domingo, 12 de fevereiro de 2012

Mousse de Chocolate com Frutos Silvestres e Praliné de Amêndoa

Esta mousse foi uma das estrelas do workshop que recentemente fiz da Vaqueiro, sendo o doce que mais me agradou, mesmo não sendo eu o maior apreciador de "doces de colher".

O que me conquistou foi o o constaste entre o Chocolate e os Frutos Silvestres, e ainda a amêndoa no topo , que actuou como a cereja no topo do bolo, dando o aspecto crocante a um doce muito fofo e cremoso.

Tudo isto, leva a que seja uma Mousse de Chocolate fora do normal, e em tudo especial :)


Ingredientes
Mousse
450 gramas de Frutos Silvestres congelados
80 + 125 gramas de açúcar
1 pau de canela
1 casca de limão
200 gramas de chocolate
200 ml de natas
3 claras de ovo
Praliné de Amêndoa
100 gramas de amêndoa
100 gramas de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
 Mousse
Levar os frutos, 80 gramas de açúcar,
o pau de canela e as cascas de limão a lume brando
Deixar ferver até atingir ficar um creme
parecido com uma compota
Colocar um pouco no fundo das taças Partir o chocolate em bocados
Aquecer as natas num tacho e colocar por cima
Deixar uns segundos, e depois mexer Até o chocolate derreter todo e ficar um creme
Bater as claras E ir incorporando as 125 gramas de açúcar aos poucos
Envolver o chocolate aos poucos Até ficar um creme
Colocar nas taças

Praliné de Amêndoa
Levar a amêndoa, o açúcar e a manteiga a lume brando Ir mexendo até ficar dourado
Colocar em papel vegetal para arrefecer
A minha ficou muito clara, pois tirei muito cedo do lume,
mas o objectivo é ficar mesmo dourada, tipo um Nougat.
Depois separar bem, e colocar no topo da mousse



Foi um regresso aos doces de colher, que é raro fazer...mas um regresso feito com agrado, pois adorei :)

Espero que também tenham gostado, e muito obrigado pela vossa visita e comentários :)

64 comentários:

  1. Eu bem disse que ia babar...

    Olha, isto são horas de se publicar uma coisa destas?!

    (vou levar a receita para mais tarde, quando já puder pensar em chocolate ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá, espectáculo! Adorei. Só uma pergunta, partes o chocolate aos pedaços e deixas derreter nas natas? Acho que vou fazer! Divino. Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é isso :) Já corrigi a receita. Obrigado :) Se fizer depois diga se correu bem :)

      Eliminar
  3. Mas que delícia! Logo agora que entrei numa dieta muito (pouco) rigorosa!não pode ser...

    ResponderEliminar
  4. Eu não ligo muito a mousse de chocolate mas realmente com os frutos silvestres deve ficar bom, nunca tinha pensado nisso... é por estas coisas que eu adoro o teu blog!

    ResponderEliminar
  5. Muito bem, mais outra categoria e não podia ser outra coisa senão chocolate :p

    Gosto bastante da tua organização ao descrever toda a receita em pormenores... ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha de mousse! Eu não resistiria a uma colherada bem grande. Os frutos silvestres acompanham na perfeição o chocolate. E a cobertura crocante é uma explosão de sorrisos :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. olá Diogo
    esta mousse está com um aspecto delicioso :)

    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
  8. CHOCOLATE E FRUTOS SILVESTRES, UMA COMBINAÇÃO FANTÁSTICAS, ADORO AMBOS.
    ESSAS TAÇAS FICARAM UMA DELICIA...JÁ LEVAVA UMA...
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  9. Já tinha feito uma combinação deste género e gostei mt do contraste do chocolate c os frutos vermelhos - fica delicioso! Bjinho e bom domingo!

    ResponderEliminar
  10. Que aspecto maravilhoso. A combinação dos frutos silvestres com o chocolate e a amêndoa deve ser espectacular.
    obrigada
    beijinhos
    rita

    ResponderEliminar
  11. Excelente combinação Diogo! Maior fã de doces de colher do que eu, acho que não existe! hehe Também costumo fazer este tipo de sobremesa, mas com uma camada de mousse de chocolate branco no meio e um cheirinho de Gran Marnier na compota! É divinal!
    E mais uma vez tenho que te dar os parabéns pelas tuas tão ilustrativas fotos!
    bj* boa semana*

    ResponderEliminar
  12. Que óptimo aspecto! Acabei há pouco de almoçar e calhava tão bem essa mousse para a sobremesa

    ResponderEliminar
  13. Hummmmmm está simplesmente divinal, o contraste deve ser fantástico sem dúvida... os frutos vermelhos são maravilhosos, doces, apaixonantes *.*
    Beijinhos e parabéns!

