sábado, 10 de dezembro de 2011

Bolachas "Gingerbread Man"


O natal está à porta. Natal para mim rima com bolachas. E que bolacha mais típica de natal que o Gingerbread Man ?

Esta semana recebi um email de uma seguidora do meu blog a pedir-me uma receita do Gingerbread Man. Eu conhecia a bolacha, mas nunca a tinha comido nem visto a receita. Enquanto pesquisava uma receita para a ajudar comecei a ficar interessado em eu próprio fazer esta tão famosa bolacha.
A bolacha em si tem ingredientes que logo me chamaram a atenção, como o Maple/Gonden Syrup e o gengibre, que funcionaram como uma motivação extra.

Posso dizer que o resultado final foi melhor do que estava à espera, e percebi finalmente o porque desta pequena e engraçada delicia ser tão amada pelo mundo fora.



Ingredientes:
4 colheres de Sopa de Golden/Maple Syrup
300 Gramas de farinha
1 colher de cha de bicarbonato de sodio
1 e 1/2 colher de chá de gengibre
1 e 1/2 colher de chá de canela
100 gramas de manteiga
150 gramas de açúcar castanho "mole"
1 ovo


200 gramas de açúcar em pó
1 clara
pepitas de chocolate


Preparação:

Peneirar a farinha
Juntar o gengibre e a canela
Juntar a manteiga amolecida
Misturar tudo com as mãos

Até formar uma mistura granulada
Juntar o açúcar
Mexer bem
Juntar o "charope" e o ovo e bater
Juntar  à mistura
Misturar bem
Até formar uma bola
Passar a bola por farinha
Amassar
Até formar uma bola que já não pegue às mãos
Embrulhar e levar ao frio por 1 hora
Colocar em cima de papel vegetal
Colocar uma outra folha por cima
Isto é uma boa alternativa a polvilhar a bola com ainda mais farinha,
para o rolo não colar
Passar o rolo
Cortar o boneco :)
Retirar o excesso e colocar no resto da bola

Eu cortei o papel vegetal para ser mais facil
colocar os bonecos no tabuleiro
Levar ao forno por 15 mins até ficarem dourados

Separar a clara do ovo e bater

Juntar o açúcar e bater até formar um creme espesso

Colocar o creme num saco de pasteleiro
ou noutro artigo semelhante
Fazer o desenho do boneco a gosto

Eu gosto das minhas bolachas com um bom copo de leite. O Homem de Gengibre, pelo sorriso, também gosta de leite :) 

Eu adorei esta receita, e ajudou ainda mais a entrar no espírito do natal. 
Espero que tenham gostado, e muito obrigado a todas/os :)

42 comentários:

  1. TENHO VISTO DESSAS BOLACHAS EM BLOGS ESPANHOES E ACHO-AS LINDAS.
    AS TUAS FICARAM LINDAS E IMAGINO QUE UMA DELICIA.
    SERÁ UM O SR GENGIBRE GOSTA DE CAFÉ?
    PORQUE ERA ONDE EU O IRIA MOLHAR.
    UM EXCELENTE DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Tão fofinhas as bolachas Diogo, muito bem mesmo...bjokitas

    ResponderEliminar
  3. Fantásticas bolachas! :) também ando curiosa para fazer essas bolachinhas, mas ainda ontem comprei ingredientes para fazer as bolachinhas de manteiga que faço todos os anos...Mas agora fica registada esta receita! Adorei, adorei, adorei!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Um encanto de bolachinhas! Esse homenzinho então, a tomar banhoca no leite, está de mais! Abraço

    ResponderEliminar
  5. Fantásticas! Nunca tive muita curiosidade de experimentar mas agora... Dá para deixar a minha morada para enviares? hehehe :p

    Um beijinho e um feliz caminhar até ao Natal :)

    ResponderEliminar
  6. Simplesmente fantásticas :) Tenho uma forminha igual à tua do homem de gengibre e de árvore de Natal :) Vou fazer estas bolachinhas para o Natal :) as crianças vão delirar...e os adultos também :) um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Bom dia, poder-me-á dizer onde se pode encontrar o ingrediente:

    Golden/Maple Syrup

    Gostaria de este Domingo fazê-las com a minha filha mas não faço a mínima ideia de onde procurar.

