domingo, 29 de janeiro de 2012

Bolo de Chocolate com cobertura de chocolate (Branco & Preto)


Como disse na semana passada, já estava com saudades do chocolate. Ainda para mais, esta semana fiz um workshop de chocolate na vaqueiro, e para ironia dos destinos, não me calhou uma sobremesa, mas sim o prato principal ( com chocolate claro).

É raro eu fazer um bolo em camadas, até porque geralmente faço bolos baixos e sou sincero, não sou grande adepto, mas realmente...três camadas de chocolate...é de deixar qualquer um maluco! 

Este bolo fica muito doce e fofo, os três chocolates juntos funcionam muito bem, e torna-se num verdadeiro atentado a todos os sentidos! Por isso, degustar com cuidado ;) 


Ingredientes
50 gramas de manteiga
4 ovos
60 gramas de chocolate em pó
100 gramas de farinha
80 gramas de açúcar
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento

Bolo
Bater bem Juntar o açúcar com a manteiga ligeiramente amolecida
Ir juntando os ovos um a um Continuar a bater até obter um creme
Juntar os secos
Peneirar para a mistura
Envolver bem Untar uma forma com papel vegetal, manteiga e farinha
Colocar na forma Levar ao forno a 170º por 35 minutos
Cobertura e recheio
1 lata de leite condensado cozido
50 gramas de manteiga
100 gramas de chocolate negro
100 gramas de chocolate branco

Levar o leite condensado dividido em 2.
Quando estiver quente juntar a manteiga divida em 2
Colocar o chocolate
Mexer bem. Deixar arrefecer Fazer a marcação com a forma
Cortar com a faca Ir ajustando com a forma
Repetir para as outras Retirar o excesso
Até formar os circulos Cortar ao meio
Colocar o recheio de chocolate Barrar bem
Tapar e cobrir com o outro recheio Repetir e fazer as camadas
Polvilhar com chocolate


Espero que tenham gostado regresso do chocolate :)
Os vossos comentários são muito importantes, por isso muito obrigado pelos mesmos e claro, obrigado a todos pela vossa visita :)

54 comentários:

  1. O QUE É ISTO??????? Logo de manhã!!! Assim a dieta não começa! Que ÓPTIMO aspecto! Mesmo! Mas este bolo é uma bomba! Tem mesmo que se degustar com cuidado. Muito cuidado! :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Diogo,bom dia. E que dia hummm....um bolo que é um verdadeiro monumento e atentado para qualquer guloso: lindo, tentador e nem sei mais como o descrever....

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  3. Mas que grande tentação para começar o domingo!! não sou nada apreciadora de chocolate branco mas assim misturado...ia!! bjks

    ResponderEliminar
  4. LINDO BOLO E BEM GULOSO,TAL COMO EU GOSTO.
    PARA MIM PODE SER UMA FATIA XL E UM CAFÉ ...FICA PERFEITO.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  5. Parece estar tão bom *.* O chocolate nunca desilude :)

    ResponderEliminar
  6. amei!! deve ter dado imenso trabalho, mas o resultado final ficou lindíssimo e deve saber ainda melhor:)*

    ResponderEliminar
  7. Aposto que não demora muito a ficar com diabetes, cada vez venho aqui dá-me uma coisinha má.:)

    ResponderEliminar
  8. Gostei imenso do passo-a-passo, muito elucidativo.
    Dá mesmo vontade de ir para a cozinha imitar!

    ResponderEliminar
  9. Pra mim é uma perdição!!! Fico aqui a salivar com essas imagens...

    ResponderEliminar
  10. Chocolate, chocolate...sem dúvida um regresso em grande. Não me canso de chocolate e já imaginava que esta semana ia sair algo com ele, depois do workshop vaqueiro. Deve ter sido o máximo, adorava fazer tb :) Quanto ao bolo, impossível de resisitir, adorei a ideia das coberturas... gulosas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Hummmm ... deve de estar delicioso :)

    Beijinhos
    cláudia

    ResponderEliminar
  12. uma pirâmide de chocolate... acho que nem vou olhar segunda vez para não cair em tentação e ir para a cozinha fazer um :p

    ResponderEliminar
  13. Magnifico! Cada vez que passo por aqui fico sempre assim de boca aberta a salivar-me toda ;)
    Uma optima e recompensadora receita!!
    Bj* Boa semana*

    ResponderEliminar
  14. Isso não é um bolo...mas sim uma montanha de chocolates :))
    Ficou HIPER guloso...
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  15. Doce demais para o meu gosto :s

    Tu e o abuso do chocolate lol

    ResponderEliminar
  16. Tem mesmo um ar tentador e fofinho (e não sou nada adepta do chocolate).


