domingo, 20 de maio de 2012

Bolo de Cenoura, Nozes e Amêndoas


Já à algum tempo que andava a pensar em fazer uma receita "mais saudável" :) 
Algo diferente ( sem chocolate! :) ) e com ingredientes não muito utilizados em bolos.

E é assim que aparece a cenoura, este saboroso e versátil alimento que faz com que os nossos olhos sejam lindos! :) 

O resultado é um bolo muito encorpado, com uma textura solta e suave, que contrasta com o crocante da noz e da amêndoa. E é mesmo esse contraste todo de sabores e ingredientes que o torna especial, muito saboroso e irresistível :) 


Ingredientes:
100 gramas de miolo de noz
225 ml de óleo
3 ovos
225 gramas de açúcar mascavado
200 gramas de cenoura picada
100 gramas de amêndoa
280 gramas de farinha
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
Meio limão

Preparação:
Juntar os ovos, a baunilha, o óleo e o açúcar Bater muito bem
Até ficar um creme Juntar as cenouras picadas
Envolver bem Juntar o miolo de noz partido e envolver
Juntar a amêndoa e envolver Juntar o sumo de meio limão
Juntar a farinha, o fermento, o gengibre e a canela Peneirar para o creme
Envolver bem Até ficar um creme homogéneo
Colocar numa forma
previamente untada com manteiga e peneirada com farinha
Levar ao forno por 45 minutos a 180/170º


Espero que tenham gostado da minha receita "mais saudável" desta semana ;)
Muito obrigado pela vossa visita, comentários e apoio :)

58 comentários:

  1. Adoro bolo de cenoura! Ja' fiz com amêndoas e também com nozes, mas com as duas juntas nunca! Fiquei curiosa com o sabor e pelo aspecto deve ter ficado delicioso!
    Léia

    ResponderEliminar
  2. MESMO NÃO TENDO CHOCOLATE FICOU UMA DELICIA.
    OS INGREDIENTES AGRADAM-ME.
    ESSA FATIA JÁ SE COMIA...
    BOM DOMINGO
    BJ

    ResponderEliminar
  3. Diogo!
    Como sempre o teu bolo ficou lindíssimo e certamente uma grande delicia...um beijinho e um bom domingo:))

    ResponderEliminar
  4. Gostei e muito!! já pensas-te em utilizar farinha intregal?? eu gosto muito e ficam ainda mais saudaveis!! bom domingo, bjs

    ResponderEliminar
  5. whoua ele esta um luxo mt fofinho e esses ingre sao mesmo mt bons para a saude adorei o miolo que esta mt fofinho parabens esta o top bjs e b.d

    ResponderEliminar
  6. Mas que bolo maravilhoso...muito bom mesmo...bjs

    ResponderEliminar
  7. Lindo, lindo. Ficou tão lindo como ficam os olhos de quem come cenoura.
    Beijo
    Maria

    ResponderEliminar
  8. Bons dias, Diogo! Adorei as fotos do bolo já terminado, parece mesmo que contam uma história :) e pelos ingredientes parece-me que ia gostar muito dele!
    Bom domingo :)

    ResponderEliminar
  9. O bolo deve ter ficado uma delícia! Cenoura, nozes e amendoas! Vou experimentar, mas vou-lhe pôr uma cobertura de chocolate eheh não resisto! Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Claro que gostamos :)
    Lá por não ter chocolate não quer dizer que não seja muito bom!
    E eu adoro bolos de cenoura com frutos secos, ficam super fofos e com uma humidade característica.
    Essa fatia está divinal! :)
    Um beijinho e bom domingo.

    ResponderEliminar
  11. A Cenoura desapareceu lol

    Eu costumo fazer um bolo de cenoura em que o bolo fica todo laranjinha :)

    Mas este não deixa de ter um bom aspecto :)

    ResponderEliminar
  12. Excelente!!! Ficou fofinho e dá vontade de trincar :)

    Bjokas e bom domingo**

    ResponderEliminar
  13. Estamos em sintonia, a cenoura reinou nas nossas cozinhas :D
    E que bom que deve ter ficado este bolo, nozes e amêndoas num bolo de cenoura :)
    Sem dúvida irresistível!

    ResponderEliminar
  14. adoro este tipo de bolos! fico c a minha barriguinha feliz. but don't get me wrong, uma cobertura de chocolate ficaria um estrondo..so assim p atiçar! ;) gosto mt das tuas receitinhas e das fotos, claro!

