domingo, 6 de maio de 2012

Bolo de Noz com Cobertura "Crumble" de Chocolate e Noz


Hoje é dia da Mãe e decidi fazer um bolo com um ingrediente que a minha Mãe gosta muito, ou seja, a Noz.

Para o bolo segui a receita da Filipa mas para a cobertura queria fazer algo especial, e por isso inspirei-me na minha cobertura do meu Bolo de Maçã.

O resultado é um bolo com uma textura fora do comum, devido à noz moída, ficando fofo e húmido com um sabor um pouco doce/amargo ( porque a Noz é um pouco amarga) e com uma segunda camada de sabor na sua cobertura crocante devido ao chocolate e nozes inteiras.

Um bolo rico em sabor e substancia, perfeito para um dia tão especial :)

Ingredientes:
Cobertura:


100 gramas de farinha
20 gramas de chocolate em pó
85 gramas de açúcar mascavado amarelo
90 gramas de manteiga

Nozes Q.B.
Bolo:


6 ovos
100 gramas de açúcar amarelo
50 ml de Maple Syrup
250 gramas de nozes moidas
100 gramas de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela
Preparação:

Crumble:
Juntar todos os ingredientes numa taça Misturar tudo com os dedos
Até formar uma bola Embrulhar e levar ao frigorífico por 30 minutos 
Bolo:
Triturar as nozes Bater a manteiga, o Maple Syrup e o açúcar
Até ficar um pequeno creme Separar as gemas das claras
Juntar as gemas uma a uma ao creme
continuando sempre a bater
Bater as claras em castelo
Juntar a farinha e o fermento peneirado Envolver bem
Juntar as nozes moídas e envolver Incorporar as claras e envolver
Untar uma forma com manteiga e polvilhar com  farinha
Retirar a massa do crumble do frio
Colocar o creme na forma
Cortar a massa em pequenos pedaços
E espalhar no creme Colocar as nozes
Levar ao forno por 30/40 minutos a 170/180º


Espero que tenham gostado e um bom dia da Mãe para todas/os :)

Muito obrigado pela vossa visita e comentários :)

48 comentários:

  1. Gostei muito, chocolate + nozes = WOW
    Mais uma receita a experimentar futuramente.
    Pena a minha mãe não ser grande apreciadora de chocolate :(

    ResponderEliminar
  2. Fiquei com água na boca! Tenho de experimentar esta receita :)!

    ResponderEliminar
  3. Olá Diogo!
    O teu bolo ficou simplesmente um luxo...um beijinho e resto de um bom domingo:))

    ResponderEliminar
  4. Se estás no céu com o meu bolo de chocolate, eu acho que acabei de chegar ao paraiso... chocolate e nozes, que combinação! adorei :)

    ResponderEliminar
  5. Esse crumble tem ar de ser absolutamente maléfico! :)

    ResponderEliminar
  6. Hummmm, parece-me uma óptima escolha realmente Diogo:) plo aspecto está divino:p beijinhos e um muito feliz dia das Mães!

    ResponderEliminar
  7. Um bolo perfeito para o dia de hoje, para a mãe!
    Lindo! Lembrei-me logo do bolo de maçã e alfarroba que tanto adorei.
    Este também deve ser uma delícia, como já nos habituaste.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. OLÁ DIOGO!
    COM CERTEZA A TUA MÃE FICOU MUITO FELIZ DE GANHAR
    UM BOLO TÃO LINDO E DELICIOSO!

    QUE A TUA MÃE TENHA UM DIA FELIZ!
    BJS

    ResponderEliminar
  9. a tua mae tem mta sorte de ter um filho que sabe fazer coisinhas mt boas assim como este bolo que esta 5* mt bonito feliz dia de mae bjs

    ResponderEliminar
  10. Hummm: nozes e crumble de nozes e chocolate!! Que mais se pode desejar? Eheh.
    Soberbo!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. Esse crumble até dá dores...Que bom esse bolinho!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  12. Olá, Diogo!A tua mãe deve ter adorado este rico bolo!Deves ser um orgulho para ela!Sabes, agora vou para a cozinha com a minha filhota fazer bolachas e escolhi uma receita das tuas. Tinha que ser, afinal a culpa é das bolachas!Depois mostro o resultado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. COMO SEMPRE UM BOLO QUE ME DEIXA COM ÁGUA NA BOCA...SIMPLESMENTE DELICIOSO.
    BJS

    ResponderEliminar
  14. A tua mãe vai adorar de certeza :)
    Feliz Dia da Mãe *

    ResponderEliminar
  15. Tão bonito que ficou Diogo, ai que mãe cheia de sorte;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  16. De facto, uma combinação super saborosa: chocolate & noz! Yummy! Hei de experimentar fazê-lo um dia, de certeza! Bjinhos!

