domingo, 15 de janeiro de 2012

Bolo de Maçã


O aroma da canela invade-me a casa. É o cheiro da combinação maravilhosa que é juntar maçã, açúcar e canela. Simplesmente divinal. 

Este bolo lembra-me uma tarde de maçã, mas versão bolo claro. O resultado final é uma textura fofa e ao mesmo tempo húmida e suave, ideal para este fim de semana frio para aconchegar e ajudar a esquecer o regresso  dos dias tristonhos. 

Fechar os olhos, comer e disfrutar.




Ingredientes:
4 maçãs
2 colheres de sopa de água
sumo de limão q.b.
250 gramas farinha
2 colheres de chá de fermento
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de gengibre moido
1/2 colher de chá de noz moscada
150 gramas de manteiga
175 gramas de açúcar
3 ovos
Preparação:
Cortar as maças em rodelas.
colocar metade num tacho com 4 colheres de sopa de água
Colocar as rodelas numa taça com água fria
e umas gotas de limão
ferver durante uns minutos até ficar um creme Juntar os ingredientes secos
Bater bem Juntar a manteiga e 150 gramas do açúcar
Ir batendo sempre Juntar os ovos um a um
Até ficar um creme Peneirar os ingredientes secos
Envolver bem Juntar a maçã cozida
Untar uma forma com manteiga e farinha
e escorrer a água das maçãs
Colocar o preparado na forma
Colocar as rodelas de maçã Polvilhar o resto do açúcar com a canela
Levar ao forno 40 minutos a 180º

Espero que tenha sido do vosso agrado, obrigado pela vossa visita e pelos vossos comentários :)

49 comentários:

  1. Pode ser já esta fatia!! que belissimo aspecto!! bom domingo, bjks

    ResponderEliminar
  2. Este bolo deve ser maravilhoso Diogo...brevemente vai estar aqui em casa....bjokitas

    ResponderEliminar
  3. Curiosamente ontem olhei para três maçãs na fruteira já a ficarem enrugadas... acho que me deste a solucção para as utilizar!
    Gostei imenso do toque das especiarias!

    ResponderEliminar
  4. Ai que bom aspecto! Nhami, já me fiquei a babar. Ainda por cima tem maçã que é um fruto que eu ADORO. Parabéns :) Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Porque será que um simples bolo de maçã traz tanto conforto? A maçã com essas especiarias fazem magia. O bolo está lindo e essa fatia pede mesmo uma trinca. :) Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Hummmm ficou maravilhosa este bolinho de maçã!

    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  7. Ai eu adoro canela e juntar maçã fica ainda melhor! *.*
    Tenho que experimentar este bolo! :D

    ResponderEliminar
  8. Bolo de maçã é dos meus preferidos,
    o teu só pode estar perfeito, ficou lindo.
    Beijinho e resto de bom domingo

    ResponderEliminar
  9. Diogo só de ler a receita consegui cheirar esses aromas que tanto gosto. É a combinação perfeita... canela e maçã! O bolo ficou com um aspeto fenomenal apetece mesmo servir dessa fatia. Excelente.

    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  10. PERFEITO O TEU BOLO, EU ADORO BOLOS COM MAÇA.
    O CASAMENTO MAÇA E CANELA É MAIS QUE PERFEITO.
    UM EXCELENTE DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  11. Que cheirinho deve ter ficado na cozinha.. adorei o uso de maçã cozinhada, deve dar-lhe um toque bem especial :)
    um beijo

    ResponderEliminar
  12. Um bolo com puré de maçã, deve ser divinal! Para mim uma das melhores combinações da culinária: maçã e canela. Este bolo é perfeito para acompanhar uma chávena de chá :)
    Bom domingo*

    ResponderEliminar
  13. Bolos c maçã e canela agradam-me sempre :) Um abraço e bom domingo!

    ResponderEliminar
  14. Maça e canela ficam sempre muito bem juntas. E neste bolo estão divinas.
    Um beijo e boa semana

    ResponderEliminar
  15. Ficou mesmo no ponto.
    O cimo então ficou bem engraçado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Ficou lindo o bolo! Eu adoro bolo de maçã, nestes dias frios. Combina na perfeição :) A mistura maçã-canela perfuma a casa como nenhuma outra e é impossível resistir.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Ficou com um aspecto fantástico, muitos parabéns por mais uma delicia! beijos

    ResponderEliminar
  18. só pelo aspecto ficou fantástica. A fazer brevemente.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  19. Mas que aspecto!!! Está lindo este bolo, e super apetecível!! Até faz água na boca!! :D
    Comer uma fatia desse bolo em NY era felicidade a dobrar, de certeza!:D
    beijinhos***

