sábado, 15 de outubro de 2011

Bolo Formigueiro ( Chocolate e Coco )


Eu bem que tento, mas o chocolate teima em não sair das receitas que vou fazendo...não sei porque mas...lá está ele sempre a aparecer! :)

Esta receita inspirei-me num dos meus blogs e autoras preferidas, que é a Leonor de Sousa Bastos e o seu blog o Flagrante Delicia . Ela chama o bolo de "Formigueiro" e eu percebo porque...aquelas pepitas maléficas de chocolate no interior...parecem pequenas formigas a deliciarem-se no meio do coco! 

Este bolo para mim é como um gigante Muffin! Aquelas pepitas crocantes...a textura fofa mas que ao mesmo tempo se desfaz um pouco por causa do coco, fez com que ficasse um dos meus preferidos dos bolos que já fiz :) Realmente é uma agradável surpresa, e os constastes daquele interior conquista qualquer um ;)


Ingredientes:
250 g de açúcar
200 g de manteiga
240 ml de natas
75 g de coco ralado desidratado
4 ovos
250 g de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento
100 g de chocolate granulado


Cobertura:
1 lata de leite condensado (300 gramas)
1/2 lata de leite
um pouco de chocolate cortado fino


Preparação:
Bater a manteiga e o açúcar

Juntar as gemas uma a uma

Ir batendo e juntando as gemas

Juntar as natas

Juntar o coco

Cortar o chocolate em pedaços pequeninos

Bater as claras

Peneirar a farinha

Envolver a farinha

Envolver as claras

Envolver o chocolate numa forma 

Levar ao forno por 30/40 mins a 180º



Para a cobertura:
Juntar os leites e o coco num tacho e levar a lume brando até engrossar um pouco
Juntar o chocolate
Envolver
Colocar no topo do bolo e decorar


Espero que tenham gostado e muito obrigado pelos vossos comentários e apoio :) 

38 comentários:

  1. Que aspecto maravilhoso! Vou experimentar fazê-lo em casa! Obrigado! :)

    ResponderEliminar
  2. Nhami nhami ... lindo de aspecto e, certamente, maravilhoso de sabor ... E obrigada pela paciência em partilhares todos os passos e pormenores (que já me contaste que não é fácil toda a fase de documentação e fotografia :p)
    Beijo ... and don't stop!

    ResponderEliminar
  3. Olá Diogo, o chocolate teima em não sair das nossas vidas...e olhando as tuas fotos percebe-se porquê:)))
    Também eu tenho uma admiração especial pelo Flagrante Delicia, fizeste uma boa escolha este bolo deve ser fantástico, parabéns pelas fotos, estão encantadoras.
    Um beijinho e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Teima e muito bem pois olha só o delicioso resultado Diogo, adorei a sugestão uma vez mais

    beijinhos e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  5. confesso que não sou amante de côco, mas hei-de experimentar na mesma a receita só pelas formiguinhas de chocolate:D
    também sou uma grande fã das receitas da leonor, tem cada uma de fazer água na boca!!:D
    como sempre p resultado final está divinal, aposto que já se comeu todo!:D
    beijinhos**

    ResponderEliminar
  6. Mais um com excelente aspecto e mais um pecado calórico :)

    ResponderEliminar
  7. Já conhecia este bolo (mas sem a cobertura) e é uma delicia! Também o conheço como "Formigueiro" :) mas feito com aquelas formigas de chocolate que se usa nos brigadeiros.
    E digo-te já que em muffins fica divinal! :P
    beijos
    Susana Margarida Godinho

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha o teu bolo Diogo gostei muito...bjs

    ResponderEliminar
  9. Diogo, mais um bolo e mais um pecado vindo ai dessa cozinha. O chocolate é sempre muito vem vindo, logo a sugestão está aceite.
    Bom domingo

    ResponderEliminar
  10. ficou fantastico!! bom fim de semana

    smsn.artes

    ResponderEliminar
  11. ahhh que coisa boa! Até consegui sentir o aroma através das tuas fotos tão genuínas!