    ResponderEliminar
  17. Mas isto deve ser tão bom Diogo, maravilhoso mesmo...bjs

    ResponderEliminar
  18. Que sorte tem a sua mãe ein Diogo,ter um filho prendado assim... ela deve ter adorado. Ficou lindo e de certeza saboroso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Esses contrastes....deve estar delicioso :)

    ResponderEliminar
  20. Ficou uma maravilha esse bolo :)
    A tua mãe deve ter adorado :)

    Bjokas

    ResponderEliminar
  21. Este eu já levo a receitinha para fazer Diogo, pois está com um aspecto delicioso além de que para mim nozes e chocolate combinam extremamente bem..Beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  22. Que bolo lindo, adorei essa cobertura, deve ser divinal.
    Um beijo e boa semana

    ResponderEliminar
  23. Lindo...lindo...eu adoro noz e os teu bolo ficou tão lindo...

    bjs

    ResponderEliminar
  24. Que mãe sortuda a tua! hehe! Há que mimar as nossas mães da melhor forma, pois elas tão nos estragaram com 1001 miminhos..
    É o tipo de bolo que também seria aperciado pela minha mãe, mas infelizmente não pude estar com ela hoje... Mas a receita fica anotada.
    Beijinho e bem haja pela tua deliciosa partilha!

    ResponderEliminar
  25. Olá Diogo,
    Nossa!!! Esse bolo está de matar... de tanta vontade de comer... Que DELÍCIA!!!
    Você é D+++!!! Não tem como errar... As suas explicações são ótimas... Levei a receita comigo...
    Beijos, Irene

    ResponderEliminar
  26. Sempre com deliciosas sugestões!
    Experimentei o de maçã e certamente experimentarei este também :)

    ResponderEliminar
  27. todas as semanas quando venho ao teu blog penso sempre que bom seria ir a uma pastelaria e encontrar os teus bolos :) acho que farias muito sucesso! um bolo de noz agrada-me sempre muito então com esta cobertura :)perfeito!

    ResponderEliminar
  28. Olá Diogo,
    Confesso que acabei de sentir uma pontinha (pequenina) de inveja da tua mãe, ahahah!
    Bjs

    ResponderEliminar
  29. Perfeito!
    Adoro o teu blogue e o teu dom de Espetacular Pasteleiro. Parabéns e Felicidades!
    Bj.
    http://odelicodoce.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  30. Uau, que bolo maravilhoso!
    Ficou muito especial, parabéns!
    Léia

    ResponderEliminar
  31. Mais uma maravilha saída das tuas mãos e da tua cozinha Diogo, aposto que encheu de felicidade a tua mamã

    beijinhos e obrigada uma vez mais pela partilha!

    ResponderEliminar
  32. Que combinação maravilhosa, chocolate e nozes!!
    Deve ser super delicioso!!

    ResponderEliminar
  33. Olá Diogo ! não consigo resitir ... Voltei hoje para cuscar esta cobertura :) Ficou-me debaixo de olho ! Vou experimentar coloca-la no meu bolinho de noz e cenoura :)) Depois mostro como ficou !
    O teu está simplesmente ... Perfeito !
    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  34. Olá Diogo:)
    O bolo ficou maravilhoso, adoro a cobertura de crumble de chocolate e noz! A tua mãe deve ter-se sentido bem especial, com um presente tão cheio de carinho:)
    Tenho que o experimentar, o meu marido passa a vida a pedir-me bolos de noz e esta versão só pode ser deliciosa!!:D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Este bolo está perfeito!
    Sou mesmo fã de bolos de noz, é um dos meus favoritos...
    A textura é a ideal, sem dúvida que ficou super fofo e delicioso. Gostei muito da ideia do crumble, além do efeito lindíssimo, a combinação de sabores é completamente irresistível! :)

    ResponderEliminar
  36. As nossas mães têm gostos parecidos :)
    A ideia do crumble é fantástica, vou experimentar!
    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  37. Parabéns, o bolo ficou maravilhoso, também sou apreciadora de nozes.

    ResponderEliminar
  38. Olá Diogo. Que lindo este bolo. Parece estar muito saboroso. Suas receitas são ótimas.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  39. Olá Diogo,
    Parabéns pelo dia de hoje!!! Hoje é dia do cozinheiro...
    Grande beijo, Irene

    ResponderEliminar
  40. Diogo, é fantástica a paciência que tens para fotografar estes passo-a-passo :) Muito generoso da tua parte, já que ajuda concerteza a tirar dúvidas. Esta cobertura crumble é soberba e transforma qualquer bolo :)

    ResponderEliminar
  41. Bom já engordei uns 5kgs só de ver este blog....estou a salivar :D

    Adoro vou continuar a passar por cá e a engordar

    Kiss Kiss

    ResponderEliminar
  42. Olá Diogo,
    Esta receita, embora não tivesse tido tempo de a comentar no dia, já cá tinha andado a xeretá-la e vai ser reproduzida cá em casa, ainda hoje, pois ficou-me debaixo de olho...
    Depois conto como correu...
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  43. Também já experimentei este :) Divinal!!!

    ResponderEliminar
  44. Hey Diogo.
    Que quantidade de manteiga leva o bolo?
    Thanks,
    Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mi! De faccto, grande falha! Já não me lembro, mas pela foto parece-me umas 100 / 125 gramas!
      Desculpa não ter resposta melhor!
      Beijo Diogo

      Eliminar

Outras tentações