domingo, 3 de julho de 2011

Bolo de Chocolate com recheio de Chocolate e Coco

Costuma-se dizer que uma imagem vale mais que mil palavras. Ora, eu não sou muito bom com as palavras, talvez por isso tiro tantas fotos. Antes de colocar a receita, queria apenas dizer uma coisa. Tenho recebido nos ultimos tempos muitos elogios, tanto aqui no blog, como de pessoas mais chegadas, pessoas essas cuja opinião é muito importante para mim. Não tenho nem nunca tive nenhum objectivo neste blog, a não ser que as pessoas gostem do que coloco, nada mais, nada menos. Depois disto, queria apenas fazer um agradecimento "publico" a essas pessoas, que ao lerem esta mensagem, irão saber que é destinado a elas. Muito obrigado. 

Passando para o que vos interessa, pelo menos para a maioria, aqui vai a receita desta semana. 

Chocolate. Mais uma vez o chocolate.

 Acho que um dia irei mudar o nome do blog para Aculpaedasbolachas..dechocolate.com :) 
Nunca tinha feito um bolo com recheio, por isso para primeira vez, acho que não ficou muito mal. A receita original é com toda com chocolate, mas eu decidi por coco. Espero que gostem. :)



Massa:
2 chávenas farinha (usei 240 gramas)
2 chávenas açúcar (usei 320 gramas)
1 chávena. óleo ( usei 200 ml)
1 chávena água a ferver ( usei 200 ml)
3 colheres sopa cacau em pó
1 colher sobremesa fermento em pó
6 ovos

Usei uma forma de 23 cms ( ou seja, ainda sobrou massa, o ideal é uma de 30)


 Preparação:

Juntar os ingredientes secos e misturar.

Juntar as gemas e o óleo e mexer.

Juntar a água quente e mexer.

Juntar por fim as claras em castelo.

Verter em forma grande sem necessitar untar.

Ir ao forno durante 1 hora. Quando já tiver 40 min de forno, colocar prata por cima e manter no forno. Só desenformar em frio.


Recheio:
2 latas leite condensado
1 medida de lata de leite normal
3 colheres sopa de chocolate em pó.
3 colheres sopa de coco ralado.

Juntar tudo numa panela e levar ao lume brando. Mexer sempre. Retirar quando tiver engrossado o suficiente.

Partir o bolo ao meio, rechear. Cobrir o bolo com o restante.















15 comentários:

  1. todos os elogios são merecidos, tens talento para a cozinha e os resultados estão à vista (apenas à vista, e com muita pena minha:P)
    realmente não são precisas muitas palavras quando se vê uma maravilha destas, está perfeitíssimo!! :D***

    ResponderEliminar
  2. que marailha de receita heim. perfeita, e chocolate é bao mesmo
    bjos

    ResponderEliminar
  3. FICOU FANTÁSTICO E SENDO DE CHOCOLATE AGRADA-ME.
    OS ELOGIOS ESSES SAO BEM MERECIDOS, CONTINUA ...
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Que bolo delicioso! Comia agora uma fatia...Mereces bem os elogios, trazes sempre receitas maravilhosas e bem explicadas, portanto não poderia ser diferente!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. É a primeira vez que visito blog e fui logo recebida por um bolo fantástico destacado por uma reportagem fotográfica de qualidade superior.
    Aparecerei mais vezes.
    Um beijinho açoriano
    Patrícia

    ResponderEliminar
  6. As tuas imagens falam mesmo por si, o bolo está fantástico!

    ResponderEliminar
  7. Diogo este bolo está fenomenal :) As fotos estão do melhor!!! :D
    Se tens recebido elogios são merecidos. Bjs

    ResponderEliminar
  8. Amigo, tens um blog de cozinha e cozinhas bem, mantens um blog atractivo e bem conseguido, por isso todos os elogios são merecidos.

    Continuas na onda do chocolate e muito bem! Mais um bolo de óptimo aspecto e, tenho a certeza, de sabor extraordinário.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Estas coisas são tentadorassssssss por demais!!! Excelente combinação!! bolo perfeito parabens

    ResponderEliminar
  10. As tuas fotos estão cada vez melhores... e esse bolo? bolas fiquei com uma vontade de comer algo docinho :)...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Deve ser tão bom este bolo Diogo muito mesmo convido-te a partilhares as tuas receitas no meu forum...

    www.receitasdaamizade.forumeiros.com

    ResponderEliminar
  12. Podes não ter pretenções com o blog, mas consegues por-nos de boca aberta e a babar... Gostei, claro, chocolate sempre...
    O gato preto está em todas (ou quase). Lol Bjs

    ResponderEliminar
  13. Este bolo parece maravilhoso, mas tenho um problema: detesto côco. Haveria problema em simplesmente não adicionar o côco ralado, ou teria de o substituir por alguma coisa (tipo mais 3 colheres de chocolate!) para não alterar muito a grossura do recheio?

    Bjs **

    ResponderEliminar
  14. Para o Dia da Criança a minha filha mais nova pediu-me um bolo para levar para a festa da escola. Resolvi experimentar esta receita, sem o côco, a pedido dela. Ficou óptimo, de tal forma que a menina só conseguiu comer uma fatia... quando voltou para a segunda, já a professora tinha vendido tudo! Foi o primeiro bolo a desaparecer na festa! Agora tenho o pedido de mais um, porque a ela e às coleguinhas, soube-lhes a pouco e a irmã mais velha ficou a babar só de ver o bolo a sair do forno e de rapar as tigelas.
    Obrigado por partilhares estas delícias!

    ResponderEliminar

Outras tentações