    ResponderEliminar
  12. As fotos deste blog são todas de se tirar o chapéu.
    Vi o bolo no SI e vim finalmente seguir o blog!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. AINDA BEM QUE O CHOCOLATE TEIMA EM APARECER, EU ADORO CHOCOLATE.
    E CLARO QUE ADOREI ESSE BOLO , FICOU LINDO, PERFEITO.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  14. A mim o chocolate também não me larga!!! A culpa é do danado do chocolate :)

    Adorei o teu bolo. Lindo mesmo e super guloso!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. :)) Ainda bem que o chocolate é uma constante ! Tudo fica bem melhor ;)
    Gostei do bolo, mas adorei a cobertura !
    Bjocas

    ResponderEliminar
  16. Que tentação maravilhosa! E eu sou louca por chocolate... :p

    ResponderEliminar
  17. O chocolate é sempre bem-vindo Diogo! Tudo fica melhor com chocolate :) Um bolo lindo e tentador. Um dos meus favoritos quando era mais novinha, feito pela minha mãe, era sempre mágico ver as formiguinhas no interior do bolo.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Está lindo. Esse bolo devia chamar-se bolo formigueiro rico, pois essa cobertura dá outro ar ao bolo.

    Também derreto-me toda quando vejo as receitas de Leonor de Sousa Bastos.

    Bjinhos,
    Sofia Apóstolo

    ResponderEliminar
  19. Perfeito, ficou lindo! Obrigada pela visita ao meu blog :)

    ResponderEliminar
  20. Ficou com óptimo aspecto, gostei muito! ;)

    ResponderEliminar
  21. És um chocolateiro! E que bom é o chocolate, fica sempre uma tentação nas sobremesas.
    Parabéns, o teu bolo está formidável.

    ResponderEliminar
  22. Deve ser um verdadeiro pecado que envolve todos os sentidos! E a cobertura dá um toque final perfeito :) Parabéns :)

    ResponderEliminar
  23. Diogo, passei para conhecer sua cozinha e fiquei sem ar quando vi este bolo. Que maravilha! Fiquei com água na boca, e já puxei meu banquinho e vou ficar por aqui sentadinha, bem no cantinho.
    Bjo

    ResponderEliminar
  24. E eu que só descobri o teu blog hoje? COMO é que isto é possível!! Peço desculpa mas agora vou seguir-te até ao fim, parabéns pelas imagens! beijo

    ResponderEliminar
  25. Olá, aqui estou eu!! Belo bolinho, e com o nosso amigo chocolate, enfim um intrometido, sempre a meter o nariz...
    Só não concordo com uma coisa. Não é o chocolate que se delicia no meio no coco, mas sim o coco é que se delicia, com a presença do chocolate. Digo eu :)) Bjtos

    ResponderEliminar
  26. Excelente!! Não conhecia o blog e estou a adorar!!

    ResponderEliminar
  27. Deve ser óptimo! Esta receita da Leonor passou-me ao lado, mas já tinha visto bolos formigueiros em blogues brasileiros, em que o chocolate da massa é aquele granulado de cobrir os brigadeiros. Acho que o nome vem daí ;-)
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  28. Adoro bolo formigueiro e esta cobertura dá um toque irrestivel...hmmmm ja ia uma fatiazinha:)

    ResponderEliminar
  29. Essa questão com o chocolate é um caso sério com o qual também eu tenho que lidar, mais vezes do que seria aconselhável, mas enfim!
    O bolo deve ser uma delícia e as fotos estão fantásticas Diogo!
    Parabéns e bom fim de semana:))

    ResponderEliminar
  30. Olá Diogo. É a 1a vez q comento, pois resolvi seguir um dos teus comentários nos blogs q sigo e vim parar a este cantinho espectacular! Já vi q és tão ou mais fã de chocolate q eu, o q é sempre uma surpresa agradável! Adorei tds as receitas e vou tentar experimentar algumas delas - as fotos deixam qq pessoa c água na boca :) Um abraço e continuação de boas confecções (partilhando sempre connosco, claro!)

    ResponderEliminar
  31. tem simplesmente óptimo aspecto xD

    http://nini-flicka.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  32. Adoro este bolo, minha secretaria esta sempre a fazer. Seu blog é lindo, muito bom de se ver. Parabéns. Bjos Mariazinha http://www.segredodaslinhas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  33. Não conhecia este cantinho (como é possível? a culpa, certamente, não é das bolachas!;), mas já me tornei seguidora, é impossível resistir a tanta coisa boa, e repleta de chocolate, bem ao meu gosto!
    Tenho de experimentar este bolo, chocolate e côco são dois dos meus ingredientes favoritos!

    ResponderEliminar
  34. OMG tenho de parar de ver estas receitas, já estou a babar...

    ResponderEliminar
  35. Este bolo é divino! acabei de provar uma fatia e vai ficar na minha lista dos bolos de eleição!

    ResponderEliminar
  36. Mas como é possível só ter descoberto ontem este cantinho maravilhoso?!
    E este bolo é uma pequena delícia, já está na minha lista de bolos favoritos

    Catarina
    http://noreinodapaparoca.blogspost.com

    ResponderEliminar

Outras tentações