    ResponderEliminar
  15. Gostei muito Diogo, os ingredientes foram muito bem escolhidos, o uso de especiarias com os frutos secos resulta sempre muito bem.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Adorei o blog, delicia
    Estou seguindo, conhece meu blog e se gostar segue =]

    http://www.extremamentevaidosas.blogspot.com.br

    kiss

    ResponderEliminar
  17. Olá Diogo. Por vezes, temos q deixar o chocolate e fazer receitas mais saudáveis cm dizes, mas ñ menos saborosas. Gosto mt do sabor da cenoura em consonância com os frutos secos - fica um sabor mt rico e macio :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  18. Diogo eu adorei este bolo. Lembra-me um que tenho no blog que ainda tem maçã e é uma maravilha.
    Um beijo e boa semana

    ResponderEliminar
  19. O verão está chegar e as pessoas procuram cada vez mais receitas como essas! As receitas saudáveis são sempre bem-vindas, eu gosto!

    ResponderEliminar
  20. Diogo,
    O teu blogue e os teus bolos são todos uma inspiração tenham chocolate ou não.
    Há pessoas que tem um certo dom para a pastelaria tu és um deles!
    Parabéns!
    Quanto a mim sou uma principiane neste tipo de mundo virtual.
    Caso querias fazer-me uma visitinha aqui fica o meu endereço:
    http://odelicodoce.blogspot.pt/
    Felicidades e um beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Uma cobertura de chocolate negro, ou umas pepitas deste chocolate, com muito cacau, e pouco açúcar, também é saudável! ;)
    Adoro bolos deste género, tenho de experimentar esta receita.

    ResponderEliminar
  22. Bem com essa desculpa do "saudavel" sempre se pode comer mais um bocadinho :)

    ResponderEliminar
  23. Para mim um cozinheiro é alguém que tem uma relação íntima com a cozinha :) e tu, és especializado em doces!

    Acho que me fico por bolinhos deste tipo, camuflados pela palavra saudável ehehe

    ResponderEliminar
  24. Parece-me muito bem! Obrigada por partilhares :D

    ResponderEliminar
  25. Olá Diogo: este bolinho está mesmo a pedir para ser saboreado.Nozes,amendoas e especiarias...hummmmm,que delícia!!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  26. Uma fatia agora para a seia calhava tão bem :)

    ResponderEliminar
  27. Hum...que bom aspecto...adorei a textura do interior do bolo, parce tão fofo, tão suava...nham nham.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Parece-me muito bem ! Deve estar uma delicia !
    Obrigada pela partilha.
    http://ideiasdamoranguetes.blogspot.pt/
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  29. olá bolacheiro =)
    que optima combinação de sabores que temos aqui nestes bolinho.A mim agrada-me especialmente a cenoura, que fica sempre tão bem em bolos, e faz os olhos bonitos, como tu mt bem disses-te!!
    beijocaa

    ResponderEliminar
  30. Uau!!! Você me matou... de tanta vontade de comer esse bolo MARAVILHOSO (risos)!!!
    Nossa!!! ADOREI a mistura de sabores... Cenoura, nozes e amendoas... Hummm!!!
    Beijos, Irene

    ResponderEliminar
  31. OMG! poorquê que fazes isto? eu não disse que estou de dieta? sai satanás, sai!:p só o aspecto do bolo já engorda de tão fofo que parece estar:) eu adoooro bolo de cenoura, é dos bolos que mais vai à minha missa e que mais vezes faço:p e este com o toque das nozes,amêndoas e gengibre com canela, tentação divina mesmo! ADOREI! está super original, coisa que adoro na cozinha, está sublime e nem é preciso provar para sentir a textura!está à vista!:)

    ResponderEliminar
  32. Os frutos secos são sempre uma boa opção em termos de alimentação saudável, aliás os médicos recomendam a sua ingestão diária em doses moderadas, claro porque também são muito calóricos.Lá em casa temos sempre e como quase todos os dias assim "a seco".A cenoura...bom nem precisamos de falar das suas boas propriedades. Por isso, Diogo, acho que o objectivo foi cumprido: Uma receita saudável! olha que isto dito por uma "chocolatra" (não anónima mas assumida!)....
    Acho que vou "levar" a receita para o próximo fim de semana. Com um cházinho de frutos silvestres ou de chá verde e tangerina...
    Boa semana! E mais uma vez obrigada pela sugestão maravilhosa

    Ana Isabel

    ResponderEliminar
  33. Escusado seja dizer que os olhos são os primeiros a comer....e nem de propósito também eu acabei de fazer um bolinho de maçã, mel e canela...espero que quando o tire do forno esteja tão bom de aspecto como o teu...até dá vontade de trincar o portátil :)

    Kiss Kiss

    crownoflove22.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  34. O teu bolo é bem a meu gosto, não só pelos ingredientes, que me agradam imenso, mas porque gosto muito de ver os pedaços maiores na massa do bolo, acho que dá um efeito tão bom!

