sábado, 8 de outubro de 2011

Bolo de Chocolate com Requeijão


Se há combinações que parece que foram feitas no céu é queijo com chocolate. Alias, qualquer combinação com chocolate resulta sempre, mas isso já é outra perspectiva de ver a questão :)

Já tinha visto este bolo no excelente/maravilhoso/inspirador blog pratos-e-travessas e resolvi fazer, mas foi um daqueles casos que embora os ingredientes sejam os mesmos, o resultado final saiu completamente diferente! Ou seja, em vez de um "brownie" ficou um pequeno bolinho, bem fofinho, um pouco húmido e com um sabor cremoso maravilhoso. O requeijão faz milagres e dá um sabor bem diferente ao bolo.

Este é um daqueles bolinhos que vai bem com uma caneca de leite ou de chá bem quentinha...só falta vir o frio ;)


Ingredientes:
2 ovos
200 gr. de farinha
200 gr. de açúcar
3 colheres de sopa de cacau em pó
150 gr. de manteiga sem sal

Creme de requeijão:
100 gr. de requeijão
2 colheres de sopa de açúcar
1 ovo batido


Preparação:

Derreter a manteiga e juntar o açúcar e o cacau

Bater bem

Juntar os ovos, um a um

Bater

Para o creme de requeijão, bater o ovo

Juntar o queijo e o açúcar e bater bem

Peneirar e envolver a farinha no preparado de chocolate

Untar uma forma e colocar o preparado de chocolate

Juntar com uma colher o creme de requeijão com uma colher e envolver um pouco

Levar ao forno por 40/50 minutos a 180º
(O meu ficou um pouco mais de uma hora até ficar seco,
mas isso vai depender do forno)


Espero que tenham gostado, e muito obrigado pelos vossos comentários simpáticos, bonitos e sempre inspiradores :)

27 comentários:

  1. E eu que queria fazer um bolo hoje e não sabia qual... Pois tá escolhido, adoro requeijão nos bolos... Ficou fabuloso :)
    beijo

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Diogo, até parece que estou no céu :))) ai que lindo bolo, tens razão o requeijão empresta aos bolos uma húmidade e textura formidáveis, nem vale a pena falar do amigo chocolate, pois esse dispensa apresentações não é?
    Lindas fotos, apetece levar-te o bolinho todo;)
    Beijocas e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Conheci este blogue recentemente e adoro, completamente!!!

    Só tenho olho para sobremesas e doces (sem chocolate), mas aqui em casa os meus homens são malucos por chocolate, assim, quando tiver dúvidas do que posso fazer, venho aqui espreitar estas guloseimas chocolatérrimas.

    Este bolo vai ser o primeiro a ser feito.

    Bjinhos,

    ResponderEliminar
  4. Diogo, mais um bolinho maravilha! Ficou perfeito. Aliás, tudo com chocolate para mim é perfeito :) E o requeijão dá-lhe uma cremosidade e suavidade. Lindas fotos.
    Um beijinho e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  5. Diogo, este bolo deve ser um verdadeiro pecado. Chocolate e requeijão ligam na perfeição.
    Um beijo e obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  6. Lá que tem bom aspecto, isso tem, agora só falta provar para saber se é divino ;)
    Bj

    ResponderEliminar
  7. ¡Ummm, excelente combinación chocolate y requesón y un aspecto delicioso!!!

    ResponderEliminar
  8. Fiquei completamente encantada com este bolo. Adorei.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha Diogo...gostei muito e como sempre uma foto reportagem espectacular...bjokinhas

    ResponderEliminar
  10. ESSE BOLO FICOU MARAVILHOSO,O INTERIOR ESTA *****.
    JÁ COMIA UMA FATIA ...
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  11. Diogo que lindo esse bolo. Adorei a combinação. E olha será que não consegues inventar abóbora com chocolate??? Inventa e participa no meu passatempo. Terei todo o gosto. bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  12. Sabes que para quem, como eu, adora fazer doces, o teu blog é uma imensa inspiração! :p E as minhas bolachas não ficaram nada mais bonitas que as tuas, que disparate! :D

    Mas acredita, venho buscar muita inspiração aqui. E olha que este bolinho... Nham! Parece uma delicia. Mas eu sou louca por bolos que envolvam requeijão... nham! *

    ResponderEliminar
  13. Uma dupla de sucesso esta Diogo. Ficou um bolo com aspecto de-li-ci-o-so....adorei e levo a receita

    beijinhos e tem uma fantástica semana!!

    ResponderEliminar
  14. Que aspecto delicioso :)
    E concordo: queijo e chocolate é uma combinação perfeita.
    obrigada e beijinhos
    rita

    ResponderEliminar
  15. Acabei de descobrir este blog e estou fascinada :) Uma verdadeira inspiração e bom gosto :)Os meus sinceros Parabéns!

    ResponderEliminar
  16. Olá Diogo
    Este bolo é uma verdadeira tentação, os dois ingredientes combinam na perfeição! O bolo ficou lindo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Ola!!!! Que coisa divina!!! Isto nao se faz!!!! Come-se so com os olhos!!! Uma delicia:)

    ResponderEliminar
  18. eu adorei e fiquei com vontade de ir já comprar os ingredientes todos para fazer um bolinho assim!! ficou mesmo bonito com aquela mistura de cores no topo:D
    estás de parabéns como sempre!:D
    beijinhos***

    ResponderEliminar
  19. Um dos meus bolos preferidos, da próxima vez faço esta receita* p.s. Adoro o blog

    http://the-wonderland-world.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  20. Já faz algum tempo que não apareço... isto está diferente... está melhor... =)
    fantásticas receitas...
    tentei enviar-te um email mas veio devolvido... tens a certeza que o endereço está correcto?

    ResponderEliminar
  21. Acabei de abrir uma réplica deste bolo! Desde que conheci este blogue tenho tido imenso apetite de fazer doces, coisa que não fazia há imenso tempo com regularidade. E já vou na segunda receita. Depois do bolo de bolacha com chocolate que ficou óptimo, fresquinho, hoje pus mãos na batedeira e fiz este.

    O meu ficou mais escurinho porque o chocolate foi a olho, o resto do pacote que tinha aberto - provavelmente mais que as colheres indicadas. Aproximou-se mais na cor ao original mas a consistência ficou como o teu. Não consigo perceber como é que se consegue um com a textura do original que referes.

    Mas isso não interessa nada também porque estou aqui com o coração cheio de chocolate!

    Parabéns pelo blogue. As minhas gorduras corporais agradecem também o alimento hehehe As fotos dão-me vontade de experimentar tudo! Continua, diz o diabinho... Pára lá por favor, diz o meu anjinho!

    ResponderEliminar
  22. Que bolo tentador!! O aspecto está excelente :-)

    Bjokas doces**

    ResponderEliminar
  23. Oi Diogo,
    Realmente tem combinações que parecem que foram feitas no céu.Esse bolo é delicioso,mesmo.
    Adorei conhecer seu blog.
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
  24. Bem... vou experimentar!
    Ainda só vi o blog até aqui e estou a gostar :)
    bjs

    ResponderEliminar

Outras tentações