domingo, 25 de março de 2012

Bolo de Chocolate Fofo


Eu sou guloso e adoro chocolate, mas tenho a quem sair...neste caso, ao meu Pai, e por isso fiz este bolo para o dia do Pai.
Ele é o maior critico dos meus doces, e diz sempre com toda a honestidade e frontalidade o que acha dos mesmos. Já tive varias opiniões positivas e algumas negativas, e por isso sempre que ele gosta de um doce meu, significa que foi um sucesso! Este foi um desses casos.
O que há para dizer de um bolo de chocolate em camadas para além que é uma delicia? 

Bem, para além disso, posso afirmar que é um bolo extremamente fofo, e que literalmente se desfaz e evapora quando toca nas nossas papilas gustativas. A farinha de milho dá-lhe uma textura diferente e que pode não agradar a todos, mas que para mim foi uma agradável surpresa.

Ingredientes:

Bolo:
30 gramas de cacau em pó
3 colheres de sopa de farinha
2 colheres de sopa de farinha de milho
1/4 de colher de chá de sal
300 gramas de açúcar
8 ovos

Cobertura:
200 gramas de chocolate
200 ml de natas

Bolo:


Juntar numa taça o cacau, as farinhas e o sal Separas as gemas das claras
Juntar numa taça as gemas e o açúcar Bater até obter um creme
Juntar os ingredientes secos Bater numa velocidade muito baixa
Até ficar um creme Bater as claras
Até ficarem bem fofas Untar com manteiga e polvilhar com farinha
uma forma de 20 cm
Envolver as claras Até ficar um creme bem fofo

Colocar metade do creme da forma
e levar ao forno por 20/25 minutos.
Depois de feito, repetir com o resto do creme
para fazer dois bolos iguais

Cobertura e montagem:

Partir o chocolate em bocadinhos.
Aquecer as natas e colocar por cima do chocolate.
Mexer com uma vara de arames até ficar um creme.
Deixar arrefecer completamente.
Colocar um pouco de chocolate
por cima de um dos bolos
Espalhar bem
Colocar o outro bolo por cima Colocar chocolate por cima e espalhar 
Barrar dos lados Até cobrir o bolo todo




Espero que tenha sido do vosso agrado, e muito obrigado a todos pela vossa visita e comentários :)

63 comentários:

  1. Lindo, lindo, lindo, estou de pé a aplaudir consegues ver? :)))
    Beijinhos e bom domingo.

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto delicioso. Vou ter que experimentar. Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Que Pai sortudo, ter um filho assim. Nice. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Que lindo! Um bolo de chocolate daqueles para lamber até os dedos :)
    A minha mãe também é a minha maior crítica e acontece-me o mesmo, quando gosta sei que é um sucesso!
    beijinhos e obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  5. CHOCOLATE É A MINHA PERDIÇÃO E O TEU BOLO FICOU FANTÁSTICO, GULOSO E LINDO DEMAIS.
    DÁ-ME UMA FATIA...PODE SER PEQUENINA MESMO...
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  6. Tenho que experimentar! Adoro chocolate xP

    ResponderEliminar
  7. O bolo ficou lindíssimo, Diogo! O chocolate é a minha paixão também e se fosse possível comia com prazer uma grande fatia do teu bolo de chocolate e pedia a receita depois! :) Achei muito interessante a adição de farinha de milho. E tenho certeza que dá um toque muito especial ao bolo!
    Muito obrigada, Diogo, e parabéns sinceros ao seu pai! :)

    ResponderEliminar
  8. Já tenho mil receitas que quero experimentar! Mas acho que agora tenho de esperar pelo próximo Inverno pra fazer tudo! :) bom domingo!

    ResponderEliminar
  9. Que tentação de bolo! Impossível não gostar, eu adorei, está perfeito!
    Bom domingo

    ResponderEliminar
  10. Que aspecto delicioso!! :)

    bj
    http://ladyaofogao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Ai que delícia, o bolo tem um aspecto fantástico :)

    Vou ter de experimentar :D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  12. Bem, que lindo!!! E imagino que seja daqueles bolos viciantes e de repetir imensas vezes!!!Tudo o que é de chocolate é bom...

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  13. Ninguém merece ver, repito, ver, um bolo destes e nem o cheirar. É que já me contentava só com o cheirinho a chocolate!!!

    Sou chocolatodependeste e este bolo acabou de me provocar uma dor aguda no coração...

    Lindo!!!

