sábado, 19 de novembro de 2011

Bolo de lama com Chocolate Negro e Moka


Eu sou viciado em café. Sim, além do chocolate e bolachas é outro dos meus pecados.
Juntar café e chocolate num bolo então...é o juntar o útil ao agradável!

Este é um bolo que fica muito húmido, por isso há que ter cuidado, mas é essa característica que o torna extremamente cremoso e saboroso...isso e a quantidade enorme de chocolate =D
O contraste com a cobertura crócante do chocolate branco da-lhe um toque diferente e que eu apreciei muito.


Ingredientes:
Bolo:
140 gramas de chocolate negro
220 gramas de manteiga
400 gramas de açúcar
240 ml de leite gordo
2 colheres de sopa de café
2 colheres de sopa de cacau em pó
2 ovos
200 gramas de farinha

Cobertura:
100 gramas de chocolate negro
100 ml de natas
200 gramas de chocolate branco
Pepitas coloridas

Preparação:


Bolo:
Colocar num tacho o chocolate
o açúcar
o leite
a manteiga

o café

E levar ao lume brando 
até ficar um creme homogéneo. Deixar arrefecer
Colocar os dois ovos e mexer bem
Juntar a farinha com o cacau
Peneirar e juntar à mistura
Envolver bem
Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha
Colocar o preparado e levar ao forno por 1 hora e 15 minutos
( vai depender do forno,
 a receita original diz 1 hora e 30 minutoss,
 eu deixei um pouco menos)

Cobertura:
Derreter o chocolate branco
estender uma folha de papel vegetal
espalhar o chocolate e alisar
Polvilhar com as pepitas
Deixar endurecer. De preferência coloque no frio.
Fazer o ganache de chocolate
aquecendo as natas e colocando por cima do
chocolate partido em pedaços

barrar no bolo fazendo a cobertura

Partir o chocolate branco em pedaços
colocar no bolo

Esta semana cheguei aos 1000 seguidores no Facebook e aos 250 aqui no Blogger. É incrível o vosso apoio, e agradeço imenso os vossos comentários e visitas ao meu blog.

Muito obrigado a todos e espero que gostem da minha sugestão esta semana :)

28 comentários:

  1. Tirando o chocolate branco... a combinação de sabores não podia ser melhor!!! mas não gostando de chocolate branco a decoração ficou excelente!!! bjks

    ResponderEliminar
  2. Que bolo lindo! Mais um de chocolate :) Nunca é demais. Adorei os enfeites com o chocolate branco.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Diogo que bolo maravilhoso, têm tudo como eu gosto, adoro também café e chocolate, e o chocolate branco, perfeito....bjokitass

    ResponderEliminar
  4. gostei mt da decoração!ai e deve ser uma maravilha de bolo!

    ResponderEliminar
  5. E como não ser seguidor destas maravilhas... Este bolo é um espéctáculo!!!

    Beijinhos e bom domingo.

    ResponderEliminar
  6. hmm...gostei do detalhe do chocolate branco derretido... vai estar presente no meu próximo bolo...

    ResponderEliminar
  7. A foto do interior deixou-me a salivar :)
    Parabéns, mais um belíssimo bolo saiu dessas mãos :)
    um beijo

    ResponderEliminar
  8. PARECE QUE ENCONTREI ALGUÉM QUE GOSTA TANTO DE CAFÉ COMO EU.
    POIS CAFÉ E CHOCOLATE SÃO DOIS VICIOS QUE TENHO, TALVEZ O CAFÉ SEJA O MAIOR.
    ADOREI ESSE BOLO, TEM TUDO PARA ME AGRADAR.
    E FICOU LINDO...LINDO.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  9. Que bolo divertido :) E chocolate é sempre chocolate!! :D Parabéns por mais uma daqueeeelas receitas!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Está fantástico Diogo.Também eu gosto imenso da dupla café/chocolate:)))
    Grande momento de inpiração essa colagem de chocolate branco, brutal!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Ai Diogo, tanto chocolate, mas claro q gostei da sugestão :) Vou ter q fazer este bolo qd mais viciados por chocolate se juntarem cá em casa ;) Bjinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  12. Eu sou igual :) Café, bolachas e chocolate!!