    ResponderEliminar
  35. Que lindo bolo! Adorei! Deve estar uma delícia com esses ingredientes tão bons!
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  36. eu gosto muito de bolo de cenoura :) este está diferente dos que costumo fazer e comer mas de certeza, uma maravilha :)

    ResponderEliminar
  37. Olá!
    Vim te conhecer e gostei muito de tudo o que vi... Com certeza voltarei muuuuiiitas vezes.

    Venha me conhecer também.
    Bjs Márcia

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  38. Ah pois é, agora com a proximação das férias de verão convém abrandar na doçaria calórica. E um bolo de cenoura calha sempre bem, especialmente neste tempo que não se decide se faz frio ou calor :p

    ResponderEliminar
  39. Gostei muito desta junção de ingredientes no teu bolo.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  40. Difícil é mesmo não adorar as maravilhas que vejo sempre por aqui!! Que bolinho fantástico, de cenoura com os frutos secos, deve ter ficado divinal!
    O gengibre e a canela dão o toque de perfeição:))
    As fotos estão irresistíveis, apetece roubar um belo pedaço!
    Beijinhos e boa semana:)

    ResponderEliminar
  41. Para mim está óptimo, assim. Sem tirar nem pôr, uma espécie de everyday cake para dar mais graça ao dia :)

    ResponderEliminar
  42. Não há como resistir a um bolo assim, com ingredientes fantásticos e mais saudável!
    Gosto muito de bolo de cenoura com nozes, mas quero experimentar com o toque da amêndoa, do limão e do gengibre...levo a receita, pois claro!
    Está com um aspecto mesmo fofo e irresistível :)

    ResponderEliminar
  43. Um bolo com sabores e aroma que eu gosto so falta mesmo e a chavena de cha...mas tambem agora com o calor pode ser um batido.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  44. Que bolo maravilhoso, ficou fantástico!
    Sem dúvida "mais saudável" já estou aqui a imaginar o crocante dos frutos secos com o aroma da cenoura, hummm...muito bom!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  45. Que óptimo aspecto, parabéns :D
    beijinho

    ResponderEliminar
  46. OLÁ DIOGO,
    COM ESTES INGREDIENTES SÓ PODE TER FICADO UMA DELÍCIA!

    BEIJOS

    ResponderEliminar
  47. Adorei este bolo, so podia ter ficado excelente :)

    bj

    ResponderEliminar
  48. Ando sempre a testar novas versões de bolos de cenoura, pois adoro-os e esta tua versão, parece-me mais uma das que vai para a lista das ä testar". A textura parece fabulosa e o sabor deve ser excelente!\
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  49. Adoro bolo de cenoura, e esse com as nozes e amêndoas deve ser divino!
    Parabéns pelo Blog, acabei de conhecer e estou adorando :) Dá uma passadinha lá no meu: www.umapitanganacozinha.com

    Boa noite!

    ResponderEliminar
  50. Olá Diogo,
    desde já muitos parabéns pelo blog onde a qualidade fotográfica e a dinâmica das receitas conferem uma qualidade acima da média. Já há algum tempo que andava para experimentar fazer bolo de cenoura e eis que dou com esta tua receita que tem a mescla de ingredientes perfeita: cenoura, frutos secos e especiarias! E o resultado foi um bolo excelente que (para minha desgraça) vai ter réplicas, de certeza :-) Entretanto queria aproveitar a ocasião para confirmar contigo apenas um detalhe: quando estava a fazer o bolo e a seguir as tuas instruções dei com a palavra "fermento" (que não consta na lista de ingredientes). Pela minha experiência arrisquei em colocar 1 colher de chá de fermento em pó (pareceu-me a dose correta dados os restantes ingredientes) - era esta a medida?
    Obrigada uma vez mais pelas tuas partilhas. E qualquer dia não te admires se aparecer o blog "A culpa é do Diogo" :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá LG :)

      Muito obrigado pelas suas palavras tão amaveis e simpaticas :) Fico muito satisfeito isso :)

      Quanto à receita, que bom saber que tenha gostado e que correu tudo bem :) É um bolo muito diferente mas muito saboroso, e se vai ter replicas é porque fez mesmo sucesso! :D

      Sim, é uma falha na receita ( vou ja corrigir) e a quantidade é mesmo essa :)

      Obrigado eu! E esse blog parece-me muito bem hehe :D Mas eu desvio logo as culpas para as bolachas ;)

      Eliminar
  51. Andava eu à procura de uma receita de bolos e deparei-me com isto, que tentação! parabéns pelo blogue, pelas receitas e fotografias e principalmente por ser um homem aos comandos destas delícias!

    ResponderEliminar

Outras tentações