    Muito obrigada e bom Domingo
    Patrícia

    ResponderEliminar
  8. Perfeitas! Adoro homenzinhos de gengibre :) A massa é fabulosa e o aroma, hum... uma tentação natalícia. Parabéns pelo resultado e pelas fotos. (eu ainda não consegui encontrar um cortador desses)
    O mergulho no leite é essencial no processo!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Nunca fz estas bolachas e, por acaso, até tenho a forma do bonequinho. Gostei da receita e gostei da ideia de recortares o papel vegetal para ser mais fácil colocar o gingerbread man no tabuleiro.

    Beijinhos e bom domingo.

    ResponderEliminar
  10. lol.

    perfeitas!


    tb comprei umas formas de cortar bolachas pois há ja muito tepo que quero experimentar, mas tenho receio que fiqueim duras...

    bom domingo

    ResponderEliminar
  11. Muito giros, sem dúvida!
    És mestre!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Muito obrigado a todas/os :)

    De facto são umas bolachas lindas e acima de tudo saborosas! Fizeram um grande sucesso, não estava à espera :)

    Xanuxa: Eu comprei o Maply syrup numa loja em Lisboa que se chama ayur. É de facto muito dificil de encontrar aqui em Portugal.

    Ginga: Eu também andei em muitas lojas à procura do cortador, até que encontrei na loja "Isto Faz-se" :)

    ResponderEliminar
  13. Adorei Diogo,

    Nunca fiz mas sei qual o sabor, o aroma das especiarias com o doce do mel ou golden syrup são perfeitos.


    Bjinhos,
    Sofia Apóstolo

    ResponderEliminar
  14. Será que se pode substituir o Golden/Maple Syrup por outro ingrediente ou mesmo fazer as bolachas sem ele?

    Bom domingo

    ResponderEliminar
  15. Ficaram mesmo apetitosas... Finalmente tb sairam bolachas cá em casa neste fds :)...
    Ando pra testar as de gengibre, adoro o sabor.. Deve ficar excelente, misturado com canela...
    um beijo

    ResponderEliminar
  16. Olá Diogo! No Natal passado fiz bolachas de gengibre e tb gostei; só ñ fiz o 'man' pq ñ tinha cortador :) Mas são saborosas, sim! Os teus gingerbread men parecem satisfeitos :) Um abraço!

    ResponderEliminar
  17. Humm

    Que delícia!!!

    Boa semana!

    Beijão Jê!

    ResponderEliminar
  18. Adoro bolachas de gengibre mas confesso nunca fiz. Compro da marca sueca Anna's, à venda nos supermercados, desde o sabor original até à combinações, e também no IKEA, onde encontro as Anna's originais na versão integral (as minhas preferidas para comer com queijo camembert e chá.
    Mas talvez me decida a seguir esta tua receita tão natalícia, sem o Sr Gengibre :p

    ResponderEliminar
  19. Ficaram lindas, parabéns!
    Continuação de um bom domingo*

    ResponderEliminar
  20. Olá Diogo, descobri o teu blog ontem e já hoje fui para a cozinha fazer essas bolachas deliciosas. Gostei bastante, mas no meu caso como amassei na bimby tive que acrescentar mais farinha. Mas o resultado foi maravilhoso.
    Obrigada pela partilha.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Adorei a receita, o passa a passo.
    sucesso
    bjos

    ResponderEliminar
  22. Estas bolachas estão na minha lista de receitas de natal a fazer!! Espero conseguir fazê-las este ano para ver aquele sorriso dos senhores de gengibre :D os meus de certo que gostarão mais do cházinho, mas acho que desde que estejam bem acompanhados, estão sempre sorridentes :)
    Ficaram lindas as tuas bolachas, amei! :D*

    ResponderEliminar
  23. Que sugestão tão apetitosa e ideal para o Natal!
    Os teus biscoitos estão fantásticos.