    ResponderEliminar
  13. Que aspecto delicioso! Apetece roubar uma fatia... Lá terei de experimentar um dia destes :)

    ResponderEliminar
  14. gostei do bolo de lama hehehehe
    muito bom
    boa semana
    paula

    ResponderEliminar
  15. Lindo.

    Até a maneira como cortaste o chocolate branco e decoraste o bolo está diferente mas lindo, mais um bolo maravilhoso.

    Bjinhos e boa semana,
    Sofia Apóstolo

    ResponderEliminar
  16. Um bolo de chocolate e café, ou um bolo de chocolate acompanhado com uma boa caneca de café são dois pequenos pormenores que se tornam num grande prazer e alegram a pessoa mais triste deste mundo:D
    Este bolo em qualquer uma destas combinações ficaria perfeito, assim como o bolo em si o está:D
    Estás a ver, afinal quando cortaste o bolo, as fatias até ficaram bem perfeitinhas e bonitas!! E os pedaços de chocolate branco por cima fazem uma decoração diferente mas lindíssima! Estou-me sempre a repetir assim já não tem graça, mas acho mesmo o bolo ficou excelente com toda a combinação de ingredientes desde a base à cobertura:D
    Um belo acompanhamento para o cházinho que eu tenho aqui ao meu lado neste dia meio triste de segunda:D

    Nós é que agradecemos o que postas aqui. O mérito é teu :)

    beijinho grande*

    ResponderEliminar
  17. Mais um bolo de tirar o fôlego. Ficou perfeito por dentro e por fora :) Um beijo

    ResponderEliminar
  18. Bem... que bolinho tão bonito e de certeza delicioso ... Um pecado mm !!! :D
    Vou levar a recita cmg :P

    Beijocas e boa semana ;)

    ResponderEliminar
  19. Apesar de gostar de chocolate, preferencialmente chocolate negro e amargo, o aroma e o sabor do café entusiasmam-me completamente, adoro café!
    O teu bolo ficou uma perfeição, a mistura está maravilhosa e o pormenor da decoração é fantástico!
    Provas que, com algo tão simples, se consegue um bolo tão elegante!

    ResponderEliminar
  20. Diogo, fico sempre parva com os teus doces... Este bolo tem um aspecto fenomenal. Vou adoptar essa crosta de chocolate branco, adoro! Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Vim conhecer o teu blog...
    Também me perco com chocolate e café.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  22. Como eu adoro este blogue e as suas receitas! E tenho, confesso, inveja de não fazer receitas tão espectaculares como estas!
    E espero continuar a ver muitas outras receitas por cá para ir levando ideias emprestadadas :D

    E, claro, sou fã, desde pequenina, do monstrinho azul ;)

    ResponderEliminar
  23. O resultado final ficou optimo, parabéns pelas imagens! um beijo

    ResponderEliminar
  24. Simplemente maravilloso !!
    No me gusta el café para beber, pero en postres me encanta y si es con chocolate muchisimo mas.
    Besinos

    ResponderEliminar
  25. Será que tens mais algum pecado? Só coisas boas. Ficou tão lindo e original.
    Hoje publiquei as tuas bolachas que são uma delicia. Bjs

    ResponderEliminar
  26. Minha nossa, que maravilhas tão boas. Acabei de te conhecer atravez do blog da Lisboa do Conversas da Loira, e fico muito feliz por conhece-lo.
    Vou partilha-lo no facebook da minha pagina. Adorei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Adorei o blog e as suas receitas... parecem tao apetitosas!! estou em pulgas por experimentar esta receitinha! os meus parabéns!!! :)

    ResponderEliminar
  28. uiui ele esta 5* mesmo como eu gosto pois café é mesmo comigo adorei mt bjs

    ResponderEliminar

Outras tentações