domingo, 1 de julho de 2012

Bolachas de Limão com Cobertura de Nougat e Chocolate


Cada vez que penso em Nougats, lembro-me de estar no Campo Grande à espera da camioneta e ouvir os vários senhores a dizer: "Olha o Nougat, 4 cem!", ou seja, quatro Nougats a 100 escudos!

Sempre fiquei fascinado de como seria feito este pequeno doce, tão saboroso, crocante e rico em sabor, e na realidade é incrível como algo tão simples, pode ser tão bom :)

Algo que os senhores nunca vendiam ( nem nunca vi ) é Nougat com bolacha, mas...porque não?

Decidi então fazer umas bolachas de limão para servir como base, em que o acido do limão serve como excelente contraste ao doce do Nougat. E claro, nada melhor para interligar esses dois sabores que chocolate :)

Ingredientes:
Bolachas:
150 gramas de farinha
90 gramas de manteiga
50 gramas de amêndoas
50 gramas de açúcar
2 colheres de sopa de sumo de limão
1 gema
Nougat:
250 gramas de açúcar
45 ml de agua
125 gramas de amêndoas
( eu dobrei as quantidades, mas não é preciso )

Ganache Chocolate:
200 gramas de chocolate
200 ml de natas
 Preparação Bolacha:
Triturar a amêndoa  Bater a manteiga amolecida com o açúcar
Juntar a gema e bater Juntar o limão e bater
Juntar a amêndoa ralada e envolver bem Juntar a farinha e misturar bem
Formar uma bola, embrulhar e levar ao frigorífico por 1 hora
Bolacha:
Retirar um pouco de massa da bola, e estender com um rolo
Colocar os cortadores da bolacha 
Retirar a massa em volta em excesso
Juntar a massa que sobra à bola original
Cortar o papel vegetal em redor das bolachas Colocar num tabuleiro e levar ao forno por 10/15 mins a 170º
 Preparação Nougat e Cobertura
Colocar o açúcar e a água numa frigideira Levar ao lume até caramelizar
e mexer só quando começar a ficar amarelo
Juntar as amêndoas E mexer bem
Untar um tabuleiro com manteiga
e colocar uma folha de papel vegetal
também untada com manteiga
Espalhar a amêndoa bem e deixar arrefecer
( demora mais ou menos 1 hora )
Partir em pedaços Partir o chocolate em pedaços para uma taça
Colocar as natas a ferver por cima e mexer bem
Deixar arrefecer por completo
Colocar um pouco do chocolate na bolacha
Colocar o nougat por cima Repetir até acabarem as bolachas


Umas bolachas bem diferentes, mas muito saborosas :)

Espero que tenham gostado e muito obrigado pela vossa visita e comentários :)

57 comentários:

  1. Hmmmmm que regalo ^^
    As bolachas de limão só por si devem ser deliciosas, mas com o acréscimo da camada de chocolate e ainda para mais, um delicioso nougat, hmmmmmmm!!
    Já estou aqui a salivar :DD

    ResponderEliminar
  2. Agora fiquei com desejos de comer um Nougat!
    Tenho mesmo que experimentar esta receita ;)

    ResponderEliminar
  3. Que pecado! Adorei!
    São muito apelativas - tanto visualmente como pelos ingredientes :)

    ResponderEliminar
  4. Cada camada é uma perdição!!A base de limão,só por si, já é uma tentação. Com o chocolate e o nougat é puro pecado de gula ( e que maravilhoso pecado!!).
    Bj e bom domingo
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Hum tem tão bom aspecto , deliciosas :)

    So fazes coisas boas


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Mas que óptimo aspecto :D

    Parabéns :D

    Vou com certeza experimentar o nougat :D

    Bom Domingo!

    ResponderEliminar
  7. Mas que gulosas!
    Nem são simples bolachas, são autênticas sobremesas completamente irresistíveis!

    ResponderEliminar
  8. Uma curiosidade :)
    Já alguma vez foste à praia da figueira da foz? Pois é... há muitos anos atrás era o meu sogro e seus filhos que vendiam nougat na praia... hoje em dia vendem a famosa bolacha americana :)
    Tudo isto para dizer que sei fazer o nougat mas a receita que conheço é com amendoim lol
    É uma delicia e caseirinho é melhor ainda :)
    Adorei as tuas bolachinhas :D

    Bjs e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Romy :)

      Já fui à Figueira, mas nunca reparei :) Sim, a receita "normal" é com amendoim, mas preferi usar a amêndoa :)

      Muito obrigado!

