domingo, 11 de março de 2012

Bolo de Maçã e Alfarroba com Cobertura "Crumble"

Eu adoro bolos de maçã...e adoro também alfarroba em sobremesas...logo esta combinação pareceu-me mais do que perfeita. 

O resultado final deste bolo, surpreendeu-me de tal maneira que subiu para o topo de bolos preferidos que já alguma vez fiz (e não leva chocolate!! ). 

A dupla camada de maçãs...o contraste das duas farinhas, e o topo crocante com um travo de canela, fazem com que cada fatia, cada dentada, seja perfeita, onde a textura suave e fofa do bolo, se desfaz literalmente na nossa boca, ficando de imediato uma vontade de atacar com outra garfada.


Ingredientes:
Cobertura:
120 gramas de farinha
85 gramas de açúcar mascavado amarelo
2 colheres de café de canela
85 gramas de manteiga
Bolo:
180 gramas de manteiga
180 gramas de açúcar mascavado amarelo
3 ovos
130 gramas de farinha
50 gramas de farinha de alfarroba
3 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de sumo de limão
4 maçãs (depende do tamanho)

Preparação:

Cobertura:
Juntar numa taça a farinha, a manteiga o açúcar e a canela Misturar bem com as mãos
Formar uma bola Embrulhar e levar ao frigorifico por 30 minuto

Bolo:
Bater a manteiga (amolecida) e o açúcar até ficar um creme Juntar os ovos um a um e ir batendo
Juntar o limão e o leite Bater tudo muito bem
Cortar as maçãs em fatias media/finas Dividir a massa em duas taças iguais
Separar a farinha.
Numa das taças colocar 100 gramas de farinha "normal".
Na outra colocar a farinha de alfarroba e a restante farinha
Peneirar a farinha "normal" para o creme Envolver bem
Peneirar a farinha com alfarroba para o outro creme Envolver bem
Untar a forma com manteiga e polvilhar com farinha Colocar o creme com a farinha "normal"
Colocar as fatias das maçãs Até cobrir o creme
Colocar o creme com a farinha de alfarroba até cobrir as maçãs
Colocar o resto das maçãs até cobrir o creme Retirar a bola de massa do frigorífico
e colocar no topo das maçãs
desfazendo um pouco, para fazer um género de crumble
Levar ao forno por 40/50 minutos a 180º

Já tinha feito um à pouco tempo e foi um grande sucesso, tanto pelo feedback que tive aqui no blog, como das pessoas que o comeram, e também de outras pessoas que fizeram o bolo :) 

Foi um regresso perfeito a este belo fruto que é a maçã.
Espero que tenham gostado, e muito obrigado pelo posso apoio, comentários e visita :)

61 comentários:

  1. Diogo, ficou perfeito!

    Cada camada, cada textura... As cores, o aspecto...

    E as fotos! Essas então... hum! :)

    Beijoca* Bom Domingo!

    ResponderEliminar
  2. Humm ... agora ficou-me apetecer um bocadinho :)

    ResponderEliminar
  3. Eu já estou rendida só de olhar :)
    Está perfeito! E se é já um favorito e nem leva chocolate só quer dizer que é maravilhoso!
    Está lindo o corte, essa fatia tentadora.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Tem um optimo aspecto, mais um para experimentar :)

    ResponderEliminar
  5. Muito tentador!!! Como cá por casa nunca faltam farinha de alfarroba nem maçãs fica já na lista do "a fazer brevemente". ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. MESMO SEM PROVAR ESSE BOLO TENHO A CERTEZA QUE IA GOSTAR, POIS GOSTO DE BOLOS DE MAÇA E GOSTO MUITO DO SABOR DA FARINHA DE ALFARROBA.
    FICOU LINDO.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  7. Formidável Diogo, esta deve ser a única excepção aceite(farinha de alfarroba em substituição do nosso querido e amado chocolate),visualmente nem nos incomoda muito, está lá a cor do chocolate não é?:))))
    Gostei imenso, a tua descrição do bolo leva-nos à loucura...
    Beijinhos e bom Domingo.

    ResponderEliminar
  8. Diogo, que bolo maravilhoso, e como dizes não leva chocolate. Gosto muito de crumbles nos bolos.
    Um beijo e boa semana

    ResponderEliminar
  9. Ai! Que aspecto!!! Era perfeito para o meu lanche com um cházinho de hortelã-pimenta!

    ResponderEliminar
  10. Ficou tão lindo e tentador esse bolinho..Adorei as camadas que nos deixa aqui a morder o lábio com vontade de dar uma boa trincadela

    beijinhos e bom resto de domingo!!

    ResponderEliminar
  11. Bem Diogo, conquistaste-me com mais esta receita! Já a copiei para fazer um dia destes :) Bjinhos e bom resto de domingo!

