domingo, 30 de outubro de 2011

Tartelettes com Mascarpone e Frutos Silvestres


Os frutos silvestres para mim são o verdadeiro fruto proibido. São pequenos, difíceis de encontrar mas extremamente deliciosos e com uma textura difícil de igualar. 

Ao comer estes pequenos frutos, lembra-me a minha infância de quando ia apanhar amoras nas silvas que existiam quase em todos os cantos da aldeia dos meus Pais. À memoria vem-me as caixas cheias que trazia, juntamente com um ou dois cortes novos nas mãos :)

Depois de uma semana fria, onde apenas apetecia algo com mais substancia, eis que aparece este belo sol no fim de semana, e que nos tras quase de volta às sobremesas de verão...e é com esse pensamento que estas Tartelettes aparecem. 

São pequenas, mas cheias de sabor, desde o crocante da base, à cremosidade do recheio, à frescura dos frutos, cada dentada é uma explosão de sabor verdadeiramente única.




Para a base da tartelette inspirei-me no blog sabores de canela, mas o recheio fiz diferente.

Ingredientes: 

Base:

180 gramas de farinha
20 gramas de cacau
90 gramas de manteiga amolecida
30 gramas de açúcar amarelo



Recheio:

250 gramas de Queijo Mascarpone
70 grmas de Açúcar em Pó

Cobertura:
Amoras e Framboesas

Preparação:
Base
Juntar todos os ingredientes numa taça
e amassar com as mão até se formar uma pequena bola
Embrulhar a bola em papel aderente
e levar ao frigorífico por 30 minutos
Untar as formas com manteiga e polvilhar com farinha
Colocar a massa nas formas, pressionando bem nos cantos


Picar a massa
Levar ao forno a 170º por 15/20 minutos
Recheio
Juntar o queijo com o açúcar e bater bem

Decoração

Colocar o queijo com uma colher e alisar a superfície
Levar ao frio até servir



Uma verdadeira pequena maravilha ;)

Espero que tenham gostado, para mim ficou uma das minhas preferidas.

Muito obrigado pelos vossos comentários simpáticos e tão encorajadores que colocam :)

32 comentários:

  1. Começar o domingo com esta pequena GRANDE maravilha é qualquer coisa :) Parabéns Diogo, ficaram simplesmente perfeitas e as fotos ilustram tão bem este pequeno pecado que até consigo sentir o sabor crocante da massa e o doce das amoras. fiquei rendida!***

    ResponderEliminar
  2. FICARAM LINDAS , E COM ESSES FRUTOS QUE EU ADORO , ESTÃO PERFEITAS.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  3. estas tuas coisas tem todas um aspecto Diogo *.*

    ResponderEliminar
  4. Tartelettes fresquinhas mas que aquecem a alma nestes dias invernosos que chegaram de repente e sem avisar, e que ainda trazem recordações de infância. É tão bom quando comemos algo que nos consegue transportar de alguma forma para os bons momentos que passámos, e que de certa forma, nos trazem conforto e alegria:D Os frutos vermelhos são super deliciosos e viciantes, então em conjunto com esse recheio e com a base de chocolate deve ser uma combinação maravilhosa!:D
    Adorei as fotos, como sempre têm o poder de me fazer querer pôr a mão no ecrã para tentar agarrar uma e provar, antes que desapareçam todas:DD
    beijinhos**

    ResponderEliminar
  5. Que lindas, perfeitinhas... Adoro a textura do mascarpone :)
    Posso levar uma?
    beijoca

    ResponderEliminar
  6. Que pequena maravilha seria agora provar uma tartelette dessas! Ficaram de babar, com a cremosidade do mascarpone e os frutos vermelhos em todo e seu esplendor. Adorei as fotos, como sempre.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Olá Diogo:
    Tarte, queijo e frutos silvestres é uma combinação maravilhosa. Ficaram com óptimo aspecto :)
    beijinhos
    rita

    ResponderEliminar
  8. Olá Diogo!
    Este cantinho é um mimo só hoje eu descobri...um beijinho e resto de um bom domingo.

