domingo, 28 de outubro de 2012

Bolachas "Paris"

Os amigos verdadeiros são para sempre...aconteça o que acontecer.
A nossa vida é irremediavelmente marcada por pessoas...seja por amigos de longa data, ou até por uma pessoa que acabamos de conhecer a abrir uma porta e que mesmo não o sabendo na altura, nos marcará para sempre.

Se há algo na vida que devemos valorizar é a amizade...porque um amigo verdadeiro é aquele que aconteça o que acontecer estará sempre lá para nós, nos bons e nos maus momentos. 

O propósito destas bolachas é mesmo esse. Um agradecimento a esses meus amigos, amigos que já conheço à 20 anos, e com os quais fiz recentemente uma viagem a Paris para assinalarmos e festejarmos essa data. Alguns deles tiveram que sair do país, e mesmo já não estando com eles à alguns anos, estar novamente com eles é como se nada se tivesse passado e ainda fossemos os mesmo miúdos que éramos quando brincávamos na escola. Claro que as pessoas mudam...a vida acaba por nos moldar e transformar, mas o mais importante é que nunca percamos a nossa essência e aquilo que realmente somos, e se sempre fomos verdadeiros, nunca seremos estranhos para aqueles que gostamos.

Paris para mim é uma cidade única, já o era à 7 anos quando a visitei pela primeira vez e logo se tornou a minha cidade preferida e na qual fiz a viagem da minha vida ( por todos os motivos) e agora tornou-se ainda mais especial na qual irei guardar ainda mais memorias.

Durante a nossa estadia em Paris, na visita ao Arco do Triunfo, os meus amigos repararam na loja de lembranças neste cortador de bolachas e ofereceram-se prontamente para me o oferecer e para eu fazer uma receita em honra deles.

E é mesmo isso que estas bolachas são, apenas uma pequena lembrança, mas um grande obrigado aos meus amigos que estarão para sempre comigo de uma maneira ou de outra. 

O resultado são umas bolachas muito simples mas saborosas. A cor é para simbolizar que apesar de sermos todos diferentes somos ao mesmo tempo...todos iguais.

Ingredientes:
Bolachas:
200 gramas de farinha
90 gramas de manteiga
50 gramas de açúcar
1 gema de ovo
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de sal

Cobertura:
200 gramas de açúcar em pó
1 clara de ovo
um pouco de sumo de limão

Corante alimentar

Preparação Bolachas:

Juntar o açúcar e a manteiga amolecida
e bater bem até obter um creme fofo
Juntar a gema e bater bem
Peneirar os ingredientes secos Envolver bem e formar uma bola
Embrulhar e levar ao frigorífico por 30 minutos Retirar um pouco da massa e estender com um rolo
Colocar o cortador Retirar a massa em excesso
Levar ao forno por 12 minutos a 180º

Preparação Cobertura:
Bater a clara e ir incorporando o açúcar aos poucos
e um pouco do sumo de limão
Até criar um creme espesso
Misturar um pouco do corante com um pouco do creme Colocar o creme em volta da bolacha

Espero que tenham gostado, muito obrigado pela vossa visita e pelos vossos comentários sempre muito muito simpáticos que me enchem de orgulho e me deixam sem palavras :)

46 comentários:

  1. Adorei!!!! Vivam os amigos e Paris que é sempre muito fotogénico!!As bolachas ficaram um epsetaculo!!

    ResponderEliminar
  2. Oh, que post lindo! Cheira a sentimentos puros, daqueles que são cada vez mais raros. Não há nada melhor que uma verdadeira amizade e essa merece ser celebrada! ... e assim com umas bolachinhas lindas e coloridas!!!

    ResponderEliminar
  3. Ficaram lindas e devem ser deliciosas!
    beijinhos e bom domingo,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Paris estará sempre no meu coração. É mágica e encantadora. Como as tuas bolachas.
    Bom domingo

    ResponderEliminar
  5. Tão verdade o que dizes Diogo... Como alguém dizia 'a distancia pode separar dois olhares, mas nunca dois corações...'
    As tuas bolachinhas, ficaram mesmo fofas :), glamorosas como a cidade de Paris :)

    ResponderEliminar
  6. Olá Diogo: que maneira tão bonita ( e tão doce) de celebrar a amizade. Ficaram fantásticas,estas bolachinhas.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. pois é a amizade verdadeira ela é muito bonita e temos é mesmo que a gradar muito bem parabens por os amigos que tens essas bolachas estao um maximo parabens bjs bom domingo

