domingo, 15 de abril de 2012

Tarte de Maçã da Normandia

Maçã é a fruta que mais consumo. É fresca, leve e saborosa. Já a tinha incorporado com sucesso em algumas receitas, mas ainda não tinha feito um clássico, como a tarte de maça. 

Assim sendo, e depois de ver varias receitas, realizei esta, que tem as suas origens a Normandia (França).

O resultado é uma tarte mais forte que o habitual, devido à amêndoa, mas com um recheio igualmente cremoso e saboroso. A sua massa, é bastante crocante, servido na perfeição como contraste.

E claro, sendo uma tarte de maçã, juntar uma bela bola de gelado :)
Ingredientes:
Massa:
175 gramas de farinha
3 gemas
60 gramas de açúcar
1 colher de chá de extracto de baunilha
75 gramas de manteiga
* ignorar o pacote de limão
Cobertura:
125 gramas de amêndoas
125 gramas de manteiga
100 gramas de açúcar
1 ovo
1 clara
2 colheres de sopa de farinha
3 ou 4 maçãs
Preparação:

Massa:
Amolecer a manteiga e separar as gemas Colocar todos os ingredientes numa taça larga
Envolver aos poucos E trabalhar a massa
Durante 2 minutos Formar uma bola
Embrulhar e levar ao frio por 30 minutos Tirar do frio e estender a massa com um rolo
Colocar numa tarteira Picar a massa e levar ao frio por 20 minutos

Cobertura:
Picar as amêndoas Juntar numa taça a manteiga e o açúcar
Bater bem e ir juntar o ovo e a clara e ir batendo Cortar as maçãs
Juntar a amêndoa ralada e a farinha ao creme E envolver bem
Até ficar um creme homogéneo Colocar o recheio por cima da massa até cobrir o fundo
Colocar as maçãs e levar ao forno.
15 minutos a 200 graus
30 minutos a 170

Eu usei Haagen Dazs de Baunilha...que perdição!

Espero que tenham gostado da minha sugestão desta semana, muito obrigado pela vossa visita e comentário :)

57 comentários:

  1. Não gostei nada desta receita!
    Adoreiiiiii *.* então com essa bola de gelado em cima... e ainda por cima Haagen Dazs que eu amo! *.* ai a dieta!

    ResponderEliminar
  2. Sou suspeita porque adoro tudo o que leva maçã :) ficou uma perdição esta tarte com gelado hmmmm :) uma maravilha

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez me fazes babar frente ao monitor! Está linda, e a bola de gelado a acompanhar só torna tudo mais guloso... Excelente!

    ResponderEliminar
  4. olá,

    Já me tornei sua seguidora, parabens por esta tarte, eu adoro tartes de maçã, tambem faço muitas e esta é para experimentar de certeza.
    Obrigada pela partilha.
    Ana

    http://pequenasdeliciasmfp.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Diogo que maravilha! :)
    Fiquei a babar com a foto da fatia com o gelado.
    Excelente como sempre.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Diogo mas que bela tarte, ficou deliciosa...bjs

    ResponderEliminar
  7. Eu gostei e muito! tarte de maçã é sempre um clássico, que eu adoro.
    Gosto desta versão, com amêndoa! E as fotos, sempre tentadoras, aqui a aguçar apetites e gulas :)
    A bolinha de gelado não poderia faltar...não queremos que a fatia de tarte se sinta sozinha!
    Um beijinho.
    (a minha cozinha cheira a alfarroba e maçã...adivinhas o que saiu por cá?)

    ResponderEliminar
  8. Já fizemos algo parecido cá em casa, tenho de confessar que não é a minha tarte de maçã favorita... Mas tenho de te dar os parabéns, mais uma vez, as fotos estão fabulosas!! Consegues k uma pessoa fique sempre com vontade de provar :)
    beijinhos e óptimo domingo

    ResponderEliminar
  9. que chique esse post até com passo a passo!!

    Essa torta parece taooo leve e saborosa!!
    Amei!!

    Haagen Dazs eu comeri todo dia se aqui no Brasil fosse 1 dólar como nos EUA hahaahah!!

    Beijos Diogo!

    ResponderEliminar
  10. Eu nao gostei da sugestao! nop...nem me estou a babar agora nem nada...nadinha...:) AMEI a sugestao mesmo!está com um aspecto do céu! vou mesmo fazer!ate porque adoro maçãs tambem e ha dias estava a pensar o que fazer com tantas que aqui tenho e medo que se estraguem e a tua receita é diferente do comum e parece-me deliciosa!!! optimo domingo:)

    ResponderEliminar
  11. Tenho de experimentar! Adoro tartes de maçã! :) Que aspecto! mham mham

    ResponderEliminar
  12. Maravilhosa!!!
    De certeza que eu iria adorar comer uma fatia dessa delicia :)

    Bjokas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  13. Ai Diogo, foste juntar coisas que adoro; tarte de maçã e o geladinho Haagen Dazs, a dupla é perfeita.Com a tua descrição, quase que deu para provar um bocadinho da tarte, a bola do gelado fica para outro dia:)))
    Beijinho, bom domingo.