    ResponderEliminar
  14. Lindo, lindo, lindo!!! Parabéns por mais uma belíssima receita, por nos alegrares o dia e nos fazeres sorrir, com muito chocolate à mistura. Adorei o bolo! E o pai foi um felizardo.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Nossa, que vontade de comer esse bolo!!!!!!Deve ter ficado uma delíciaaaa!!!!!!!!Receitinha anotada!!!!!!!!!!!!!Parabéns!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  16. Ai que fome! :)
    Ficou lindíssimo, e as raspas de chocolate no topo do bolo são certamente bem melhores do que cerejas! ;)

    ResponderEliminar
  17. Que lindo bolo Diogo ! Apetece trazer uma fatia :P
    beijinhos e bom Domingo ;)

    ResponderEliminar
  18. Que bela forma de comemorar o dia do pai :) acredito que o teu pai deve de ter adorado ... eu adorei só de ver as fotos, Beijinhos e bom Domingo

    ResponderEliminar
  19. Bem, sinto-me uma filha desnaturada, pois ñ pude fazer nenhum bolo para o meu Pai em comemoração do dia... Mas como faço noutros dias, acho q ele ñ ficou triste :) Este bolo é um verdadeiro monumento achocolatado - q tentação! Adorei e já copiei para fazer numa altura mais especial :) Bjinhos e bom resto de domingo!

    ResponderEliminar
  20. Fantástico como sempre Diogo. Não sei se já te disse, mas gosto imenso das tuas fotografias. Vê-se a textura com perfeição, parece que tenho o doce à minha frente. Apanho é sempre uma desilusão por não poder provar as delícias. ;)
    O teu pai parece ser como o meu. Também é muito frontal na apreciação daquilo que faço, o que faz com que a satisfação seja ainda maior quando ele realmente gosta de algo. :) Beijinho

    ResponderEliminar
  21. Uma delicia este bolo. E se leva chocolate eu gosto
    Um beijo e boa semana

    ResponderEliminar
  22. Olá Diogo!
    A farinha de milho tornou esse bolo especial! Pronto, mais uma para a lista "a fazer"! Está a crescer a lista, lol!
    Bjs

    ResponderEliminar
  23. Como já nos habituaste, mais um bolo que apetece tirar um pedaço :)...
    Ficou excelente Diogo, rico filho que fez um bolinho pro pai :)...
    beijoca

    ResponderEliminar
  24. uau...ficou fantástico...não só o aspecto é de ficar de boca aberta como o sabor deve ser de lamber os dedos...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Tem realmente um ar fofo e delicioso!
    Só uma curiosidade, que diâmetro tinha a forma?

    ResponderEliminar
  26. Interessante ver um bolo de chocolate com farinha de milho na massa!!
    Confesso que fiquei curiosa quanto ao sabor :)

    Bjokas e boa semana***

    ResponderEliminar
  27. Maravilhoso e sublime este teu bolo Diogo, de ficar a babar À frente do pc como fiquei aqui e parece tão fofo..beijocas e boa semana

    ResponderEliminar
  28. Tem muito bom aspecto, é um SR. bolo!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  29. com um bolo destes quem não ficaria feliz?
    que aspecto delicioso! beijinho e boa semana :)

    ResponderEliminar
  30. Olá:)
    Vim espreitar o teu blogue, pois tenho visto publicadas algumas receitas tuas em blogues amigos e confesso que fiquei com os olhos pregados ao ecrã!! Só coisinhas deliciosas e muito tentadoras, como este senhor bolo, que ficou uma perdição! O teu pai é um felizardo, com um filho assim dotado! Adorei e vou seguir-te:)
    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  31. Que bolo tão guloso!
    Ficou mesmo bonito, e o interior tem um aspecto muito fofinho.

    ResponderEliminar
  32. Hum! Nham nham! Que delícia. Eu também sou muito gulosa, principalmente por tudo o que tenha chocolate. Este bolo está mesmo fabuloso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Olá Diogo,
    Acredito que o bolo tenha sido aprovado pelo teu pai, pois a ver pelas fotos, aqui deste lado, também está mais que aprovado!!
    A textura parece bem fofa e o aspecto é dos Deuses!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  34. Que aspeto!!!!!!!!!!! E eu que daqui já fiz uma data de receitas e ficaram todas um apetite, esta deve ser mais uma...a experimentar certamente!

    ResponderEliminar
  35. OLÁ DIOGO,
    ESTE BOLO ESTÁ PERFEITO, O ASPECTO ESTÁ SUPER
    APETITOSO E SENDO DE CHOCOLATE NÃO DÁ PRA RESISTIR!

    TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
    BJS

    ResponderEliminar
  36. hummm super esse bolo esta um luxo muito bonito adorei o interor que esta 5* bjs

    ResponderEliminar
  37. Diogo,
    Que tentacao esta cozinha... Esse bolo ficou com um aspeto irresistível então o recheio esta de tirar o folgo : ) A apresentacao 5* e as fotos passo a passo como sempre muito bem explicadas.

