domingo, 17 de junho de 2012

Bolo de Banana e Cerejas


Geralmente como uma banana todos os dias, mas em bolo só tinha comido uma vez e gostei tanto que  fiquei desde então  com vontade de fazer um bolo com esta maravilhosa fruta e como vi recentemente esta receita no Flagrante Delicia , decidi então avançar :)

O resultado é uma textura extremamente cremosa e fofa, tanto que se cola literalmente aos dedos e à boca, deixando um rasto doce maravilhoso e um sorriso de orelha a orelha. A cereja cria uma harmonia e dá o toque especial. 


Ingredientes:
130 gramas de manteiga
225 gramas de açúcar
2 ovos
1 colher de chá de essência de baunilha
1/2 colher de chá de canela em pó
180 gramas de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
3 bananas pequenas bem maduras
Cerejas com caroço Q.B.

Preparação:
Bater a manteiga com o açúcar Esmagar as bananas com um garfo
Juntar as bananas ao creme Bater bem
Juntar a baunilha e a canela e bater  Juntar os ovos e bater entre cada adição
Untar a forma com manteiga e polvilhar com farinha
Peneirar a farinha para o creme
Envolver bem
Colocar o creme na forma Colocar as cerejas no topo do creme
Levar ao forno por 45 minutos a 170º

A cereja no topo no centro do bolo :)

Espero que tenham gostado da minha receita desta semana, muito obrigado pela vossa visita e por todos os vossos comentários tão simpáticos e motivadores :)

45 comentários:

  1. NÃO SOU GRAND APRECIADORA DE BANANA MAS ADORO CEREJAS.
    MAIS UM BOLO FANTÁSTICO,O INTERIOR ESTA PERFEITO.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Olá Diogo! Gostei muito deste bolo, porque também sou fã de bolos de banana e adoro cerejas! O toque mais ácido da cereja deve ter resultado muito bem ;) Só as fotos do interior já dão água na boca!
    Beijinhos, Inês

    ResponderEliminar
  3. Fiquei rendido com esta descrição "...se cola literalmente aos dedos e à boca.." e as fotos bem o comprovam. ^^
    Também provei em tempos bolo com banana mas sinceramente não me lembro muito bem, está na altura de reavivar memórias com um ligeiro upgrade! :D
    Sugestão deliciosa, continuação.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Gostei da tau descrição "deixando um rasto doce maravilhoso e um sorriso de orelha a orelha" :)
    Um bolo lindo!!
    Também gosto muito de banana em bolos, ao natural e em batidos. Sem esquecer a dupla banana e chocolate. Mas nesta altura do ano, as cerejas são mesmo a cereja no topo do bolo! :)
    E as fatias destes bolo, devem ser como as cerejas e as conversas... :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Bananas e cerejas = melhores frutos de sempre,adoro, são os meus favoritos! Este bolo só pode ser bom, ou muito bom! :)

    ResponderEliminar
  6. Ficou com óptimo aspecto, sim senhor :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  7. Tem um aspecto delicioso!
    Mas só com banana, aqui por casa gostam só de cerejas a cair da arvore, ou em sobremesas rápidas!
    Mas eu, até provava uma fatia!! :))

    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Bem, este bolo tem um aspecto maravilhoso!!!
    Já está no meu bloco de notas (a fazer).
    Bjs
    Sãozita

    ResponderEliminar
  9. Mais uma vez, os teus bolos têm um aspecto fantástico... Acabo por experimentar (quase) todos! Acho que este não vai ser excepção!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. mais uma maravilha ele esta super so que eu comia uma fatia e pedia mais outra ja estas a ver? adorei bjs b.d

    ResponderEliminar
  11. Olá Diogo,
    As receitas da Leonor Bastos são excelente! Já experimentei várias, o livro dele está na minha lista de desejos, ainda não o tenho!
    Este bolo nunca fiz, as cerejas ainda o tornaram melhor e mais bonito!
    BJs

    ResponderEliminar
  12. Gostei da combinação das duas frutas. Deve ter ficado uma delicia.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  13. Não gosto de me estar sempre a repetir, mas sublinho, bolos com banana deixam-me embevecida, não sei se por me recordarem o cheiro que ficava pela casa quando a minha mãe fazia, se pelo sabor doce que deixa na massa :) Adoro bolo de banana que empasta e cola-se ao céu da boca, agora ainda juntar cerejas o quadro fica mais que perfeito, porque para mim não há fruta mais apetecível e bonito que a cereja :)

    ResponderEliminar
  14. Adoro bananas nos bolos, acho que dá uma humidade e textura fabulosas.
    Esse bolo ficou com muito bom aspecto, as cerejas devem contrastar muito bem :)

    ResponderEliminar
  15. Fantástico este bolo...simplesmente perfeito...adorei.

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  16. Que maravilha de Bolo como sempre!!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Nunca comi bolo de banana, mas já ouvi tão boas opiniões que tenho mesmo de experimentar. O teu parece ter ficado tão fofo! Adoro a textura dos teus bolos, parece ficar sempre perfeita. :) Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  18. Mais um bolo-maravilha. Embora não seja grande fã de banana ,em bolos gosto imenso e então misturada com cereja ficou com um aspeto fantástico.
    Bj e boa semana
    Márcia

    ResponderEliminar
  19. OLÁ DIOGO,
    COM ESSA MISTURA DE SABORES SÓ PODE TER FICADO DELICIOSO E MUITO
    LINDO!
    BEIJOS E BOA SEMANA!