      Eliminar
  9. Uau, que aspecto fantástico! Adoro nougat, aqueles pacotinhos amarelos deixam-me a salivar!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Muitos parabéns pela tua criatividade! Uau!! Que belas bolachas!

    ResponderEliminar
  11. ÉS MESMO UM MESTRE BOLACHEIRO....ADOREI FICARAM TÃO LINDAS.
    ATÉ APETECE DESVIAR ALGUMAS.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  12. Céus!!!!!!!!! Diogo as tuas bolachas estão com um aspecto MARAVILHOSO! São sempre tão cheias de imaginação e vida! Parabéns!
    1000sabores1000maneiras.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Sempre adorei Nougat, mas a mim fazem-me lembrar a Feira de S. João das Lampas... Que ideia tão roiginal, nunca me ocorreria umas bolachas assim. Parece-me uma combinação fantástica! Beijinhos e parabéns pela criatividade ;)

    ResponderEliminar
  14. Adorei a bolacha o nougat, as fotos, tudo, muitos parabéns

    Paula

    ResponderEliminar
  15. Como sempre de uma enorme originalidade!!!
    Cada vez que venho até ao teu blogue, só me apetece comer uma dúzia das tuas bolachas :))
    Beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  16. Ai Diogo...não posso aqui vir...dás-me cabo da dieta. Eu sou da figueira (tal como o sogro ali da Romy) mas conheço o nougat com amendoim. Muito bom. E se calhar é melhor nem aprender a fazer para não me tentar. De vez em quando compro no Hiper, mas não é a mesma coisa. Aqui na praia era apregoada como "pinhoada". O pregão era: "Chupa chupa ou pinhoada" e vinham nuns cestinhos que nós crianças, só de olharmos para dentro deles, dava vontade de mergulharmos lá dentro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dieta? o que é isso :D

      Sim, o "original" é com amendoim, mas este é igualmente bom :) Os de hiper é só corantes, são tão fáceis de fazer que não há desculpa ;)

      Eliminar
  17. Parece-me bem :)

    Beijinho e bom proveito*

    ResponderEliminar
  18. Olá,

    Adorei as bolachinhas, tambem quero!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Adoro as tuas bolachas... São sempre tão diferentes, únicas...e com um aspecto fantástico!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Ate me cresceu água na boa :D que bom aspecto porra :D

    ResponderEliminar
  21. Mais uma receita fantástica... Outra para experimentar!!!
    Que verdadeira delicia!!! Limão, chocolate e nougat... Adorei!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  22. OLÁ DIOGO,
    SIMPLESMENTE LINDAS E DELICIOSAS!

    BEIJOS E ÓTIMA SEMANA!

    ResponderEliminar
  23. Diogo, fiquei abismada com esta delícia em camadas - ADOREI a ideia! Acho q é uma boa sugestão p os meus cabazes de natal, hehe! Bjinhos!

    ResponderEliminar
  24. Mas que aspecto maravilhoso!!! ;D
    Parabéns! ;)

    ResponderEliminar
  25. Diogo,

    Estive muitas e muitas vezes na paragem de camioneta de Entrecampos, lugar que tinha um odor característico de uma árvore qualquer que por lá morava e que, agora, não me ocorre o nome, mas que sempre se comentava...

    Mas conseguiu mais barato que eu ! lol
    é que, no meu tempo, a senhora vendedora que por lá deambulava, dizia: "Olh'ó nougat ! É 3 100, 3 100 !!!" (3 nougats = 100 escudos)

    Um efeito invulgarmente fantástico foi conseguido nessa pilha de bolachas tão convidativas !
    Parabéns, convenço-me totalmente a cada publicação sua de que tem de facto mão para fazer bolachas lindas como essas com que nos contemplou !

    Adorei o passo a passo, Diogo, que bom que me ensinou a fazer nougat !
    Obrigada !

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora não tens desculpa para não fazer...e claro, com chocolate :D

      Beijo

      Eliminar
  26. Olá Diogo ! Grande mestre !!!
    Sabes, que assim que vi as imagens destas tuas bolachas veio-me á lembrança a história que contas no inicio deste post... Que engraçado ! Também esperei muitas vezes pela camionete no Campo Grande, e é verdade que estava lá sempre o tal Senhor...
    Adorei conhecer esta receita.
    Um grande beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Serio? Engraçado :)

      Esse senhor pelos vistos era bem conhecido :)

      Eliminar
  27. Olá, Diogo! Três camadas de tentação numa bolacha! Que ideia engenhosa e deliciosa!
    Adorei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Olá Diogo, estou aqui te visitando à pouco tempo, mas estive hoje em uma livraria grande em um shopping e vi um livro lindissimo sobre bolachas.Folhiei o livro e a impressão que tive foi de estar vendo seu blog.Então pensei, para que comprar um livro se eu tenho o "a culpa é das bolachas".Parabéns, um abraço.