    ResponderEliminar
  12. E que perfeita ficou essa fatia, com as camadinhas por dentro... Parabéns Diogo, mais uma vez superaste :)...
    Fabuloso..
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. A dentada que eu dava agora nesse bolinho, tem um óptimo aspecto :)

    ResponderEliminar
  14. Diogo, tu és um gênio =) Que bolo MARAVILHOSO! Tenho que acrescentar esta receitinha ao meu livro de receitas para experimentar esta mistura de sabores! Obrigada por partilhar estas delícias. beijinho

    ResponderEliminar
  15. Parece me mais trabalhoso, mas deve ficar bom :)

    Bom trabalho* Beijinho*

    ResponderEliminar
  16. Mais um para a lista dos "a fazer";))

    ResponderEliminar
  17. Convenceste-me Diogo. Com maçã e crumble não posso deixar de fazer. E o contraste de cores está lindo! Já está na minha lista de bolos a fazer. :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Diogo: o teu bolo está divinal. Embora nunca tenha experimentado nada com alfarroba, fiquei mais do que tentada com esta receita. Para lá de muito bem explicado, o bolo ficou mesmo muito bonito.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  19. Diogo ficou perfeito....maravilha....bjokitas

    ResponderEliminar
  20. O meu namorado já é fã do teu blog, a começar pelo titulo ;)

    Gosto muito de ver a faca do gato preto sempre nas fotos, já parece imagem de marca! ;)

    Muito bonito!

    ResponderEliminar
  21. Diogo, ficou perfeito este bolinho, de certeza que também ficou muito saboroso, e para variar, com fotos fantasticas :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Que combinação de sabores, gostei muito, vou ter que experimentar=) As fotos estão um verdadeiro mimo para os olhos!!

    ResponderEliminar
  23. ADOREI!!! ARRASOU!!! Essa torta está D+++!!! Parabéns!!!
    Amei também as explicações... Não dá para errar...
    Anotei tudo direitinho para fazer qualquer dia desses...
    Beijos e ótima semana, Irene

    ResponderEliminar
  24. Como sempre primas pela elegância nas fotos e como adoro maçãs nos bolos este deve ter ficado uma verddeira tentação..beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Olá!!!
    Adoro bolos que levem "Crumble" =) vou experimentar este!
    Quando tiver um tempinho passe no meu blog, acho que vai gostar desta receita:
    http://1000sabores1000maneiras.blogspot.com/2009/04/tarte-de-apple-crunch.html

    ResponderEliminar
  26. O aspecto é fantástico, uma autêntica maravilha!
    Os meus parabéns Diogo, consegues fazer com que eu goste de tudo o que aqui colocas!

    ResponderEliminar
  27. Como sempre, como com os olhos!! Agora não posso comer doces. Quando puder, vou fazer algumas ;)

    Ontem, durante a viagem pra Lisboa, lembrei-me de te dizer pra responder às perguntas diretamente no meu post ;) mas foste mais rápido!! :)

    3 pessoas responderem Paris!! (e eu não acho piada nenhuma!)

    ResponderEliminar
  28. A descrição que fazes de todos os passos é fantástica!
    O bolo tentador, ingredientes que trazem aromas diferentes a cada dentada.
    As fotos lindas, lindas!
    Mesmo sem poder provar, gostei muito.

    ResponderEliminar
  29. não gostei! adorei!
    simplesmente perfeito com a cobertura de crumble! Não dá para resistir :) perfeito!

    ResponderEliminar
  30. Sou fã de bolos de maçã e curiosamente ando numa espécie de saga da dita ;) por isso... já está na minha lista! A julgar pelas imagens só pode ser maravilhoso!

    ResponderEliminar
  31. Hum... indescritível...elegante...tentador...adorável...
    Perfeito!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. maravilhoso esse bomo ele esta 5* muito bonito e cracante ai se o apanha-se aqui nem uma migalha ficava adoreiiiiiiiiiiii bjs

    ResponderEliminar
  33. Está perfeito, quero-o todo para mim! eheheh

    ResponderEliminar
  34. Lindíssimo o bolo, os meus parabéns Diogo, és o que se pode chamar um artista.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  35. Não leva chocolate, mas parece :) Se o sabor for igual ao aspecto, deve ser realmente bom!
    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  36. deve ser uma combinação perfeita!! confesso que nunca fui muito amante de bolo de maçã, mas ultimamente comecei a gostar e então com a alfarroba deve ser mesmo de comer e chorar por mais!!
    Excelentes fotos e excelente resultado como sempre :D

    beijinhosS***

    ResponderEliminar
  37. Olá Diogo,
    Eu também sou louca por bolos de maçã e sempre que vejo receitas com bolos de maçã, não resisto a experimentá-las imediatamente.
    O meu único problema com este bolo é o facto de aqui não ter acesso à farinha de alfarroba, mas assim que puder, hei-de trazê-la comigo ou encomendá-la e esta receita fica já na minha lista dos "a experimentar".
    Obrigada pela receita que, imagino pelo aspecto das fotos, deve ser uma maravilha.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  38. Diogo, que bela presentação!
    Este bolo esta surpreedente, ficou lindo por dentro e claro, que deve estar delicioso! Também adoro bolos de maçã e essa combinação está simplesmente perfeita! Será que eu conseguiria!?? Acho que vou tentar! Esta tudo tão bem explicado... adorei a receita! bjs.

    ResponderEliminar
  39. Muito obrigado a todas/os!!