    Boa semana,
    Sofia Apóstolo

    ResponderEliminar
  17. Um verdadeiro atentado sim.... porque isto só de comer com os olhos não tem grande piada!!! Nem tenho palavras para definir esta maravilha de bolo!!!!
    Quero é ver a receita que fizeste no workshop... prato principal com chocolate??? Hummmmmm...

    ResponderEliminar
  18. Ai Diogo, que bolo fantástico! Uma perdição. Mas que fizeste com as sobras do bolo que não usaste? Eu não me importo de ficar com elas. :P Beijinho

    ResponderEliminar
  19. Céus!!! Que delicia Diogo!!!
    O bolo ficou lindo, e como sou uma apaixonada por
    chocolate, acho até que estou a salivar:))
    As fotos estão fantásticas.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  20. Diogo, este bolo deixa qq um KO com tanto chocolate! Mas ficou bem bonito! Obrigada por mais esta torre de gulodice :)

    ResponderEliminar
  21. Rapaz, deixaste-me literalmente A BABAR!

    ResponderEliminar
  22. Chega a ser indecente, uma pessoa chegar aqui e começar-se a babar.... K coisa apetitosa :)
    um beijo

    ResponderEliminar
  23. Uau! Este bolo está mesmo fantástico! Lindo, lindo!
    Tem tudo o que mais gosto e imagino que o sabor deve deixar qualquer um a "babar por mais".

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Bom...Realmente tens razão, um verdadeiro atentado!
    Adorei a combinação dos chocolates ... a textura...
    :)) hummmmmmm

    Beijinho e tem uma semana feliz ;)

    ResponderEliminar
  25. Ai ai que maravilha, tu das cabo de nós! :)

    ResponderEliminar
  26. Beeem, que perdição! Fiquei a babar, só pelas imagens :O

    ResponderEliminar
  27. Céus....isto é impróprio para pessoas gulosas como eu!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Este bolo está simplesmente fantástico! Aposto que são 3 camadas de puro prazer! Foi um grande regresso ao chocolate, sem dúvida :)

    ResponderEliminar
  29. OMG!!! Essas fotografias estão deliciosas :) Fazem crescer água na boca!

    ResponderEliminar
  30. Só tenho uma coisa a dizer, Diogo: DESGRAÇAS AS PESSOAS!!! Não há dieta que aguente com este blog!!! É de perder a sanidade... Beijinho!

    ResponderEliminar
  31. que bolo maravilhoso Diogo, deve ser mesmo muita bom....bjs

    ResponderEliminar
  32. Meu Deus!!! Morri e fui para o paraíso do chocolate lol (brincadeirinha)
    O teu bolo ficou com um aspecto soberbo!

    ResponderEliminar
  33. Gulodice em dose tripla! OMG, que tentação...
    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  34. OMG!!
    Mais um que sei que a mami não vai resistir em fazer, yummy!!
    E quero experimentaar ;))

    *S
    http://iamsokitty.blogspot.com

    ResponderEliminar
  35. Que aspecto fantástico, deve ser delicioso! Nova seguidora :)
    http://itwardrobe.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  36. Que lindo! Acho que alergia (ao chocolate) ataca so de ver ...
    Ate agua cresce na boca ... ui que gula =)

    ResponderEliminar
  37. Que maravilha! Ainda mais para alguém que ama chocolate, como eu! Parabéns pelo Blog Diogo! :)

    ResponderEliminar
  38. Extraordinaria receta... Igual que el blog... Me quedo ya!

    ResponderEliminar
  39. Ai meu deus, que aspecto divinal!!!!

    ResponderEliminar
  40. Que maravilha!!!
    Vou levar o link, pois quero voltar para me deliciar com mais maravilhas das que hoje aqui vi.
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
  41. obrigada Diogo!!! tanta receita que publicaste nestes ultimos tempos!! mas esta foi a que mais me chamou a atenção, adorei mesmo!!
    *****
    HF

    http://www.the-hf-blog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  42. Acho que vou por esta imagem no meu ambiente de trabalho :D

    ResponderEliminar
  43. Deve ficar delicioso para pessoas gulosas coo eu

    ResponderEliminar
  44. OMGGGGGGGGGGGG! Quero! Que perfeição Diogo!

    ResponderEliminar

Outras tentações