    Beijinhos e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  38. Que aspecto!
    Ficou muito bem, é mais uma das tuas receitas que vai ser para eu experimentar! ehhe
    Parabéns, Diogo! :)

    ResponderEliminar
  39. Mais um bolo lindíssimo que apetece logo provar!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  40. Obrigado. Um muito obrigado a todas/os pelos vossos comentários :) É sempre com grande sorriso que os leio, e são muito importantes para mim :)

    É realmente um bolo bem guloso e com chocolate só podia ser mesmo bom :)

    ResponderEliminar
  41. Que aspecto guloso!! Claro que ele gostou, como não?! :)

    ResponderEliminar
  42. Seu blog é demais! AMEI!

    Tambem tenho um blog! Chama-se Luz, Câmera...Fogão.
    www.camilagt.blogspot.com

    Entra la e me segue!! Ja estou te seguindo! Assim nos mantemos em comunicação!!

    Sucesso sempre! Beijinhos

    ResponderEliminar
  43. Que tentação... parece estar mesmo fofinho!
    Também quero uma fatia :( hihihi

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  44. Oh meu deus que delicia , o bolo tem tão bom aspecto Amei...

    Ainda bem que encontrei este blog

    Beijinhoss

    PS: ja sigo o seu blog

    http://carolinaspinolastreetstyle.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  45. Olá, Diogo!! Conheci seu blog através de Amor&Pistache e adorei, já estou seguindo rsrrsrsr!!Então vc gosta de bolos (principalmente doces?!!)Logo,irá gostar da postagem que fiz sobre o bolo de aipim(mandioca), além de saboroso, fácil, fácil.Agora, moço rsrsr, que bolo é esse de chocolate fofinho huuuummmm!!É de babar rsrsrs. Além disso é muito estiloso, realmente tem personalidade-usar farinha de milho e ficar leve!!!Já não é um bolo-é um sonho rsrsrs!! O passo-a passo está profissional!!Sucessos.Bjs.

    Visite-me em: http://degustarleresonhar.blogspot.com

    ResponderEliminar
  46. Diogo, nem precisaria dizer o q vc já está cansado de saber !!! Seu bolo ABAFOUUUUU!!!
    Mas uma dúvida minha...Vcs em Portugal falam em farinha de milho...mas vejo nas fotos q seria o nosso fubá (Brasil) !!! Está tão fininho !!! e a farinha de milho aqui pra nós é em flocos ! Procede essa minha dúvida ? gostaria de uma resposta sua !!! Obrigada de qquer forma...

    ResponderEliminar
  47. Este bolo está de fazer crescer água na boca! Eu adoro chocolate! Um bolinho maravilhoso!

    Bjs

    ResponderEliminar
  48. Este bolo é uma tentação!!! Aiii :P

    ResponderEliminar
  49. Aii que bom aspecto *.* Tenho que experimentar! ;)

    http://ohiwishblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  50. Hmmm que aspecto delicioso!



    http://sermaedesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  51. Maravilha de bolo, o meu filho ao vê-lo, disse logo, mãe quero este!

    ResponderEliminar
  52. Diogo, espreite hoje o blog http://fashionorinfashion.blogspot.pt/ e veja o meu bolo de aniversário!!!! Esta receita é ótima!!! Só mudei a decoração!!!!!!

    ResponderEliminar
  53. Tenho que fazer este bolo :) isto é mesmo uma perdição.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  54. Olá!! O meu pai fez anos dia 11 deste mês e decidi fazer-lhe um bolo. Escolhi este. Estava maravilhoso. Somos apenas três e só sobraram duas fatias hoje. Estava delicioso. Fofo e ligeiramente húmido. Apenas a cobertura, por ser de chocolate negro é um pouco amargo, mas não lhe tira todo o sabor. Está MARAVILHOSO!!! Parabéns e obrigada pela receita que disponibilizas. :D

    ResponderEliminar
  55. Que bolo delicioso!!! Adoro o seu blog e as suas receitas. São uma tentação e dá vontade de experimentar tuuuudddooo!
    Parabéns. ;)

    Celio Cruz
    http://sweet-gula.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  56. mas que tentação.... só de olhar da vontade de comer, vou ter de o fazer um dia deste, so não vai ser este fim de semana porque este fim de semana vou fazer o cheese cake de chocolate e morangos receita que tb vi aqui... este blog é uma perdição :P

    ResponderEliminar
  57. Boa tarde, são colheres de sopa de farinha ou chávenas?

    ResponderEliminar
  58. hm, deve ser uma pequena delícia de chocolate, como uma nuvem doce que se dissolve à mínima dentada! vou mesmo ter que fazer este bolo! (acabas de ser o culpado de, daqui para a frente, virar um bola com 200kg!)

    Um beijinho, Sara ♥
    http://littletinypiecesofme.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Outras tentações