    ResponderEliminar
  9. Que coisinhas boas! Ahhh o Verão, Verão é quando o pasteleiro quer ;)!
    Beijinho boa semana***

    ResponderEliminar
  10. Ficaram mesmo soberbas.
    É realmente uma boa sobremesa para partilhar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá Diogo. Mais uma receita de fazer crescer água na boca :) Também sou apreciadora de frutos vermelhos, primcipalmente combinados com este recheio fresco e saboroso q é o mascarpone. Bjinhos e bom domingo!

    ResponderEliminar
  12. Ui! Ora saia lá uma aqui para a mesa 2! Hei-de experimentar, com certeza. Estão lindíssimas.

    Também tenho as minhas memórias associadas aos pequeninos frutos vermelhos: um belo arranhão numa perna, que ainda hoje tem marca, à conta de uma ida às amoras na aldeia onde moram uns amigos dos meus pais.

    Beijinhos e parabéns por mais um post perfeito!

    ResponderEliminar
  13. Olá Diogo
    Ficaram perfeitas! Gostei muito dos frutos vermelhos que aqui sim, são dificeis de arranjar :(

    ResponderEliminar
  14. Ola Diogo!!! Que maravilhas estas tartelletes...parabens e um bjinho

    ResponderEliminar
  15. Diogo, estas sobremesas são para mim pecaminosas! Que maravilha, simples, com uma excelente apresentação, e muito apetitosas.
    Um beijo e boa semana

    ResponderEliminar
  16. subescrevo - uma pequena maravilha que já levo comigo
    bom início de semana

    ResponderEliminar
  17. Diogo deve ter ficado mesmo uma maravilha das maravilhas....bjokinhass

    ResponderEliminar
  18. Cada receita tua é um pecado autêntico...Estão muito bonitas, apetece trincar!

    ResponderEliminar
  19. A tua sugestão de hoje é fantástica, adorei!
    O contraste de cor entre a base e o recheio é mesmo uma maravilha e o colorido dos frutos silvestres dá o toque de mestre!

    ResponderEliminar
  20. Bom...uma maravilha. Muito lindos. Parabéns.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Lindas Diogo, acho que comia 2 de seguida, esse queijo aplicado ás sobremesas tira-me do sério!
    As fotos estão magnificas;)
    Beijos.

    ResponderEliminar
  22. Uma verdadeira tentação as tuas mini tartes.. gostei da aplicação do queijo pois eu não sou nada fan de natas e é uma optima alternativa. beijos

    ResponderEliminar
  23. Parabéns pelo blogue Diogo, estou deliciada com algumas das receitas. E adoro o facto de estar tudo super bem documentado com imagens.
    Nunca fiz bolachas mas depois de aqui ter chegado acho que vou tentar fazer umas quantas receitas para oferecer no Natal, tudo porque as tuas imagens fizeram com que parecesse a coisa mais fácil do mundo :)

    ResponderEliminar
  24. Tinha de levar cacau, senão não era teu rsrsr.
    Ficaram lindas, mesmo a pedir: Comam-me. bfs. Bjs

    ResponderEliminar
  25. Eu acho que vou tentar fazer esta receita... vou pôr na minha lista de coisas para 2012 ;)

    ResponderEliminar
  26. Tem um otimo aspeto!só tenho uma dúvida,qual o tamanho mais indicado das formas?
    Parabéns pelo blog!
    Bj!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra. As tarteletes não têm que ter nenhum tamanho especifico. Eu usei umas com 10 cms :)

      Muito obrigado! Beijo

      Eliminar
  27. Embora já conhecesse o teu blogue, ainda não tinha tido a oportunidade de ver as receitas mais antigas. Hoje foi o dia e estou boquiaberta e ainda nem vou a meio! Parabéns, pois acho que ainda não te tinha dado! Parabéns mesmo! Excelente!

    ResponderEliminar

Outras tentações