domingo, 27 de novembro de 2011

Bolachas de Alfarroba e Café com recheio de Café


Sim. Parecem bolachas de chocolate, nomeadamente oreos, mas não são! Embora claro, acho que ficavam ainda mais melhores com o belo do cacau :)

Mesmo assim, ficaram deliciosas, e o travo do café deu-lhe um sabor especial e diferente. Não ficaram muito doces, o que as torna ideais para beber com uma boa caneca de leite ou chá.

Apenas têm um problema...sofrem do síndrome do desaparecimento...ou seja, depois de feitas...desaparecem num instante, por isso há que ter cuidado :)



Ingredientes:
Bolachas:
75 gramas manteiga
50 gramas açúcar mascavado
100 gramas de farinha
25 gramas de farinha de alfarroba
2 colheres de chá de café instantâneo
1 colher de chá de agua a ferver



Recheio:
2 colheres de chá de café instantâneo
1 colher de chá de agua a ferver
50 gramas de manteiga
100 gramas de açúcar em pó


Preparação:

Juntar o açúcar e a manteiga ligeiramente derrerida
Bater até ficar um creme homogéneo
Juntar aos poucos o café dissolvido na agua
e continuar a bater
Juntar as farinhas e peneirar
Envolver com o preparado
Eu comecei com o Salazar,
mas depois tem que ser com as mãos para ficar melhor :)
Formar um rolo
Esticar bem o rolo até formar
o tamanho desejado para as bolachas
Embrulhar e levar ao frigorífico por uma hora
Cortar com uma faca e formar as bolachas
Levar ao forno por 15 minutos a 170º
( varia um pouco, as bolachas não ficam rijas
por isso há que ter cuidado)
Retirar do forno e deixar que arrefeçam
Recheio
Juntar o açúcar e a manteiga ligeiramente derretida
Dissolver o café na agua
Ir batendo e juntando o café aos poucos
Bater até ficar um creme solido

Retirar o creme com uma colher
e colocar no centro da bolacha
Colocar a outra bolacha por cima e pressionar ligeiramente



De todas as sobremesas que faço, tenho sempre um carinho especial pelas bolachas, ou não fosse mesmo esse o nome do blog :)

Espero que tenham gostado e muito obrigado por todo o vosso apoio, visitas e comentários :) 

32 comentários:

  1. Com um chá de sumiço também combinam bem...ehehe!! optimas como sempre! bom domingo, bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Diogo,

    Adorei o jeito simples e fácil de fazer essa deliciosa iguaria, estou levando a receita e assim que fizer te conto como ficaram as minhas...

    Feliz Domingo!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderEliminar
  3. ADORO O SABOR DA FARINHA DE ALFARROBA LOGO ESSAS BOLACHAS ME AGRADARAM E DEPOIS COM ESSE RECHEIO FICARAM PERFEITAS....E LINDAS .
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  4. A alfarroba é o melhor substituto do chocolate e, apesar de ter as suas manias, o resultado final é delicioso e faz-nos ficar rendidos à sua doçura. E então se adicionarmos café e um recheiozinho estilo oreos deve ser a cereja no topo do bolo! Acredito que uma delicia destas tenha desaparecido instantaneamente, porque se fosse comigo tinha acontecido o mesmo!! A culpa é decididamente das bolachas, não há volta a dar! :D

    beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Lindas! Adoro a alfarroba em bolachas :) Ficam deliciosas. Parecem mesmo as famosas oreo, mas bem mais originais e caseirinhas, como eu gosto.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Mais umas prá desgraça... Francamente, isto não se faz. Oteu blog tem coisas tão boas que não sei por onde começar! Não consigo escolher entre tantas bolaschas boas... Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. ficaram gorduchinhas mas adorei,como sempre :D

    ResponderEliminar
  8. És mesmo um espert em bolachas, e ficam todas maravilhosas, os meus parabéns!

    ResponderEliminar
  9. Divinas e irresistíveis.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Mais uma receita q me conquistou :) Vou ver se as faço p as festividades! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  11. Estão fantásticas para variar, comia umas quantas...neste momento estou com uma chávena de chá na mão;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Bem apetitosas :))
    Beijinho e boa semana !

    ResponderEliminar
  13. E eu que adoro bolachas :)...
    Ficaram mesmo super apelativas
    um beijo

    ResponderEliminar
  14. Pois sofrem todas dos mesmo, desaparecem num piscar de olhos. Anda para usar um pacote de farinha de alfarroba, e acho que é desta. Gostei muito do teu 'mais melhor', e eu digo, mais melhor bom :) Bjcas boa semana.

    ResponderEliminar
  15. que optimas bolachas!!

    fantasticas

    boa semana

    smsn.artes

    ResponderEliminar
  16. Apaixonei nessas bolachas. Parecem de supermercada. ALiás sempre achei super criativo o nome do seu blog.
    bjos

    ResponderEliminar
  17. Lindas...
    Mas quando os doces sofrem do sindroma do desaparecimentos é que está tudo estragado, tem de se dar uma vacina de reforço (dose dupla) para aparecerem mais.

    Bjinhos e boa semana,
    Sofia Apóstolo

    ResponderEliminar
  18. Ficaram lindas e vou experimentar, nem que seja sem creme :)

    ResponderEliminar
  19. Muitos parabéns pelo blogue, pelo bom gosto e pelas deliciosas sugestões! Dou por mim todos os dia a ver se há novidades! Para quando sugestões de Natal (bolos, bolinhos e docinhos :-)?

    ResponderEliminar
  20. Bolachas? Café? tenho de experimentar!! ;)
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  21. Adorei passar por aqui, voltarei mais vezes! Quanto a estas bolachinhas de alfarroba hummmmm devem ser mesmo uma delicia!!!

    ResponderEliminar
  22. Mais uma tentação :) E mais uma vez com um aspecto totalmente apetecível :) beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Olá Diogo,
    as tuas bolachas deixaram-me sem palavras. Lindas. Super apetitosas. Quero!! :)

    Um beijinho e votos de bom feriado.

    ResponderEliminar
  24. Devem ser tão boas Diogo, manda lá umas poucas para mim....bjokitass

    ResponderEliminar
  25. Que bolachinhas irresistíveis!... Este blog é um encanto. Abraço

    ResponderEliminar
  26. Realmente para mim, foram das melhores bolachas (sem chocolate claro) que fiz e comi :) Acho que a combinação de sabores é um sucesso!

    Obrigado a todas/os pelos vossos comentários tão simpáticos!! :)

    Um beijo e abraços

    ResponderEliminar
  27. Nunca provei alfarroba.. mas depois de ver as tuas bolachas fiquei com vontade, bonitas imagens como sempre. Beijos

    ResponderEliminar
  28. SALIVEIIIIIIIIIIIII....
    ADOREI O NOME DO BLOG E ADORO BOLACHAS....
    E estas tem tão bom aspecto...
    PENA SER DIFICEIS DE FAZER:)

    SUUUUrrisinhos:)

    ResponderEliminar
  29. Que maravilha.
    Adoro receitas com alfarroba e esta parece-me divina.
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
  30. Mais umas para esquecer...
    Babei me..
    Bjinhos gulosos

    ResponderEliminar

Outras tentações