    ResponderEliminar
  8. É muito bom ter verdadeiros amigos, que mesmo não estando perto deles e não os vendo com frequência, estarão sempre lá ;)

    As bolachas ficaram lindas! ;)

    ResponderEliminar
  9. Que bela forma de celebrar a amizade!!
    Uma coisa "simples" mas de bastante valor.
    As bolachas ficaram perfeitas perfeitas, um mimo. ;)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Adorei!
    As bolachas ficaram (como sempre) divinais!
    Uma excelente homenagem aos amigos ;)
    Tb quero ir a Paris!!!!!!!!!

    bom domingo
    beijinho
    http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Estão muito giras, agora só falta o corte em forma do Arc :)
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  12. Os amigos verdadeiros são um dos bens mais preciosos que podemos ter :)
    Cultivar amizades, partilhar memórias é algo único.
    E Paris, a bela e apaixonante Paris, seduz qualquer um.
    Lindas as cookies, tão giras :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Gostei muito do texto e das bolachas claro :)

    ResponderEliminar
  14. Que receita excelente...adorei o aspecto.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  15. Olá, Diogo! Que lindas e chiques que ficaram essas bolachinhas! Mas sobretudo a história que as acompanha é o melhor de tudo. Amizade não tem preço e quando é verdadeira dura para sempre!
    Parabéns pela ótima receita e pelo belo texto e homenagem à amizade!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá Diogo,

    Tens toda a razão quando dizes que Os amigos verdadeiros são para sempre... aconteça o que acontecer. E que melhor cidade para festejar a amizade de longa data: Paris, a cidade do amor.
    Umas bolachinhas muito bonitas e apetitosas, cheias de significado.

    Bjnhos e uma semana fabulosa.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Olá! É um prazer conhecer seu blog. As bolachas estão muito "simpáticas". Gostei demais das variações das fotos. É verdade: amigos verdadeiros são valiosos e maravilhosos. Podem nos livrar de uma crise de nervos com apenas alguns minutos de conversa! Abraço, Paula www.executivadepanela.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Olá Diogo,
    ainda não fui a Paris!
    Ainda não fui, mas já lá estive imensas vezes... hoje voltei lá pelas tuas mãos, imaginei como foram felizes esses momento feitos de passeios e conversas com os amigos.
    Obrigada por partilhares pedacinhos tão bonitos da tua vida, para ser completo falta uma foto!
    As bolachas estão encantadoras, eles vão gostar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. que belas bolachas que acompanham uma linda história :)
    eu também fui a Paris com grandes amigas, por isso percebo exactamento do que falas :) é uma cidade que não dá para descrever porque serão sempre poucos os elogios :)
    adorei, como sempre.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Bonita homenagem em forma de bolacha :) Ficaram lindas! E sim, os amigos são aquilo que de mais importante temos e levamos desta vida! Bjinhos e viva a amizade!

    ResponderEliminar
  21. Sempre a surpreender Diogo, muito bonitas, bjokitas

    ResponderEliminar
  22. Irrepressível como sempre!Também gostava de ir a Paris...quanto mais não fosse para comprar o cortador de bolachas!! Devem estar maravilhosas, além de serem um tributo significativo aos verdadeiros amigos.
    Bjs Ana

    ResponderEliminar
  23. Que bonito post Diogo, tal como tu também tenho a sorte de ter amigos há mais de 20 anos, estamos todos muito diferentes, mas, apesar de tudo, a nossa amizade continua intacta, e de vez enquando também nos juntamos para celebrar, tal como fizeste.
    Adorei as bolachas, a cidade, os cortadores tão lindos, a caneca...ai este post está uma verdadeira delicia!
    Beijinhos, boa semana.

    ResponderEliminar
  24. C'est magnifique... as bolachas e a história por de trás!

    ResponderEliminar
  25. Super originais! aspecto delicioso :)

    ResponderEliminar
  26. Olá Diogo,
    Sou super fã do teu blog, das receitas que nos trazes, das belas fotografias e ideias que nos mostras.

    Tenho a dizer-te que adorei estas bolachas. Ficaria rendida com um cortador desses porque, para mim Paris é a viagem de sonho, ainda não tive a oportunidade de visitar a bela cidade, mas é sem dúvida a próxima viagem. Rendo-me a todas as fotigrafias e histórias e anseio, também eu, conhecer Paris!

    Bela receita.