    ResponderEliminar
  20. Olá Diogo:
    Eu tb adoro bolos de maçã. Costumo colocar sempre noz-moscada e canela, mas nunca experimentei com gengibre. Tenho de experimentar. Obrigada.
    beijinhos
    rita

    ResponderEliminar
  21. É muito do meu agrado, gostei bastante deste bolo de maçã, principalmente por levar os bocadinhos de maçã na massa :)

    ResponderEliminar
  22. Esse bolo ficou magnífico.
    Que lindo.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Bolo de maçã e canela não há como não gostar :) Mais um bolo perfeito :) beijinho**

    ResponderEliminar
  24. Ficou simplesmente divino este bolo, uma maravilhaaa....
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Opá, ainda agora lanchei, mas vi este post e fiquei com fome! Eu poderia mostrar, mas ele magoo-me imenso, muito mesmo. Não foi só a distância, mas outros motivos ajudaram ao afastamento, só não os quis referir porque acho que o que se passa dentro de casa, fica dentro de casa. É complicado... Mas obrigada!

    ResponderEliminar
  26. Ficou simplesmente fabulàstico !!!
    Beijinhos doces e tem uma excelente semana ;))

    ResponderEliminar
  27. que bom aspecto!! Gostei do blog, vou seguir. beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Obrigado a todas!! :D

    Realmente é uma combinação perfeita! Só faltou a bolinha de gelado ;)

    ResponderEliminar
  29. Ok, ok, ok... descobri o seu blog hoje por mero acaso e já sei que vou "perder" a manhã a vê-lo! Simplesmente viciante e muito bom! As fotos são super esclarecedoras e ilustrativas o que ajuda imenso na elaboração das receitas! Parabéns!

    "perder" - digamos que não vou perder mas sim ganhar ;)

    ResponderEliminar
  30. Que delicia, que aspecto, tenho que experimentar!
    Gostei do blog, sigo!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  31. Diogo,

    também eu sou fã do aroma da canela e este teu bolo ficou fantástico.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  32. Olá Diogo :)
    Ainda bem que consegui passar neste espaço teu cheio de coisas tão deliciosaas :D
    Adoro maçã e este bolo tem um aspecto yummy :)

    A ver pelas fotos do bolo a seguir, já estou a babar :P

    Estou a seguir estas tuas delícias :)
    E obrigada pelas visitas ao meu blog 0:)

    http://iamsokitty.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  33. Brevemente irei experimentar esta receita...hum, já lhe sinto o aroma!

    ResponderEliminar
  34. Adoro bolos com maçã! Apetece-me uma fatia :)
    Parabéns pelos doces!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Assim, a modos que... espetacular!! Já lhe sinto o cheirinho.... Beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Bolo de maçã...adoro! Está muito bonito, muito apetitoso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  37. Maravilhoso Blog :)
    Adorei...tb adoro confeccionar doces...por isso vou seguir de certeza...
    Parabéns**

    ResponderEliminar
  38. Amo bolo com frutas, e esse ficou lindo, lindo.


    www.feijaonoprato.com

    ResponderEliminar
  39. Querido Diogo,

    Para quem faz bolos de tamanho calibre e perfeição, deixar no meu blog um comentário a adjectivar um bolo de perfeito calha-me como um elogio enorme!
    Muito obrigada pela tua visita. Venho dizer-te que este bolo de maçã está estupendo (como nos tens vindo a habituar, sempre!).

    Um grande beijinho*

    ResponderEliminar
  40. De muito mel, mesmo! ahahhahah

    E se tivesse este bolo (sem canela) ao meu lado, era um mimo! =)

    Bjnhs,
    RSantiago

    ResponderEliminar
  41. o teu blog é de comer e chorar por mais

    ResponderEliminar
  42. que delícia,adorei seu blog

    www.falandocomasbatatas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  43. Já segui esta tua receita e ficou super bom! Esqueci-me foi de tirar foto!! Adoro os teus bolos...têm cá um aspeto!!mham mham

    ResponderEliminar
  44. ai que maravilha!! comia agora uma fatia :)
    canela e maçã é a combinação perfeita.

    ResponderEliminar
  45. maça e canela - combinação perfeita!
    eu comia já uma fatia :)

    ResponderEliminar
  46. E este acabou de entrar no forno... :D

    ResponderEliminar
  47. Belissimo, está bom de certeza, obrigado por partilha-lo connosco mesmo que seja virtual.

    ResponderEliminar
  48. Vou fazer depois eu conto como ficou bjs silvia fonseca

    ResponderEliminar
  49. está aqui - http://sweetsugarlove.blogspot.pt/2012/08/bolo-de-maca.html
    demoraram, mas chegaram, como combinado :)

    ResponderEliminar

Outras tentações