domingo, 8 de julho de 2012

Bolo de Manteiga Colorido


Eu adoro cor. Onde quer que seja aplicada, dá um toque especial, fazendo sempre a diferença, sendo que para mim é sinonimo de beleza, alegria, vida e muito mais.

Esta semana queria um bolo simples, fofo, e rápido de fazer ( e comer! ), daqueles perfeitos para acompanhar uma caneca de chá ou de leite, para apreciar entre dois dedos de conversa ou apenas para relaxar de uma semana stressante enquanto não vêm as ferias. Para lhe dar um pouco mais de "personalidade", nada como aplicar um pouco de cor, que acima de tudo cria boa disposição a quem o vê e come, e é mesmo isso que se precisa :)

Ingredientes:
200 gramas de manteiga
320 gramas de açúcar
6 ovos médios
280 gramas de farinha
4 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de extracto de baunilha

Forma de 22 cms

Opcional:
Gel para colorir bolos

Bolo:
Bater a manteiga amolecida com o açúcar Juntar os ovos um a um
Batendo bem entre cada adição Peneirar a farinha para o creme e envolver bem
Separar o creme e 4 taças Com 2 palitos tirar um pouco do gel e misturar no creme
Mexer bem e colocar mais creme se necessário Repetir para todas cores
Untar a forma com manteiga e polvilhar com farinha
Colocar os cremes de forma intercalada
Repetir até terminar o creme
Levar ao forno a 170º por 45 minutos

Acho que foi uma experiência que resultou bem :)

Espero que tenham gostado, e muito obrigado pelos vossos comentários tão simpáticos e pela vossa visita que é muito importante :)

60 comentários:

  1. Também gosto muito de usar corantes, esse azul ficou mesmo lindo!

    ResponderEliminar
  2. Fiquei de boca aberta a olhar para este bolo... Muito criativo e original sem dúvida!

    ResponderEliminar
  3. Um bolo psicadélico e cheio de personalidade ;) Muito original!

    ResponderEliminar
  4. PARABÉNS FICOU LINDO ,FAZ LEMBRAR O BOLO ZEBRA.
    GOSTO DO COLORIDO, ONTEM TAMBÉM FIZ UNS MINI SEMIFRIOS COM TRÊS CORES.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  5. Adorei as cores, ficou sensacional!
    Eu tenho cá em casa corantes líquidos mas sinceramente não estou a gostar =/ tenho que procurar desses em gel!

    ResponderEliminar
  6. Se isso fosse o padrão de umas calças, ou de uma blusa, ou de uma mala.... eu comprava! Num bolo, ficaria tb tentada a exeperimentar... Coisa linda!...
    Babette

    ResponderEliminar
  7. Esse bolo é uma autêntica obra de arte, está lindo!

    ResponderEliminar
  8. Uau...estranhamente apetecível!!! Mais uma ideia para fazer com os meus garotos. Obrigada pela partilha!!

    ResponderEliminar
  9. O bolo ficou com um ar tipo anos 60, muito hippie xD
    Não sou é muito apologista dos corantes, mas ando a pensar fazer um bolo com várias camadas, sendo que cada uma tem uma cor e fica com o aspecto de arco-íris.
    Se for assim de vez em quando, até lhe acho piada.
    Mas bolos caseiros são sempre bons, com ou sem cor.

    ResponderEliminar
  10. Mas que bolo tão cool!! Não sou grande adepta dos corantes, mas ficou um show o teu bolo! Uau!

    ResponderEliminar
  11. Lindo!!! E de manteiga...nhamm!!!
    Adorei!
    Bjs
    Sãozita

    ResponderEliminar
  12. Acho que o Salvador Dalí iria apreciar esta tela de cores em forma de bolo! :)
    Mais uma vez, muitos parabéns pela tua criatividade!

