sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Tartelettes de Amêndoa


Já cheira a natal, mas não sendo eu o maior fã de doces natalicios ( tirando as bolachas claro! ), resolvi fazer uma receita que vi recentemente no blog ananasehortela .

Eu adoro tartes de Amêndoa. Acho que a sua cobertura crocante e extremamente doce torna-a viciante e muito deliciosa! Especialmente para as pessoas particularmente gulosas...como eu! 
Em vez de fazer uma tarte grande, decidi fazer estas tartelettes por ficarem mesmo à medida de uma grande dentada! 


Ingredientes:

Tartelettes:
1 ovo
100 gr açúcar
100 gr manteiga
3 colheres de sopa de leite
150 gr farinha
1/2 colher de chá de fermento

Cobertura:
100 gramas amêndoa
100 gramas de açúcar
125 gramas de manteiga
3 colheres de sopa de leite

Tartelettes:

Juntar a manteiga ligeiramente amolecida e o açúcar Bater bem
Juntar a gema e bater Juntar o leite e bater
Peneirar a farinha no preparado Envolver bem
Até ficar um creme homogéneo Cortar papel vegetal em pequenos circulos para
cobrir a base das formas
Colocar o recheio nas formas Repetir para todas as formas
Levar ao forno por 15 minutos a 170 graus A massa tarte deve ficar apenas um pouco cozida

Cobertura:


Juntar todos os ingredientes num tacho Levar a lume brando e mexer até criar um creme espesso
Alisar a tarte com uma faca Retirar a parte de sobra
Colocar o recheio Repetir para todas. 
Levar ao forno até a cobertura ficar torrada


Simples e delicioso, tal como eu gosto.
Espero que tenham gostado :)
Obrigado a todas/os!

21 comentários:

  1. Vou fazer, adoro tartelettes de amêndoa! *

    ResponderEliminar
  2. Tem mesmo bom aspecto . vou fazer .
    Bom Natal e obrigada pela partilha destas simples e deliciosas receitas.

    ResponderEliminar
  3. Hmmm que maravilha.
    As tuas reportagens dão-me cá uma fome.
    Estão lindas. :)
    Bom Fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. Também vi a tarte maravilhosa da Ginja que me fez lembrar as tartes de amêndoa que a minha mãe fazia quando era pequena :) São deliciosas e assim em tamanho mais pequeno ficam mesmo apetitosas :) Mais uma inspiração :)beijinho

    ResponderEliminar
  5. Costumo fazer em versão Tarte, adoro! Boas Festas!

    ResponderEliminar
  6. Ricas tartelettes, Diogo! Acho que me vou aventurar nelas... Obrigada pela dica das formas de bolachas, vou ver se consigo desenrascar-me em Benfica (só estou em Lisboa há 2 meses). Beijinhos e Bom Natal!!

    ResponderEliminar
  7. Ficaram perfeitas Diogo! Fico muito feliz que tenhas gostado :) Assim em tartelletes dá-lhe um ar gracioso e elegante. E a faca do gatinho delicia-se num corte guloso!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Estão mesmo espectaculares e passo a passao, como do costume.
    Obrigada!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Diogo, ficaram lindas! Mas que optima ideia! Adoro miniaturas, tem tanto charme ;)
    Bom fim de semana***

    ResponderEliminar
  10. :)) ficaram lindas e de certeza deliciosas !
    Beijinho e bom fim de semana ;)

    ResponderEliminar
  11. Eu cá vou fazer uma GRANDE!!! muito boa sugestão!! bjs

    ResponderEliminar
  12. Estão perfeitas, não me consigo cansar de tartes de amêndoa.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. e quem disse que estas tarteletes de amêndoa não podem ser um excelente doce de natal?! eu acho que é um docinho que de certeza que a família iria provar e aprovar enquanto espera que chegue a meia noite para acabar com a ansiedade e rasgar o papel dos presentinhos :D

    adorei como sempre, porque estão lindas como sempre:D*

    ResponderEliminar
  14. EU ADORO FAZER TARTELETES E AS COM AMÊNDOA FICARAM BEM AO MEU GOSTO.
    LINDAS E APOSTO QUE UMA DELICIA.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  15. As tuas tarteletes estão perfeitas, adorei o recheio, bem a meu gosto!

    ResponderEliminar
  16. Parabéns Diogo, estão magnificas as tuas tarteletes de amendoa, a massa e essa cobertura hummm...bem ao meu gosto

    beijinhos...BOAS FESTAS!!

    ResponderEliminar
  17. Pronto.. sou tua seguidora algum tempo, quando é que me mandas por correio uma dessas delicias pois amendoa é SÒ a minha perdição. beijos

    ResponderEliminar
  18. estão com tãooo bom aspecto!! olha um dia destes tens de nos ensinar a fazer natas do céu :P adoroo essa sobremesa e no outro dia estraguei 12 ovos a tentar faze-la!!
    *
    HF

    http://the-hf-blog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. como boa algarvia que sou, adoro doces de amendoa. tenho mesmo de experimentar

    ResponderEliminar
  20. Epa, que tentação!

    Parabéns pelo espaço que aqui tem.

    Filipe Baptista.
    http://umgostopolvilhadocomsabor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Outras tentações