domingo, 22 de janeiro de 2012

Bolo de Passas, Sultanas e Amêndoas


Já não estamos no natal, embora é isso que este bolo me lembre.

Nunca fui grande fã de passas, sultanas ou qualquer outro fruto seco, mas ultimamente tenho comido bastantes, e gosto cada vez mais, por isso decidi fazer um bolo com estes frutos pequenos em tamanho, mas grandes em sabor. Com a junção das amêndoas, ganha-se o contraste crocante, em cima de um bolo leve, fofo e doce, em que cada passa/sultana trincada, é trocada por uma explosão de sabor. 

Ingredientes:
170 gramas de manteiga
100 gramas de açúcar refinado
50 gramas de açúcar mascavado
3 ovos
150 gramas de farinha
1 colher de chá de fermento
200 gramas de passas e sultanas
50 gramas de amêndoas

Forma de 20 cms

Preparação:
Juntar a manteiga com os açucares Bater até obter um creme
Juntar os ovos um a um Bater entre a colocação dos mesmos
Colocar metade das sultanas Juntar a farinha peneirada
Envolver bem Colocar numa forma untada com manteiga e farinha
Colocar as sultanas E as amêndoas
Levar ao forno a 180º por 45 minutos

Confesso. Gostei muito do bolo, mas já tenho saudades do chocolate! Talvez para a semana :)

Muito obrigado pela vossa visita e pelos vossos comentários! O vosso apoio é muito importante :)

32 comentários:

  1. é pena que pela net ainda não se envie fatias de bolo, porque esse vinha agora mesmo a calhar :$$$$ ai a baba! Hehe vou experimentar :D beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Diogo, a culpa não é das bolachas, são os nossos cinco sentidos os algozes. Também sou cozinheiro amador, responsável pelos cardápios diários aqui em casa e pelos doces de fim-de-semana.
    Abraços, Paulo Bettanin.

    ResponderEliminar
  3. Que lindo ficou o teu bolo!
    Ao contrário de ti eu adoro esse tipo de frutos secos, acho que ficam sempre muito bem em bolos ou até mesmo simples.

    ResponderEliminar
  4. Muito bem, desta vez saiu impecável..:) Tem bom aspecto, apenas não gosto é de passas...

    E já deu para reparar que tu e o chocolate são inseparáveis, até já sentes saudades dele :)

    Continuação de boas receitas* Bjs

    ResponderEliminar
  5. Que bela fatia para acompanhar o meu chá. Gosto imenso de bolos com frutos secos.
    Um beijo e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Lindo bolo amiga gostei de ver e salivar sua textura é fantàstica, parabens!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ficou uma tentação esse bolo... Lindo lindo que cor apetitosa essa fatia :)
    um beijo

    ResponderEliminar
  8. Mais um bolinho lindo! E a lembrar o Natal. Hoje também saiu do forno um bolo caseiro com cheiro natalício. Sabes, eu também não gostava de passas mas ultimamente tenho aprendido a gostar :) Este bolinho pede uma chávena de chá!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro frutos secos e esta receita está de comer e chorar e por mais :P
    Fiquei com uma duvida, de que tamanho é a sua forma de redonda!?

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês. Já fui medir a forma ( incrivel que nem uma regua tive...usei um livro do IKEA! lol). Mede 20 cms. Já actualizei a receita. Obrigado :)

      Eliminar
  10. Festas de buxas? Nãããão! Numa brincadeira com um amigo desafiei-o a imitar um striper masculino ao som de "Im sexy and I know it", ele disse que precisava de uma varão. Eu só tinha a vassoura! Temos que ser práticos e adaptar-nos às situações com que nos vamos debatendo. Usar a cabeça... Foi uma noite bem passada.

    ResponderEliminar
  11. Fiquei colada ao ecra, quando entrei no blog. Adorei tudo! A coisa que mais gosto de cozinhar são doces, bolos, bolhacas, etc. Este blog é fenomenal! :) E este bolo parece ser delicioso.

    Beijinho,
    Tania.

    ResponderEliminar
  12. Maravilha este bolinho... acompanhado de uma chávena de chá será um lanche perfeito :)
    Boa semana!!!
    Beijokas

    ResponderEliminar
  13. Ai tem tão bom aspecto! Tirava as passas e comia-o todo de uma vez :P

    ResponderEliminar
  14. Diogo, essas fatias estão tão fofas que me apetecia mesmo uma. :) E gosto muito dos bocadinhos de amêndoa a dar crocância. Um belo bolinho! Beijinho

    ResponderEliminar
  15. ESSE BOLO É PERFEITO PARA MIM POIS ADORO PASSAS , SULTANAS E AMÊNDOAS.
    FICOU LINDO E BEM DELICIOSO COM TODA A CERTEZA.
    JÁ COMIA UMA FATIA TIPO...XL, NÃO ME CONTENTO COM MENOS.
    BJS

    ResponderEliminar
  16. Gosto muito de bolos de frutos secos, são os meus favoritos durante todo o ano. Mas o melhor é intercalá-los com os de chocolate :p

    ResponderEliminar
  17. Tem muito bom aspecto, mesmo com as passas, das quais não sou grande fã! =) Chocolate, YEAH! Can't wait!

    Bjnhs,
    RSantiago

    ResponderEliminar
  18. Oi Diogo. Adoro tds os frutos secos, agora nas frutas cristalizadas é q sou esquisita, mas sultanas e passas como de bom grado. O teu bolo ficou com um aspeto mt tentador e até me atreverei a fazê-lo um dia destes, qd passar a vontade do bolo rainha (desde o ano novo q tds as semanas me pedem p fazer...) Porém, o chocolate é algo obrigatório tb na mh cozinha :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  19. O Natal é quando o homem quiser e os frutos secos e as sultanas ficam bem em qualquer altura do ano :) Mais uma vez, adorei :) beijinho

    ResponderEliminar
  20. Não devia, mas vou seguir este blog. É que só dá vontade de fazer e comer! Vou ter que me conter ;) parabéns pelo blog*

    ResponderEliminar
  21. Você poderia me fazer doação de uma fatia dessa maravilha para acompanhar meu café. :)


    www.feijaonoprato.com

    ResponderEliminar
  22. Adorei o teu bolo! Tem tudo o que mais gosto...
    depois de ver estas fotos fantásticas fiquei a imaginar o sabor do bolo...hum, como deve de ser bom.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. O sabor deve ser divinal com essa conjugação de sabores!

    ResponderEliminar
  24. Parece ficar sensacional este bolo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Eu tb não sou grande fã de frutos secos, mas não me importava de experimentar este bolo ;))

    ResponderEliminar
  26. Olá Diogo, pois eu adorei o teu bolo parece ter ficado bem fofo e como gosto de frutos secos tenho a certeza que vou gostar. E que tal experimentar essa fatia!?:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Eu adoro frutos secos, este bolinho ficou fantástico

    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
  28. Não me importava nada de ter tirado as fotos em Paris, até porque significava que não estava em época de exames! Obrigada pelo comentário :)

    ResponderEliminar

Outras tentações