    ResponderEliminar
  13. Este bolo "arco-íris" deixa qualquer um bem disposto,só de olhar.As cores são muito apelativas e o efeito é espetacular.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  14. Diogo este seu bolo ficou um show, amei. As cores ficaram tão lindas que deu até vontade de comer um pedaço agora mesmo.
    bjo

    ResponderEliminar
  15. Olá Diogo, que bolo e cores fantásticas, gostei
    imenso, ficou girissimo!
    Um beijinho, resto de bom Domingo;)

    ResponderEliminar
  16. Um bolo muito fora do comum! Achei muito giro, um bolo simples mas colorido ;) Afinal, os olhos também comem!

    ResponderEliminar
  17. Ficou lindo! E só de olhar já nos deixa contentes! E como disse a Anouska: um bolo psicadélico, foi a primeira palavra que me veio à cabeça quando o vi! Também postei um bolo com uma cor pouco habitual ontem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Olá,

    Agora fizeste-me lembrar de um bolo que fiz no dia da mãe usando a mesma técnica. Os bolos ficam lindos.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Olá Diogo,
    Este bolo lembra-me uma pintura, está fantástico, a combinação de cores resultou muito bem! Parabéns, fizeste uma pintura num bolo...agora podes emoldurar, eheheh!
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. FANTÁSTICO!
    Quanta originalidade :D
    Como disse a Anouska "um bolo psicadélico" e com certeza delicioso ;)

    ResponderEliminar
  21. Essas cores estão perfeitas para um bolo de aniversário de criança :)
    Gostei bastante :D

    Bjs e bom domingo

    ResponderEliminar
  22. Oi Diogo! Resultou espectacularmente bem :) Apenas falta uma coisinha: um pouco de chocolate para os mais gulosos (assim cm nós!) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  23. 'Tão giro! Tenho que experimentar :D
    Bjs

    ResponderEliminar
  24. Adorei o resultado final. Essas cores ficaram magníficas!!!
    Parabéns!
    bjs

    ResponderEliminar
  25. Olá Diogo !
    Estou sempre ansiosa para conhecer o teu próximo bolo, e este está lindo ! Super original ! Ès um artista !
    Obrigada por partilhres. Adoro ver todos os teus bolinhos !
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  26. Diogo,
    Realmente só mesmo um grande boleiro é que imaginava um bolo destes!!!
    Deve ter ficado delicioso e para além disso faz-nos imaginar e sonhar ...
    Visto de cima, a mim faz-me lembrar o planeta terra, com continentes e mares :)))
    Parabéns e beijinho.

    ResponderEliminar
  27. Os corantes dão sempre um toque bem apelativo. Ficou lindo o teu bolo!
    Beijinho doce e boa semana ;)

    ResponderEliminar
  28. O bolo ficou demais!!
    Acho que nunca tinha visto um bolo assim :D

    Beijinho*
    STYLE TRACES
    ST FACEBOOK PAGE

    ResponderEliminar
  29. UAU...QUE SHOW! QUE LINDO!
    AS CORES ESTÃO ENCANTADORAS E DELICIOSAS!
    ABRAÇOS E ÓTIMA SEMANA!

    ResponderEliminar
  30. Adorei! Nas primeiras fotos quase me parecia um bolo "militar" pelas cores camufladas, mas ao ver a fatia qual não foi o meu espanto: que linda explosão de cores! Adorei mesmo e seria um prazer deleitar-me com uma fatia tão colorida e tão bem disposta!

    ResponderEliminar
  31. O bolo ficou giríssimo! Demais!! Parabéns! *

    ResponderEliminar
  32. Hoje ao ver este bolinho ja fiquei animada...vou experimentar de certeza, com a amiga do costume! hehehheh

    O meu homem pequeno vai lambuzar-se de certeza!!! :))

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. O bolo sem os corantes já devia ser uma delicia, assim está uma verdadeira obra-de-arte :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. A parte de dentro está incrível! :) Pena que a de fora não fique igual! E se pusesses uma cobertura por fora, toda por igual? Quando se cortasse a fatia ainda ia realçar mais a explosão de cores. Não que perceba muito disto ;)

    ResponderEliminar
  35. Começar o dia a comer uma fatia deste bolo deve ser o sonho, está fantástico :D
    beijinho

    ResponderEliminar
  36. Olá Diogo. Você fez uma obra de arte!! Ficou incrível!!! Parabéns, as fotos estão ótimas.