    ResponderEliminar
  14. ADORO TARTES DE MAÇA E ADOREI A TUA POIS ALÉM DA MAÇA AINDA LEVA AMÊNDOAS.
    SERVIDA COM A BOLA DE GELADO FICA PERFEITA.
    UM EXCELENTE DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  15. Parece-me diferente de todas as tartes de maçã que já comi, e só por isso já me sentiria tentada a experimentar. Mas o aspecto.. ai, que bom aspecto!! Então a penúltima foto... Parece trabalho de profissional! Parabéns! :)

    ResponderEliminar
  16. Olá Diogo,
    Qualquer coisa com maçã, é perdição total para mim, em especial, bolos e e tartes e esta tarte de maçã da Normandia é um clássico super famoso e ao qual fizeste justiça, não só em termos de apresentação, como de descrição e com Haagen Dazs??? Não podia ser mais bem acompanhada :))))!!
    Beijinhos e continuação de óptimo Domingo,
    Lia.

    ResponderEliminar
  17. Bom, muito bom, tarte de maçã! Fico com vontade de comer só de ver as fotografias...rsrsrssr

    ResponderEliminar
  18. Tb tenho uma receita de tarte de maçã que leva amêndoa e tem uma massa tipo tarte/bolo. Curiosamente chama-se tarte de maçã da Provence e há muito temo que não faço ;)
    Babette

    ResponderEliminar
  19. adoro receitinhas com maça! :D e a tarte parece tar uma maravilha!

    ResponderEliminar
  20. Diogo isto não se faz! Cada vez que passo por aqui ficou com estomago aos saltos ;)
    Merveilleux a tua tarte!

    ResponderEliminar
  21. Adoro tartes de maçã, e esta deve ficar divinal, basta ter amêndoa para ficar muito mais rica.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  22. Adoro tartes de maçã...deste-me saudades!

    ResponderEliminar
  23. Fiquei de água na boca.7
    Adoro tartes de maçã e se for com gelado então....

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  24. adorei a tua tarte ela esta super bonita parabens bjs

    ResponderEliminar
  25. OLÁ DIOGO!
    ESTA TARTE FICOU PERFEITA, GOSTEI DO PASSO-A-PASSO.
    A RECEITA É MARAVILHOSA!

    BJS

    ResponderEliminar
  26. Hum, esta tarte deixou-me agua na boca!
    Ficou muito bonito!
    beijinho

    ResponderEliminar
  27. Hummm que delícia! Tarte de maçã é dos meus doces preferidos. Mas esta é diferente das que já experimentei, e deixou-me curiosa quanto à consistência e sabor com que fica. Vai para a lista. :) A sequência das primeiras imagens ficou muito gira!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  28. Também gosto imenso de sobremesas com maçã e esta tarte ficou divina!!!!
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  29. Ficou com um óptimo aspecto e aquele Haagen-Dazs ali a espreitar, nhamii :)

    ResponderEliminar
  30. Olá Diogo, também fiz uma tarte de maça este fim de semana! :)
    A tua apetece tricar daqui..
    Bjs

    ResponderEliminar
  31. Uau!!! Você como sempre ARRASOU!!! Que torta +++LINDA e com certeza DELICIOSA!!!
    Parabéns!!! ADOREI!!!
    Beijos, Irene

    ResponderEliminar
  32. Como sempre primas pela irreverência nas fotos e pela elegância na cozinha..Esta tua tarte está com um aspecto tão bom e eu também gosto muito de maças, tanto ao natural como em tartes ou bolos..Vou levar a receita pois terei de a fazer ;) beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  33. Olá, primeira ez por aqui, adorei as fotos, o passo-a-passo, a receita, tudo. Seguindo de hoje em diante, abs.

    ResponderEliminar
  34. Ah, que tarte fantástica!!! Deixa-me água na boca...! Amêndoas e maçãs...hmmm, tudo que adoro!
    Adorei a receita! E as fotos, como sempre, são muito lindas!
    Obrigada, Diogo! ;)
    E boa semana para você!

    ResponderEliminar
  35. Essa tarte está tão linda que as fotos são quase um bálsamo para os olhos e com a bolinha de gelado, ficou uma autêntica perdição...!
    Beijinhos e boa semana:)

    ResponderEliminar
  36. A tua tarte tem um aspecto magnífico, como aliás já nos habituaste!

