ao mesmo tempo parece ter sido desenhado depois de cozido:) eu ate agora so provei bolachas de alfarroba..nao vou mentir...venha o chocolate:p ihih mas que é saboroso é! e assim em bolo imagino que tenha ficado delicioso:)

    ResponderEliminar
  25. Olá Diogo,
    Já não vinha até ao blogue a algum tempo. Claro que hoje fiz uma visita mais demorada....
    Como sempre bolos fantásticos e este com alfarroba e pêra deve ser uma combinação muito original.
    Boa semana e bj.

    ResponderEliminar
  26. Embora seja algarvia, e a alfarroba seja o ingrediente principal em muitos dos doces algarvios, eu confesso que torço o nariz à alfarroba. Por isso, para mim o chocolate seria muito bem vindo :P

    ResponderEliminar
  27. Oh Diogo, estamos em sintonia: ontem fiz uma tarte folhada de pêra e chocolate. Sou fã de alfarroba tanto em bolos como em pães e acho que fica muito bem com fruta :)

    ResponderEliminar
  28. Tenho aí alfarroba para usar num bolo/tarte qualquer :) A tua sugestão parece saborosa! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  29. Miguel este bolo era digno do dia das bruxas, adorei o efeito do preto. Mais uma vez prova superada :) beijos

    ResponderEliminar
  30. O efeito visual é fabuloso!!! E eu adoro pêra nos doces, acho que dá um toque mesmo bom!!!
    Mais um aprovado :)
    beijoca

    ResponderEliminar
  31. Que delícia de tarte. Muito bem exemplificado todo o processo e o aspeto final maravilhoso.

    boa semana e um abraço.

    (http://saborescomtempo.blogspot.pt)

    ResponderEliminar
  32. Olá Diogo,
    Uau!!! Esse bolo está uma verdadeira TORTURA!!! Fiquei morrendo de vontade de experimentar essa DELÍCIA!!! Parabéns!!!
    Beijos, Irene

    ResponderEliminar
  33. A alfarroba é um ótimo substituto do chocolate. Tenho uma amiga que é alérgica ao chocolate e um dia também lhe fiz um bolo de alfarroba. Este tem um aspeto muito bom!

    ResponderEliminar
  34. Pois eu acho que ficou lindérrimo com essa cobertura de peras ao jeito rústico, até me arrancou um suspiro!! Se bem que 90% do suspiro foi de gulodice, que só de imaginar o cheirinho e sabor dessa maravilha quentinha a sair do forno, hmmmmm:))))
    Beijinhos e boa semana:)

    ResponderEliminar
  35. Que bom! Se tem alfarroba, sou fã!!!

    Olha, não sei se já viste ou conheces este desafio, gostava que participasses!
    http://hojeparajantar.blogspot.pt/2012/09/convidei-para-jantar-sigur-ros.html

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  36. Olá Diogo,
    Nunca utilizei pêras em bolos, mas tenho algumas na fruteira à espera de algo diferente...a alfarroba deu um toque bem especial, tenho a certeza, pois o teu bolo ficou lindo, pleno em sabores e tons outonais. Gostei muito!!
    Boa semana

    ResponderEliminar
  37. Nunca usei alfarroba... mas fiquei com vontade depois de ler que "dá um sabor incrível às sobremesas"!
    Parece bolo mármore ;)
    Um beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  38. Que aspecto maravilhoso... nunca usei alfarroba mas estou tentada a fazer esta receita.. deve ter um sabor óptimo.. pelas fotografias "roubava" já uma fatiazinha.. :)
    Um beijinho
    Mafalda

    ResponderEliminar
  39. Mas q delicia de bolo!
    Eu ntbm nao sou fã da pera crua, gosto mesmo dela cozida,assada...
    Adorei a receita, mto boa.
    Primeira vez q entro em seu blog,adorei!
    beijo
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  40. Hola, yo también adoro las galletas y tienen mucha culpa de que yo tenga un blog, pero no se me ocurrió ese nombre y reconozco que es muy original, por el he llegado hasta aquí, te confieso que me ha gustado mucho y volveré para verlo con más tiempo.
    Encantada de conocerte.
    Un besiño

    ResponderEliminar
  41. Ah, quem me dera poder encontrar e comprar alfarroba aquí em Moscovo...Continua a ser um produto exclusivo para mim...((
    Mas não podia deixar sem comentário a tua receita perfeita, Diogo! O seu bolo ficou lindíssimo, aliás como sempre! Gostei dessa contraste de cores...Maravilha!

    ResponderEliminar
  42. Meu Deus...o que eh isso???Eh tudo vc quem faz???Tudo aqui eh maravilhoso...adorei conhecer seu blog...ja estou seguindo,pois quero voltar logo e conferir tudo por aqui...venha me visitar quando puder...

    Beijinhos

    Sharon
    http://viramexeefaz.blogspot.com

    ResponderEliminar
  43. para dentro do forno agora mesmo!!

    ResponderEliminar
  44. Aqui deixo uma outra sugestão, também com alfarroba e com pêras :)
    http://suvellecouisine.blogspot.pt/2012/01/bolo-integral-de-alfarroba-pera-e-nozes.html

    ResponderEliminar

Outras tentações