    ResponderEliminar
  20. Olá Diogo,
    É um grande prazer passar por aqui... Nossa!!! Uma receita +++ DELICIOSA que a outra... Esse bolo deve ter ficado MARAVILHOSO!!! Levei a receita comigo...
    Ah!!! As suas fotos também são simplesmente LINDAS!!! Parabéns!!!
    Beijos e uma excelente semana, Irene

    ResponderEliminar
  21. Bom dia!

    Gostei muito do bolo, resultante de uma feliz combinação.

    ResponderEliminar
  22. Encontrei o teu blog por acaso e, adorei. Adoro as tuas fotos e as tuas receitas originais. Já me tornei seguidora.

    ResponderEliminar
  23. Adorei a textura, certamente uma delicia este bolo! :)

    ResponderEliminar
  24. Seu bolo ficou com uma aparência super macia. Ótima receita!!

    Abraços, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  25. banana e cerejas, nunca me tinha lembrado mas parece-me irresistível! adoro ambos e assim num bolo deve ser uma tentação! beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Não me lembrava de misturar os dois frutos, a cereja com a banana, claro está que fiquei curiosa ;)

    STYLE TRACES
    ST FACEBOOK PAGE

    ResponderEliminar
  27. Uma tentação esta deliciosa combinação de saborea!Perfeito!boa semana:)

    ResponderEliminar
  28. Hum, bolo de banana! Sou fã de bolos com banana (e saídos do forno, bem quentinhos, nem se fala!) mas cá em casa tenho o azar de ninguém apreciar. Parece delicioso, e de facto essas cerejas são mesmo o topo do bolo (apesar de estarem ao centro, eheh). Bjs*

    ResponderEliminar
  29. Apesar de a banana não ser dos meus frutos preferidos, só a descrição que tu fazes do bolo...dá-me vontade de experimentar. Já as cerejas...comia kilos se pudesse.Se juntar os ingredientes para um bolo....melhor.
    Parabéns mais uma vez.
    Ana

    ResponderEliminar
  30. olá!!
    banana e cerejas, dois dos meus frutos favoritos juntos num delicioso bolo:D nhami nhami
    espero que tenha uma ocasião para o fazer brevemente:P

    ResponderEliminar
  31. olá senhor bolacheiro,
    cá temos mais uma receita maravilhosa =) um bolinho de banana que ficou com optimo aspecto. esta semana para além de elogiar a tua sugestão vou também elogiar as tuas fotografias que estão fantásticas!!beijocas

    ResponderEliminar
  32. E as fotos não mentem, Diogo, apenas confirmam a sua descrição ! :-)
    Gostei da combinação que sugere e gostei muitissimo do bom aspecto com que ficou o bolo.
    É mais uma receita para experimentar, sem dúvida ! :-)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  33. Bem DIogo...este bolo parece mesmo estar delicioso! ja vi umas quantas receitas com cerejas...mas este, com banana, e a textura que fica...hmmm acho que serei a próxima a fazê-lo:p ficou mesmo fofo, de aspecto e de textura:) um excelente dia!

    ResponderEliminar
  34. Ora aqui estão duas frutas que eu muito gosto.. ficou muito bonito!

    ResponderEliminar
  35. Olá Diogo, nossa que cantinho mais saboroso.
    To parecendo uma formiga totalmente perdida no meio de tantas gostosuras.

    Parabéns pelas belas receitas, o passo a passo e as fotografias que deixa a gente com água na boca.

    Te seguindo e ficar por dentro das boas receitas.


    Neide Medeiros
    www.kalanguinho-rosa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  36. Olá, Diogo!!

    Huummm...demais!!

    Adoro bananas no uso culinário!!Tenho várias receitas de bolos e tortas usando-as, mas nunca é demais rsrsr!!Esta sua combinação com cerejas...ah!!Dos Deuses!!Queria muito uma fatia, cheia de cerejas, para tomar com cafezinho ou chá!!!Bjs, Dy.

    ResponderEliminar
  37. Essa seleção de bolos está irresistível.Cada um mais apetitoso que o outro.Dá vontade de experimentar todos com um chá ou um cafezinho feito na hora.Humm.
    Vanderleia _ blog. comeresocomecar.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  38. Seu blos eh uma tentação!!!!!!!!!
    adorei!

    tem post novo lá no blog
    estou te esperando :)

    me segue
    @eris_dias
    facebook.com/dias.erica
    www.cor-de-damasco.blogspot.com

    ResponderEliminar
  39. Fantástico, sem dúvida uma óptima combinação :):)

    ResponderEliminar
  40. Olá Diogo ! Já tinha saudades de vir espreitar os teus bolinhos !
    Adoro o teu blog e admiro-te muito, acho girissimo os bolos que fazes e como ficam lindos e deliciosos.
    Este é mais um exemplo de bolo com fruta delicisoso. Obrigado por partilhares todas estas delicias.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  41. Olá Diogo,
    Já experimentei vários bolos com banana e eu, pessoalmente, não os aprecio muito, mas cá em casa, o resto da família adora-os e este, com a combinação das cerejas, deve ser bem mais interessante.
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar

Outras tentações