    Boa semana. Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  37. Ficou muito giro! tambem já fiz um assim usei foi cores diferentes :)

    ResponderEliminar
  38. Olá, Diogo!!

    Uau, que bolo, heim?!Parece uma pintura!Aliás, você faz uma verdadeira paleta de cores...e que resultado inusitado! Parabéns, Chef!bjs,Dy.

    ResponderEliminar
  39. Uau... ficou mesmo incrível...até nem parece real.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  40. Adoro o interior do bolo :))
    Está uma obra de arte, perfeito.
    Quase que sorri para nós, cheio de vida e de cor, pedindo para comer só mais uma fatia.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  41. Que maravilha de bolo! adoro essas cores todas, deve ter ficado uma delicia :)

    ResponderEliminar
  42. Ainda venho meia "abanada" das bolachinhas com nougat e deparo-me com este bolo....fantástico!
    Espero que não me interpretes mal, mas está tão lindo que até parece mentira!!
    Parabéns! Super original e o resultado final está excelente!!:)

    ResponderEliminar
  43. o bolo ficou fantástico :) aposto que os miúdos ( e graúdos) iriam adorar :) a cor nunca é demais :) beijinho

    ResponderEliminar
  44. O trabalho que dá compensa e muito!! ficou girissimo!! bjs

    ResponderEliminar
  45. Diogo, a primeira foto deste seu invulgar bolo pareceu-me assim, de caras, o mapa mundo ! Engraçado, até vi os continentes e tudo !!!
    É uma perfeita ilusão de óptica da minha parte, mas como sou meio "pistosga", tudo pode acontecer ! :-))

    Gostei muito dessa sua criação, ficou um bolo lindo e decerto faria as delicias de qualquer mesa. As crianças então iriam simplesmente adorar !

    Nunca utilizei corante alimentar, um dia tenho de experimentar !

    Beijinho

    ResponderEliminar
  46. Olá Diogo,
    O seu bolo ficou uma obra de arte!!! Nossa!!! Ficou LINDO!!! Parabéns!!!
    Beijos, Irene

    ResponderEliminar
  47. Muito engraçado mesmo, sobretudo o azulão!

    ResponderEliminar
  48. Adorei, adorei. Ficou com um efeito lindissimo. Que maravilha.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  49. O efeito é mesmo giro... Mais uma vez surpreendeste, parabéns :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  50. olá bolacheiro;P
    concordo ctg, a cor dá realmente personalidade ao bolo e para além disso não o deixa passar despercebido...aposto que quem o provou não se vai esquecer,pode ser também pelo sabor, mas aposto que especialmente devido as cores =)

    ResponderEliminar
  51. Tão colorido :D
    Ficou mto bonito. Parabéns

    ResponderEliminar
  52. Ficou tão giro! É bastante apelativo ahah :)

    http://ohiwishblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  53. Também fiz um bolo e uns muffins assim, no ano passado no verão, penso eu (devem lá estar algures no meu blog). Ficam muito engraçados. Os miúdos deliram.
    bjs e bom fim de semana
    Ana

    ResponderEliminar
  54. Adorei o teu blog, já tou a seguir:-)
    K bolo original;-)
    Kiss
    J*

    ResponderEliminar
  55. Adorei a forma como as cores se misturam!!! É muito original!!

    Visita o meu blog
    http://fashionandcoblog.blogspot.pt/

    Obrigado

    ResponderEliminar
  56. Olá Diogo,
    Já cá tinha estado a admirar esta maravilha, pois o efeito visual deste bolo é algo de estrondosamente lindo e digno de ser admirad, antes de ser devorado, várias vezes!!
    Parabéns ela tua criatividade na área da pastelaria!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  57. PARABÉNS PELO BLOG,
    tenho uma dúvida,onde coloca o extracto de baunilha?

    ResponderEliminar

Outras tentações