    Bons cozinhados! *
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Olá Diogo... tens toda a razão.. amigos verdadeiros são para sempre e mesmo que não os vejas há muito tempo não te cobram, nem chateiam.... só ficam felizes por estar outra vez contigo.. :)
    Quanto a Paris é também a minha cidade favorita pois para além de ter estado a tomar conta de crianças durante 1 ano nos meus 18 anos, quando casei fui mais 1 ano viver com o meu marido (ele estava a acabar um curso), por isso foi uma lua de mel de 1 ano nessa cidade maravilhosa... sempre que podemos rumamos a Paris... e as recordações são MARAVILHOSASSSSS..
    Um beijinho e as bolachas estão uma maravilha... :)

    ResponderEliminar
  28. ola boa noite, estava eu passeando pela net e encontrei o seu cantinho delicioso, fiquei encantada com tudo q achei por aqui e fora q tem muita amizade, um cantinho especial na verdade, gostei muito e resolvi ficar por aqui te seguindo...Faça-me uma visita tambem eu vou gostar muitooo de ter vc no meu cantinho...
    http://culinariachrisgipebube.blogspot.com.br/

    grata christina

    ResponderEliminar
  29. ola dioguinho,
    concordo ctg, para mim os amigos tb são para sempre aconteça o que acontecer. gostei muito das tuas bolachinhas, ficaram mt bonitas e para além disso têm um significado importante=) beijinhos

    ResponderEliminar
  30. A amizade é mesmo o mais nobre dos sentimentos.É a forma mais pura de amar.
    Eu adorei Paris, amei mesmo e vou voltar assim que me seja possível.
    As tuas bolachas ficaram lindas Diogo, mas o que gostei mais foi mesmo esta sincera homenagem à amizade. É um sentimento que prezo e à qual dou muito valor.
    Beijinho doce e boa semana :)

    ResponderEliminar
  31. Mas que bonitos que ficaram Diogo, elogio a tua imaginação. E concordo contigo, em tudo o que disseste. Ainda não essa comemoração, de 20 anos de amizade, mas espero fazer. E ir a Paris deve ter sido maravilhoso! Parabens pelas amizades que tens, pela viagem e pelas bolachas. Beijinho.

    ResponderEliminar
  32. Olá Diogo, adorei ler seu post tão sincero e tocante! E concordo completamente contigo. Amizade é tudo. É como a saúde. Nunca nos damos conta de seu verdadeiro valor até que a perdemos..:)
    Gostei IMENSO dessas bolachas lindíssimas, Diogo!!! Também quero esse cortadorrr!!! Sim-sim, sinto uma pequena inveja!:))) As tuas bolachas ficaram perfeitas, lindíssimas e simplesmente únicas!!! :)
    Obrigada por essa maravilha, Diogo! ;)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  33. Paris, Paris! Queria tanto comer essas bolachas a passear em Paris!

    ResponderEliminar
  34. Estão perfeitas para comemorar uma grande amizade! :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  35. Um brinde à Amizade que, para mim, se adjectiva de forma simples: a Amizade é um tesouro de inestimável valor.
    Isto diz tudo ! :-)

    Não conheço Paris, não é o meu sonho de consumo, nunca foi uma cidade que me "chamasse", embora obviamente gostasse de visitar... mas tenho muitas outras na fila antes dessa.

    Seja como for, as tuas bolachas ficaram lindas e as formas são muito originais, decerto uma delicia, gostei uma vez mais de ver como as fizeste.

    Beijos

    ResponderEliminar
  36. Olá Diogo,
    ADOREI!!! Achei super criativo e divertido (super colorido)... Parabéns!!!
    Beijos, Irene

    ResponderEliminar
  37. Estou a gostar bastante das tuas receitas, mas devo dizer, que gosto ainda mais das tuas fotografias. Divino ;)

    ResponderEliminar
  38. É sempre bom rever os amigos e os tempos remotos.ainda bem que tudo correu bem e que voltou para nos presentear com as suas famosas bolachas!gostei como sempre e acho que ficaram uma delicia.parabéns

    ResponderEliminar
  39. Eu fui lá em Maio de 2011 e também me apaixonei. Não vi tudo o que queria, mas vi muito e fiquei apaixonada. Fui à loja onde a Julia Chil costumava ir, a E. Dehillerin e comprei lá uns gadgetsinhos, mas o cortador em forma de torre Eiffel é o máximo e as tuas bolachas, a acompanhar as tuas emoções, fabulosas!!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  40. Boa tarde Diogo dá para fazer estas bolachas sem fermento?

    ResponderEliminar

Outras tentações