    ResponderEliminar
  14. Que belo blog!
    Pelo que vi você não tem nada de cozinheiro amador!
    Essa mousse ficou perfeita, a melhor que já vi!
    Léia

    ResponderEliminar
  15. Parece delicioso :) Eu adoro mousse de chocolate! Vou levar a receita cmg ;)
    Beijinho doce e boa semana!

    ResponderEliminar
  16. Esta mousse atiçou-me a gula! Adoro chocolate com frutos silvestres! :))

    ResponderEliminar
  17. Oi Diogo,
    Eu estava passeando no blog de algumas amigas e acabei chegando no seu...
    Eu fiquei um tempão conhecendo os seus posts e simplesmente ADOREI!!! Quantas DELÍCIAS!!! E tudo no capricho... Tudo muito LINDO!!! Parabéns!!!
    Essa sua mousse de chocolate está IRRESISTÍVEL!!!
    Como eu sou abusada resolvi te seguir para acompanhar as suas novidades.
    Um abraço, Irene

    ResponderEliminar
  18. meus deus, tem um aspecto mesmo mesmo bom *.*
    Adorei o facto de meteres as fotos de tudo , isso é bom adoro post's assim *.*

    ResponderEliminar
  19. UAU!!!
    O que é isto?! Até faz mal ver estas coisas a uma hora destas...
    Ficou um espanto, sensacional, 5 estrelas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Diogo, as tuas imagens deixaram-me vidrada:)))
    sou uma gulosa muito selectiva, nem todos os doces
    me fascinam, mas posso dizer-te que saio sempre
    daqui a sonhar:)))
    A mousse de hoje, já faz parte dos meus sonhos:))
    Beijinhos, boa semana.

    ResponderEliminar
  21. o.m.g. estou em choque com esta sobremesa!! :) kiss

    ResponderEliminar
  22. Que perfeição esta mousse. Adoro juntar chocolate com frutos vermelhos, e a mousse está fofa mesmo como deve ser.
    Um beijo e boa semana

    ResponderEliminar
  23. O titulo é sugestivo, o aspecto faz crescer água na boca. Já guardei a ideia.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  24. Curioso não levar as gemas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensei o mesmo quando vi a receita ;) Mas curioso que não se sente nada a falta delas :)

      Eliminar
  25. Olá Diogo, mas que rapaz dificil de se encontrar novamente. Sou sua seguidora creio que desde metade ou inicio do ano passado, depois com o tempo, mudei meu layout e acabei perdendo vários bogs que seguia, e como vc mudou seu blog não lembrava do nome dele, estive no blog de uma amiga e vi seu nome, pensei, vou lá ver se é este. E era. Lembrei-me que era A Culpa das Bolachas, mas seu blog está lindo hem! Ficou muito bonito e a qualidade das receitas está cada vez melhor. Agora não o perco novamente. Adorei essa mousse, simplesmente divina. Bjos Ótima semana

    Josy

    ResponderEliminar
  26. Bemmmmmmm Diogo, que aspeto!!! Eu e o meu filho (também um Diogo !!! ) estamos aqui os dois encantados com a tua mousse, deve ter ficado uma verdadeira delicia!!! Parabéns por mais uma maravilhosa receita. Beijokas

    ResponderEliminar
  27. Não há condições, uma pessoa chega aqui e baba-se instantaneamente... É feio Diogo o que tu fazes às pessoas :)...
    O aspecto é fabuloso mesmo, e a mistura de sabores sei, por experiência, que é divina..
    um beijo

    ResponderEliminar
  28. Diogo, estou aqui que nem posso!!! A tua mousse asfixia qualquer um! mas que coisa boa... adorei.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Diogo, gostei imenso da consistência da tua mousse, está mesmo excelente.
    E o facto de levar apenas as claras também me agrada imenso, a receita que usualmente faço de mousse leva muitos ovos [gemas e claras] e torna-se por isso bastante potente! Assim certamente é mais leve.

    ResponderEliminar
  30. Confesso que não sou daquelas pessoas que não vivem sem mousse de chocolate, mas o toque dos frutos silvestres fez-me querer provar esta :)beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  31. Chocolate é o meu ponto fraco..não resisto! Maravilhosa a sugestão.

    ResponderEliminar
  32. Obrigado a todas/os pelos vossos comentários tão simpáticos e inspiradores :)

    Realmente é uma mousse fora do "normal", e das melhores que já comi. Recomendo a todas/os, e é tão fácil :)

    ResponderEliminar
  33. a consistência esta perfeita e o sabor não lhe deve ficar atras!!!

    perfeita!!