    ResponderEliminar
  29. Olá Diogo,
    Sempre aprendo contigo e adoro... Eu não conhecia Nougats e nem tinha ouvido falar (risos)... Você sabe onde eu posso encontrar? Fiquei curiosa...
    ADOREI as suas bolachas!!! LINDAS e parecem DELICIOSAS!!!
    Beijos e uma ótima semana, Irene

    ResponderEliminar
  30. Tem um aspecto delicioso :)

    Continua com o teu projecto!

    ResponderEliminar
  31. Mãezinha........o que é isto??!!!
    Completamente impróprio para cardíacos!!!
    Estas bolachas estão LIIIIIIIIIIINDAS!
    [http://luzescamerafogao.blogspot.pt/]

    ResponderEliminar
  32. Um regalo para os olhos :))
    Consegues sempre surpreender!
    Adorei estas bolachinhas em tricamada e adoro nougats!
    Acho que ficou perfeito essa combinação de texturas e sabores, e claro, o chocolate não podia faltar a abrilhantar ainda mais a receita :))
    Parabéns!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  33. estas bolachas estão uma verdadeira tentação :) Consegues sempre juntar ingredientes deliciosos numa combinação irresistível :) fantástico (como sempre) beijinho

    ResponderEliminar
  34. Tens imenso jeito.
    Adorei o passo a passo.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Olá Diogo!
    Andava tentada a experimentar fazer nougats, com amendoim... agora que revelas todos os segredos ficou mais fácil!
    Caramelo e chocolate, frutos secos e uma bolacha... sabes o que falta?
    Falta eu poder provar uma... ou várias!
    Bjs

    ResponderEliminar
  36. Ótima receita. Suas bolachas estão, como sempre, deliciosas e lindas.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  37. Olá Diogo,
    Mais uma receita que me deixa de olho arregalado e a salivar, pois adoro nougat e estas bolachinhas são uma tripla tentação!!
    Imagino o trincar e o sabor delicioso que devem ter. Mais umas para a minha lista...
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  38. Muito obrigado a todas/os pelos vossos comentários! :) Ficaram diferentes, mas igualmente deliciosas :)

    ResponderEliminar
  39. olá diogo,
    que aspecto maravilhoso qu estas bolachinhas têm...é dificil não repetir os comentários anteriores mas estão msm com optimo ar e as fotografias tb ficaram mt bem =)beijocas

    ResponderEliminar
  40. Bom dia Diogo! É precisamente este tipo de habilidade e criatividade a que me refiro no ultimo post do meu blog :) Isto é muito à frente :) Adorei esta ida ao baú das recordações buscar o nougat, que parece ter desaparecido do mapa ultimamente. Qualquer dia tens de transformar o blog numa marca. Com a marca podia vir uma cookie shop. E assim já podia ir provar todas estas tuas delícias;)

    ResponderEliminar
  41. Adoro bolachas de limão e desde garota que como imensos Nougat! Esta combinação deve ser magnífica!

    ResponderEliminar
  42. Hehe mais umas bolachinhas gulosas para a minha lista :D
    Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  43. Que perdição de bolachas... Quem me dera prová-las!

    ResponderEliminar
  44. que combinação de sabores maravilhosa e diferente, devem ter ficado deliciosas:P

    ResponderEliminar
  45. Que bolachas deliciosas, esse nougat está de lamber os dedos :P
    Beijocas

    ResponderEliminar
  46. Gostei do raciocínio...porque não juntar 3 "coisas" simplesmente irresistíveis, numa só?!
    Estou deliciada, como de todas as vezes que aqui venho, com a originalidade, a combinação de ingredientes e, claro, com o resultado final!
    Gostei de tudo, mas esse nougat traz mesmo saudades do "tempo do escudo" eheh Sou fã e com amêndoa nunca comi. Tenho de fazer, "afinal" é mais fácil do que imaginava...e para matar a gula costumo comprar nos hipermercados.
    Anotado! :)

    ResponderEliminar
  47. Que bolachas lindíssimas, Diogo!!! Fiquei encantada com essa decoração de nougat! Ficam muito elegantes!!! Adorei a receita! Obrigada ;)

    ResponderEliminar
  48. Olá, boa noite!

    Parabéns pelo blogue.
    Adorei as bolachinhas e esse bolo com maltesers ficou registado nas receitinhas a fazer.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Outras tentações