    Sim, é de facto muito bom e não leva chocolate...mas isso também é fácil de alterar, baste substituir a farinha de alfarroba com cacau em pó..hehehe

    Fico muito contente que tenham gostado :)

    ResponderEliminar
  40. Também adorei a sugestão :)
    Como leva maçã de certeza que ficou um espectáculo :)

    Bjokas

    ResponderEliminar
  41. Olá Diogo! Devo dizer que estou apaixonada por esse bolo! Está fantástico! A apresentação é linda e a combinação de ingredientes deve ser do melhor. Adorei e acho que o vou experimentar de certeza! Muitos parabéns!

    ResponderEliminar
  42. Obrigada pela receita Diogo! Não resisti a convertê-la para sem glúten... gostei bastante.

    ResponderEliminar
  43. Diogo, fiz esta tua receita, que todos apreciaram, o meu muito obrigado!
    Venho apenas deixar-te um pequeno reparo:
    Na parte da preparação do crumble não referes a margarina, eu adicionei os ingredientes todos de uma vez só, creio que é assim o correcto.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luisa! :)

      Ainda bem que todos gostaram, fico muito feliz em saber :)
      Sim, já vi, de facto na foto aparece a manteiga, mas na descrição não. Já corrigi, muito obrigado!!

      E muito obrigado mais uma vez pela tua partilha :)

      Eliminar
  44. Olá:)

    Cheguei aqui através da Luísa Alexandra e por causa deste bolo que deve ser fantástico.
    Parabéns pelo blog e pelas receitas:)

    Já fiquei seguidora para não perder mais nenhuma:)

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  45. Olá Diogo,
    Vou fazer este bolo MARAVILHOSO amanhã...para o lanchinho de fim-de-semana!
    :)

    ResponderEliminar
  46. Que bolo fantástico! Adorei o aspeto. Deve ter ficado delicioso.
    Bjs
    Zezinha

    ResponderEliminar
  47. Gostei bastante, da receita claro, que já levo comigo. Adoro bolos com fruta e sou uma fã de alfarroba. Gostei da textura e das várias camadas, realmente só pode ter sido um sucesso pois tem um aspecto delicioso :)

    ResponderEliminar
  48. Olá Diogo:

    Este fim-de-semana fiz este bolo e...Bemmmmmmmmm, as opiniões eram humumum e cabelas a assentir! É, sem dúvida, dos melhores bolos que já comi. Dos bolos que faço, este sobe na lista e fica no lugar nº1!!! Isto tudo a acrescentar com as outras receitas que vou fazendo deste blog...a verdade é que os meus gostos andam a ficar muito mais refinados e exigentes! Muito obrigada, Diogo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! :) Ainda bem que todos gostaram e que foi um sucesso! Gostava de ver umas fotos, mas ja foi todo de certeza :) Também ficou no meu top de bolos preferidos, é mesmo bom :)

      Muito obrigado eu! :)

      Eliminar
  49. Ehehehh, posso dizer que ficou muito parecido, com as tuas fotografias a explicar tudo passo a passo, torna-se bem fácil. Mas visto que fui obrigada a prometer repetir o bolo versão chocolate, depois partilho. Asério, tem sido muito bom estes últimos meses a fazer receitas tuas...Sabe mesmo bem quando os amigos já ligam e perguntam: - Tens daqueles biscoitos? Respondi: - Não, mas posso ter. E pensei: -Tá bonito, tá! :) Muito obrigada, mais uma vez e boas inspirações, boas degustações! :)

    ResponderEliminar
  50. Diogo fiquei tentada a correr para a cozinha e fazer este teu bolo.
    Está maravilhoso.
    És um grande boleiro. Muitos Parabéns!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  51. Fiz ontem para o meu aniversário, foi um sucesso e de longe o melhor bolo crumble que ja comi....Divinal mesmo fiz um brilharete =) Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Inês :) Fico muito satisfeito em saber isso :) É de facto um bolo divinal :) Ainda bem que correu bem e todos gostaram! Obrigado pela partilha :)

      Um beijo

      Eliminar
  52. Quando eu for grande, quero fazer bolos como este... O problema é que eu se crescer já só para os lados, já passei da idade disso.. :D Ficou tão lindo este bolo... Parabéns :)

    ResponderEliminar
  53. Prometo que é o último comentário :)
    Mas este bolo é qualquer coisa de demoníaco ;) Simplesmente genial.
    Beijinhos e muitos parabéns pelas sugestões

    ResponderEliminar
  54. Sem dúvida dos melhores bolos que já fiz e provei! Testado e aprovadíssimo :) Partilhei há pouco no meu blog, toda a gente devia provar este bolinho, é simplesmente uma delícia!! beijinhos

    ResponderEliminar
  55. Fiquei cheia de vontade de fazer este bolo.
    Está espetacular.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  56. Olá Diogo!
    Uma pergunta: esta farinha não leva fermento?
    Acabei de meter o bolo no forno e só agora reparei neste pormenor....espero que fique bom!!

    ...e já agora, parabéns pelo blog...é uma das minhas fontes de inspiração!

    ResponderEliminar

Outras tentações