    ResponderEliminar
  34. Ficou mesmo uma tentação... que delicia :)

    ResponderEliminar
  35. eu estava na TURISTA para votar na culinaria mas antes quis dar uma vista de olhso pelos blogues propostos. ora cá está um rapazinho prendado de mãos. com um jeito especial para meter as maos na caixa das bolachas!
    agora já posso depositar o voto na urna
    até já
    kis :=)

    ResponderEliminar
  36. Diogo,
    Que tentacao de mousse... Ainda por cima de chocolate que e' o meu ponto fraco : ) ficaram lindas as tacinhas. A apresentação lindaaaaa... as fotos passo a passo muito bem explicadas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  37. Adorei o resultado final, as camidas ficaram optimas! mais uma tentação das tuas :)

    ResponderEliminar
  38. Adoro mousse de chocolate e vou testar a dualidade dos frutos silvestres! Ficam mesmo bem de braço dado!

    ResponderEliminar
  39. Comi uma mousse destas ( mas sem as amendoas) a semana passada numa festa de anos!! E adorei!! Achei diferente até porque nem sou apreciadora de mousse de chocolate e esta sim cativou-me!!!

    ResponderEliminar
  40. Parece-me uma combinação fantástica... e uma camada de natas docinhas aí pelo meio tb nao ficava mal!! Gosto muito do teu blog, continua assim que os nossos quilinhos a mais agradecem :p ***

    ResponderEliminar
  41. este blogue é fantástico! Para além de me dar uma fome de morte, tem óptimas ideias e coisas acessíveis! :D Deu-me vontade de experimentar!

    ResponderEliminar
  42. Como sempre, fiquei deste lado a babar! *.*

    ResponderEliminar
  43. A minha sobremesa preferida + doce preferido + praliné = Perfeito!

    Bjnhs,
    RSantiago

    ResponderEliminar
  44. Já testei!! O timing foi perfeito...tinha o aniversário de uma amiga e fiz-lhe a supresa de preparar estas taças. Toda a gente adorou!
    Obrigado por partilhares.
    Com carinho açoreano,
    Laura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom saber que correu bem! :) Muito obrigado pela partilha :)

      Eliminar
  45. Que boa combinação! Adoro mousse de chocolate!

    ResponderEliminar
  46. Também anotarei a receita. Por aqui em meu país, preciso de sobremessas frias e refrescante como esta.
    Diogo, gostei muito das fotos no passo a passo. Obrigada, Márcia.

    ResponderEliminar
  47. Adoro mousse de chocolate! É desta que compro uma batedeira... isto de ficar a olhar para estas receitas e não ter batedeira, é angustiante!
    "Louis, I think this is a beginning of a beautiful friendship!" Nhac nhac

    ResponderEliminar
  48. Eu adoro doces de colher e esta combinação de ingredientes parece-me mais que perfeita!!
    Lia

    ResponderEliminar
  49. A minha sobremesa favorita e deixa-me que te diga que isto deixa-me a babar! (literalmente LOL)

    ResponderEliminar
  50. wuau super bom e esta muito bem decorado adorei bjs esta 5*

    ResponderEliminar
  51. Acabei de fazer a mousse!! Ficou com um aspeto...fantástico e já provei e está otima!!! Deliciosa receita!! Mais uma sobremesa para a festa da minha sweet M.!!

    ResponderEliminar
  52. Aqui está a minha experiência, ficou fantástica! Obrigada :)

    http://arcoirisnacozinha.blogspot.pt/2012/03/mousse-de-chocolate-com-frutos.html

    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  53. Que sobremesa tão elegante e linda, Diogo! =) Adorei a apresentação da receita, as fotos são maravilhosas!
    Gosto muito de doces de colher...Ficam sempre tão bonitas em tacinhas transparentes :)
    Obrigada pela receita ótima, Diogo! :)
    E bom fim de semana para ti! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  54. Diogo,
    Descobri hoje o teu blog e fiquei encantada com os teus maravilhosos doces e com a forma como os retratas! ESPETACULAR mesmo!!
    Fiquei fã!!
    Voltarei mais vezes!
    Bjs
    Cady

    ResponderEliminar
  55. Em vez de se fazer a compota,visto que teria que comprar tudo congelado, existe alguma alternativa? comprar mesmo compota ou geleia de frutos silvestres? Ou será que fica demasiado doce e nao faz sobressair o chocolate? Obrigada pelas receitas =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode usar compota de compra :) Não fica demasiado doce, mas claro, isso depende do gosto de cada um. Obrigado eu pela sua mensagem :)

      Eliminar
  56. Experimentei esta receita para a sobremesa do aniversário da minha mãe! :D Adorámos! Para a próxima apenas reduzirei no açúcar porque gostamos das coisinhas menos doces. Muito obrigada!

    ResponderEliminar

Outras tentações