    ResponderEliminar
  24. Tão amorosas as tuas bolachas.
    A receita é fantástica, também a quero experimentar.
    Fizeste uma decoração e uma sessão fotográfica excelentes, parabéns!
    Um beijinho e bia semana.

    ResponderEliminar
  25. @Helena Almeida: Hum, o único que vejo que se possa utilizar seria o mel, mas fica sempre diferente o sabor.

    @Susana: Fico feliz que tenha gostado e corrido bem :)

    Obrigado de novo a todas/os :)

    ResponderEliminar
  26. OOOh adorei os sr gengibre tenho que experimentar fazer agora para o natal :D
    Gosto muito da ideia de explicares os passinhos com imagens, dá mesmo muito jeito.
    Se gostares de moda dá uma olhadela no meu blog http://secrets-of-a-girl.pt.am/

    E continua com as receitas maravilhosas :)

    ResponderEliminar
  27. Oh Jases!!!! Não devia ter vindo aqui... agora não resisti a seguir o blog!!

    Sou doidona por bolachas assim :D

    Beijo*
    Iv
    http://www.ivaniadiamond.com/

    ResponderEliminar
  28. Que delicia de bolachinhas, adorei o resultado final! Parabens mais uma vez.. beijo

    ResponderEliminar
  29. Oh Diogo, ando atrás de umas forminhas de Homem de Bolacha e não encontro! Agora vejo as tuas e fico-me a remoer toda! Estão com um aspecto delicioso e muito divertidas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Parecem tãoo saborosas :)

    http://ohiwishblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  31. Olá Diogo, passei para te agradecer a maravilhosa receita e dizer que já a publiquei no meu blog.
    Obrigada e continuação de boas festas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. É mesmos suposto tratar por você? Fiz os srs. gengibres mas tive que improvisar, não encontrei o maple syrup em lado nenhum no hipermercado então usei mel, ficou bom. Há(s)-de experimentar, entretanto vou tentar encontrar para ver se faço a receita original e ver qual prefiro.

    ResponderEliminar
  33. Lily, fico feliz por saber que gostaste das bolachas :) Realmente mel é um bom substituto, embora o maple syrup tenha uma textura muito mais suave e, a meu ver, apropriada para as bolachas.

    Eu comprei o maple syrup numa loja em lisboa chamada Ayur.

    ResponderEliminar
  34. Que bolachinhas maravilhosas.
    Adorei o seu blog.
    Já estou a seguir.
    Beijos docinhos
    Sílvia Paiva

    ResponderEliminar
  35. Adorei esta fotoreportagem! Eu também gosto de leite com bolachas =)
    Onde compraste o açúcar?
    Será brown sugar?
    Só encontro amarelo e mascavado...

    ResponderEliminar
  36. Eu comprei o açúcar no Continente, mas há em todo o lado :) Está a foto do pacote aqui na receita, vê o pacote e compra um igual ;)

    O açúcar parece uma pasta, não é granulado como os "normais" :)

    ResponderEliminar
  37. Eu fiz as bolachas ontem... em forma de estrelinahs (à falta de melhor, usa-se o que se tem). Usei açucar mascavado (que por norma derrete muito bem), e ficaram deliciosas! Com açucar amarelo normal também deve funcionar :) de qualquer maneira, já estão na minha lista de bolachas viciantes... acho que não tarda vou fazer outra vez... em dose dupla :)

    ResponderEliminar
  38. Este ano para o Natal quero tanto mas tanto fazer bolachas do ginger man :)

    ResponderEliminar
  39. Olá, Diogo! Passei para dizer que fiz neste sábado esta tua receita. As bolachas ficaram deliciosas! Não ficaram tão lindas como as tuas, afinal tu és o mestre! Tenho que treinar bastante. Tornei a receita vegana, isto é, não usei ingredientes animais, mas a base é a mesma. O sabor a gengibre e canela é divino! Publiquei lá no blogue, mas aviso: o aspecto e a foto estão longe de perfeitos! Mas eu vou treinar bastante até o Natal...
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Outras tentações