    ResponderEliminar
  37. Olá Diogo!
    Muito parabéns pelo blog.É fantástico!
    A tarte está divinal..Pena não poder provar.:)mas já está na minha lista para experimentar.

    Bjs

    ResponderEliminar
  38. Adoro tarte de maçã e a tua ficou com um aspecto delicioso! Que bem me sabia uma fatiazinha daqui a pouco, ao lanche! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  39. Olá Diogo!
    A tua receita ficou um verdadeiro luxo...um beijinho e uma linda semana.

    ResponderEliminar
  40. Caro Diogo
    Que tarte mais linda!
    Humm, eu também adoraria comer uma fatia com uma bola de gelato!
    Léia

    ResponderEliminar
  41. A bola de gelado em cima, é a cereja no topo do bolo... que tentador!! :)

    ResponderEliminar
  42. Bem, acabei de descobrir este blogue... que amei de perdição! Oh meu deus. O que prefiro cozinhar é mesmo tudo aquilo que aqui tens. As fotografias são excelentes, e as receitas uma tentação. Terei de passar mais vezes, como é obvio ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  43. Diogo Diogo!
    Que isso? Receita deliciosa essa?
    Me deixa com água na boca desse jeito...
    E as bolachas do amor então?
    Ah, preciso fazer...
    Boa semana para você!
    Beijos de Canela

    ResponderEliminar
  44. Olá Diogo,
    receitas com maçã são sempre bem vindas, porque eu pessoalmente gosto bastante.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  45. Fico a babar cada vez que vejo estas delícias do teu blog! Que tarte magnífica, Diogo!

    ResponderEliminar
  46. Adoro!! E também acho que uma bola de gelado, ainda por cima da haagen dazs...cai na perfeição!!

    ResponderEliminar
  47. Diogo,esta tarte está fantástica. Obrigada por publicares e dares a oportunidade de a podermos, também, confeccionar.
    Beijos
    Maria

    ResponderEliminar
  48. Olá, Diogo!!!


    As doces epifanias do bolacheiro "amador" estão demais!! Que amador que nada,Diogo, é um Mestre Cuca de mão cheia rsrsr!! Huuummmm!Adorei a sua Torta de Maçã,massa amarelinha,beiradas crocantes!!Parece que todos têm uma receita de Tarte, Torta...de maçã, mas cada um tem a sua performance, não é? Se vc for no meu blog, a última postagem é a receita da Torta Rica e sabe qual é o recheio? Maçãs e morangos!! Mas depois que vi sua torta, agora sei que a sua é mais rica rsrsr, usou uma bola de Haagen Dazs de baunilha para compor Uau!!Foi promovido a Cheff Supreme! Sucessos! Bjs,Dy.

    ResponderEliminar
  49. Diogo, toda vez que venho aqui fico logo cheia de fome (fome, fome não...gulodice)!
    Como sempre fotos perfeitas. E quando a sugestão é maça tenho que me render, porque é a fruta favorita do sr. cá de casa. =)

    Beijo
    E obrigada por partilhar! *.*

    ResponderEliminar
  50. Adoro tartes de maçã simples, sem cremes de ovos e artifícios e a esta deve ter ficado deliciosa! Bjinhos e obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  51. Excelente tarte! É deliciosa e ficou perfeita!
    Bjocas

    ResponderEliminar
  52. Que belo bolinho ! Gostei muito do teu blog.
    Venho dar a conhecer o meu, quando poderes dá uma espreitadela
    http://ideiasdamoranguetes.blogspot.pt/
    Bjinhos e obrigada

    ResponderEliminar
  53. Adorei esta tarte, vou levar a receita!

    Bj.

    ResponderEliminar
  54. Olá Diogo, descobri sua receita hoje e já a experimentei. Adorei o recheio entre a massa e as maçãs. Como nunca sigo a risca uma receita fiz umas diminuições de manteiga e açucar,mas ainda assim ficou gostosa, ah usei metade farinha integral. As maças que achei que devesse cozinhá-las primeiro, ficaram quase que cruas, mesmo eu tendo colocado a forma com a massa na geladeira. Deixo pra você um vídeo de uma torta de maçãs, eu já fiz, mas errei no tamanho da forma e ficou massuda, mas esse vídeo é muito explicativo, espero que já não a conheça e que goste: http://gnt.globo.com/receitas/Torta-de-maca-da-Rita-Lobo.shtml
    Obrigada pela receita.

    ResponderEliminar
  55. Um dia destes vou experimentar esta receita :)

    ResponderEliminar

Outras tentações